10 Cidades para conhecer no Rio de Janeiro

10 Cidades para conhecer no Rio de Janeiro

Cidades para conhecer no Rio de Janeiro, e aproveitar outros destinos além da cidade maravilhosa. Essas sugestões são para você vai vir conhecer a cidade do Rio de Janeiro, mas quer explorar mais desse Estado que leva o mesmo nome da capital e tem muita diversidade.

Separei 10 das cidades que conheço aqui no Rio que vocês vão gostar de conhecer também, e claro inserir no seu roteiro turísticos para fazer vários passeios!

Sugestões de cidades para conhecer no Rio de Janeiro

O Estado do Rio de Janeiro conta com 92 municípios, você vai encontrar uma diversidade de paisagens e também de temperaturas de acordo com a região.

A Região dos Lagos é chamada assim não por acaso, mas é um concentrado de regiões de praia. A Região Serrana tem uma temperatura mais baixa e também clima mais ameno, além é claro de estar localizada em regiões de serra. Onde fica Parati e Angra dos Reis é chama de Região da Costa Verde.

Eu sou nascida e criada na cidade do Rio de Janeiro, então visitar municípios próximo é uma opção de barata e rápida de viajar. Já fui diversas vezes para esses destinos, sem contar também que tem uma cidade nessa lista que eu já morei por muitos anos.

Vou contar aqui mais dessas 10 cidades para conhecer no Rio de Janeiro e porque visitá-las na sua estadia.

Angra dos Reis

Angra dos Reis é uma cidade muito badalada, um lugar que tem 365 ilhas para você curtir!! É uma ilha para cada dia do ano, imagina só!

Angra também é um reduto de muito ricaços e famosos, tem vários imóveis e ilhas pertencentes a celebridades na cidade. Uma imperdível atração em Angra é visitar Ilha Grande e se encantar com as paisagens incríveis.

Com tantas opções de ilhas e praias para você conhecer, fica difícil enjoar desse destino. Por essas e outras Angra dos Reis ganhou o seu espaço aqui nessa listagem!

Arraial do Cabo

Cidades para conhecer no Rio de Janeiro: Arraial do Cabo

Arraial do Cabo é conhecido como o Caribe brasileiro, e não deixa a desejar no qe diz respeito a suas lindas praias, de águas calmas e transparentes.

As opções em Arraial são conhecer as belas praias da região, seja a pé ou de barco você tem acesso à essas maravilhas da natureza. E ao falar em passeio de barco, aqui no blog tem um post onde eu falo algumas dicas para você escolher o seu passeio também!

Búzios

Búzios é um destino super badalado na Região dos Lagos, sua Orla Bardot tem uma diversidade de idiomas e sotaques. Pessoas de vários lugares do Brasil e do mundo que querem conhecer o cantinho amado por Brigitte Bardot.

Pra quem não sabe Brigitte Bardot é uma atriz francesa, que ao se encantar por Búzios levou essa cidade a uma fama internacional. Inclusive na cidade você pode ver uma estátua em homenagem à ela, na Orla batizada como Bardot também em sua homenagem.

Em Búzios você pode curtir muitas praias lindas, e passeios de barco também. Sem contar a badalação que a rua das pedras oferece, bares, restaurantes, boates, lojas de griffe e muita variedade que adoramos conhecer.

Maricá

A cidade ainda é pouco divulgada quando o assunto é turismo, mas se você vai explorar cidades no Estado anota essa na sua lista.

Maricá tem uma grande diversidade de paisagens e atividades para fazer, desde muita história com os “Caminhos de Darwin” (são os caminhos que Darwin fez aqui na cidade quando visitou o Brasil), desde as lindas praias e cachoeiras e as trilhas que você pode fazer como a da Pedra do Elefante.

Morei por muitos anos nessa cidade, e por mais que ela não figure nas listagens de turismo, fica aqui a sugestão de quem conheceu a cidade pôde ver de pertinho todas essas maravilhas.

Nova Friburgo

Cidades para conhecer no Rio de Janeiro: Nova Friburgo

Localizada na Região Serrana do Rio, Nova Friburgo tem ótimas opções de passeios, isso inclui tanto compras como também atividades na cidade.

Quando falo em compras, é porque a cidade é um polo de lingerie do Estado, muita gente aproveita a visita a cidade para comprar roupas íntimas em ótimo preço e qualidade.

Além dessa atividade, você pode conhecer uma fazenda incrível de morangos, provar direto do pé e conhecer mais dessa que é uma das principais atividades da cidade. O Coutry Club é um atrativo à parte, um clube histórico dessa cidade com linas paisagens e é um convite a relaxar e apreciar a natureza. 

Paraty

Cidades para conhecer no Rio de Janeiro: Paraty

Eu sou fã dessa cidade aqui, já estive lá quatro vezes e ela está sempre na minha lista de desejos para voltar. Isso porque Paraty tem um encanto à parte, suas ruas históricas e casinhas coloniais te fazem voltar no tempo.

Além dos passeios históricos pelo centro da cidade, você também pode incluir um maravilhoso passeio de barco pelas belas praias. Para quem gosta de aventuras, um passeio de Jeep cai muito bem, com muitas cachoeiras para você conhecer e muitos alambiques para você provar as melhores cachaças do Brasil.

Aqui no Blog tem um roteiro completo, com atividades para 1,2 e 3 dias de passeios nessa cidade. Nesse post você vai encontrar todas as informações que precisar para montar sua viagem: hospedagem, transporte, passeios e uma planilha de gastos para você se basear.

Leia mais: O que fazer em Paraty RJ em 1,2 e 3 dias [+ GASTOS]

Penedo

A única colônia finlandesa do Brasil fica bem aqui no Estado do Rio de Janeiro, a cidadezinha de Penedo atrai visitantes para conhecer mais da cultura finlandesa.

Em Penedo recomendo muito os passeios no centrinho da cidade, onde você pode conhecer os comércios e da cultura local. Entre a bordo da Casa do Papai Noel e experimente um delicioso chocolate!

Sem contar os passeios que você pode fazer na própria natureza, fazendo trilhas e conhecendo cachoeiras! Uma das cidades para conhecer no Rio de Janeiro e aproveitar os climas e culturas diferentes que o Estado tem.

Petrópolis

A cidade de Pedro é um charme à parte, não é a toa que o imperador Pedro II escolheu passar boa parte do seu tempo nela. O clima é agradável, e por ser uma cidade real oque não faltam são histórias e passeios para fazer!

Você saindo da cidade do Rio de Janeiro é muito fácil chegar à Petrópolis, tem várias linhas de ônibus que fazem o trajeto. Sem contar que a passagem é bem acessível também, se não for possível uma estadia na cidade faça um bate e volta e não vai se arrepender.

Leia mais: Como ir para Petrópolis de ônibus saindo do Rio

Se você puder ficar pelo menos um fim de semana na cidade imperial, vai aproveitar muito os pontos turísticos que ela possui. Não é a toa que ela figura aqui na nossa lista de 9 cidades para conhecer no Rio de Janeiro, a variedade de opções é grande!

Você pode conhecer o Museu Imperial, a Igreja onde está o corpo da família real, o Palácio Rio Negro, a casa/museu de Santos Dumont(o pai da aviação!), o Palácio Quintandinha e sem contar a Cervejaria Bohemia (que tem uma visita guiada com degustações).

As opções são muitas, mas para facilitar na hora de organizar sua viagem , vou deixar aqui o link do meu roteiro para 2 dias na cidade de Petrópolis. A planilha de gastos dessa viagem está disponível, e foi um destino muito barato! 

Saquarema

Saquarema também é conhecida como a capital do surf, como o nome já revelea a cidade tem muitas praias e atrai surfistas de vários lugares do Brasil.

Nem só de ondas vive a cidade da região dos lagos, mas também suas belezas naturais, suas histórias e a população local. Você pode conhecer mais da história ao visitar a Igreja Nossa Senhora de Nazareth que é tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural.

Teresópolis

Teresópolis no Rio de Janeiro

Carinhosamente chamada de Terê, a cidade abriga o centro de treinos da seleção Brasileira: A Granja Comary(Essa aí da foto)!

Além desse espaço simbólico, você pode visitar o orquidário arabotânica, conhecer a feirinha do alto que tem uma diversidade de itens incríveis (e preço bom também).

Em Teresopólis eu fiz um rápido bate e volta, que incluiu até um passeio de trem com a carreta furacão. É sempre uma oportunidade de conhecer novos destinos, e mesmo que menos explorados tem muito a oferecer.

Como escolher cidades para conhecer no Rio de Janeiro

Com essa varidade de destinos, você pode estar se perguntando como escolher cidades para conhecer no Rio de Janeiro? A resposta vai de acordo com o tempo que você tem disponível no Estado e também dos destinos que você mais quer conhecer.

Para escolher, veja a proximidade entre os destinos, isso vai facilitar em escolher lugares que fiquem mais próximos de outras cidades que você também queira conhecer.

Você pode escolher as cidades de uma região específica para conhecer, como por exemplo: Região dos Lagos, Região da Costa Verde ou Região Serrana…

Nem todas essas cidades eu tenho um roteiro para disponibilizar, mas estão nos meus destaques lá no meu Instagram. Assim você vai conseguir conhecer melhor alguns dos destinos que te sugeri aqui 🙂

Cidades para conhecer no Rio de Janeiro - Salve no Pinterest!
Cidades para conhecer no Rio de Janeiro - Salve no Pinterest!

Tags:

Quer mais dicas para planejar sua viagem?

Venha fazer parte da minha lista de e-mail com dicas exclusivas!

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Isa
Isa

Eu sou a Isa! Escrevo esse blog com muito carinho, compartilho informações e experiências que mostram que viajar com pouco é possível!

    0 Comentários

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *