O projeto iniciado em 2015 promete ganhar os trilhos até o final de 2023. O Trem Rio-Minas será o primeiro trem turístico interestadual do sudeste e ligará a cidade de Três Rios (RJ) com Chiador (MG)

A criação do Trem Rio-Minas partiu da ONG Amigos do Trem, que contou com contribuição de doadores, mobilizados pela Organização. Atualmente, a Amigos do Trem está reformando os vagões doados para o projeto e ainda busca o apoio do governo para impulsionar o Trem Rio-Minas. 

Cintya Nascimento, presidente da Amigos do Trem, reforça a necessidade de apoio financeiro da iniciativa pública, uma vez que o projeto pretende beneficiar o turismo em cidades ao longo de seu trajeto valorizando a cultura local e o desenvolvimento sustentável.

Inicialmente, a proposta abrangeria 168 km de ferrovia, partindo do RJ e chegando até a Zona da Mata (MG). Contudo, devido aos recursos escassos, o projeto foi reduzido para o trajeto de 37 km, sendo apenas de Três Rios (RJ) à Chiador (MG).

Mesmo com a redução de verba e utilizando somente mão de obra voluntária até o momento, o Trem Rio-Minas iniciará suas viagens em dezembro, levando turistas para desfrutar das paisagens do sudeste. O trem turístico possui a autorização da ANTT e suas operações ficam sob os encargos da concessionária Ferrovia Centro-Atlântica 

Publicado em: 12/09– Redação DPV

Categorizado em: