O que fazer em Piracicaba: Conheça principais atrações

O que fazer em Piracicaba: Conheça principais atrações

Se você está está procurando O que fazer em Piracicaba, vai encontrar nesse post muitas dicas para sua viagem a importante cidade interiorana do Estado de São Paulo!

Atualmente estou morando aqui em Piracicaba (ou Pira, para os íntimos rs) e reservei aqui algumas dicas para você montar o seu roteiro e chegar na cidade para aproveitar bastante!

Onde fica Piracicaba SP

Piracicaba fica no Estado de São Paulo, a 170km da capital, mais ou menos 2h30 de distância. Tem uma grande cidade que fica pertinho de Pira, em 1h você chega em Campinas, que é onde fica o aeroporto mais perto para chegar na cidade.

Como chegar em Piracicaba de ônibus

Rodoviária de Piracicaba

A maneira mais comum de chegar aqui pela região é de ônibus, isso porque geralmente as pessoas visitam outras cidades e fazem uma trip por Piracicaba também. Se você vier de outro Estado direto pra cá, tem 3 opções: Saindo do RJ (capital) e saindo (capital e Campinas).

Deixei em detalhes como você faz para realizar o trajeto, e também informações importantes da rodoviária de Piracicaba. Assim você consegue se planejar com essas dicas, é só acessar o post disponível aqui no blog.

Onde comer em Piracicaba

Onde comer em Piracicaba

Se tem algo que a cidade tem muito a oferecer são opções gastronômicas, não vão faltar opções de onde comer em Piracicaba! Eu por exemplo tenho uma lista de restaurantes que vou conhecendo aos poucos por aqui que são incríveis.

Dos lugares que já visitei eu separei um post só falando dessas experiências, assim você pode se planejar e curtir mais da gastronomia local.

O que fazer em Piracicaba: Atrativos turísticos

Vamos aos atrativos e os pontos de visita para você que está buscando o que fazer em Piracicaba. Lembrando que essas indicações são lugares que já fui e curti, mas vou sempre atualizando o post conforme novidades.

Passarela estaiada

O que fazer em Piracicaba

Esse é um dos pontos importantes da cidade, compõe até cartão postal. A passarela liga ao Engenho Central que é uma grande atração da cidade, com eventos e tudo mais. Você provavelmente vai passar por ali, então já prepara a foto.

📍 Av. Beira Rio, s/nº

Catedral Santo Antônio de Piracicaba

Igreja Matriz: O que fazer em Piracicaba

Essa igreja fica no coração da cidade, bem em frente a uma arborizada pracinha. É um ícone arquitetônico e um importante símbolo religioso local.

📍 R. Praça da Catedral Dom Ernesto de Paula, s/n

Parque do Mirante

O que fazer em Piracicaba

Essa é uma parada que precisa estar na sua lista de o que fazer em Piracicaba, isso porque esse parque possui uma vista privilegiada para o Rio e para a cidade. 

Tem um trilha e caminhos com diferentes ângulos, sem contar que você pode ver de pertinho o fenômeno da Piracema (são os peixes nadando contra a corrente do Rio, para chegar até a Foz e deixar seus ovos para reprodução). Está sempre aberto, e é gratuito!

📍Av. Marice Allain, s/n – Villa Rezende

Aquário municipal

O que fazer em Piracicaba

O Aquário municipal também é uma opção gratuita na cidade, e como fica dentro do Parque do Mirante, vale a pena entrar para conhecer também. 

No aquário você pode ver várias espécies de peixes de vários lugares do mundo. Quando fui estava fechado, mas no site o horário de funcionamento é de terça a domingo, das 09h às 17h.

 📍Av. Dr. Maurice Allain, s/nº – anexo ao Parque do Mirante

Foz do Rio Piracicaba

Rio Piracicaba

Do parque do mirante você pode ver a foz do Rio Piracicaba, a dica de ouro eu já falei lá em cima, né? Ver a Piracema é um espetáculo a parte! E na Foz você pode ver a força das quedas d’água, ainda mais em tempos de cheia. 

Engenho central

O que fazer em Piracicaba

O Engenho Central fica as margens do Rio Piracicaba, as construções do local datam da época de XIX e XX que antigamente foram os espaços de produção e estocagem das produções.

Ali tinham caldeiras, armazéns e moendas para a produção e estocagem de açucar e álcool produzido na região. Atualmente um espaço em processo de tombamento pelo IPHAN, o Engenho abriga eventos de grande porte da cidade também.

📍Av. Dr. Maurice Allain, 454 – Vila Rezende

Elevador turístico

O que fazer em Piracicaba

Um elevador turístico é a pedida certa para você ver a cidade de outro ângulo. A vista de cima é bem bonita, você pode apreciar a cidade e o Rio Piracicaba que passa logo abaixo do elevador.

📍Av. Armando de Salles Oliveira – Centro

Museu da água

O que fazer em Piracicaba

O Museu mostra a importância do Rio para a cidade, e também você pode ver de perto a primeira estação de captação e bombeamento de Água de Piracicaba. 

A estação foi inaugurada por Dom Pedro II, e com isso tem um valor histórico bem grande, além de ser um espaço muito bonito. O funcionamento é de sábados, domingos e feriados das 9h as 17h.

📍Avenida Beira Rio, 448

Passarela pênsil

Passarela Pênsil

A passarela que fica sob o Rio Piracicaba, tem um charme a parte, ela foi feita inspirtada no Brooklin Bridge (NY) e Golden Gate (São Francisco, CA).

São 103 metros de extensão e 78metros de vão suspenso. Essa arquitetura que chama a atenção, também fica linda em registros.

📍Av. Beira Rio, s/nº

Rua do Porto

Rua do Porto

A rua do Porto além de ficar as margens do Rio Piracicaba é um importante Polo Gastronômico da cidade, ali você tem uma grande variedade de opções de restaurantes para aproveitar a vista e os pratos.

Ao decorrer do corredor, você vai encontrar aos fins de semana espaços de feirinha com artesanatos e outras variedades também.

📍Percorra a Av. Beira Rio e Av. Alidor Pecorari

Passeio pelo Rio Piracicaba

Passeio de Barco pelo Rio Piracicaba

O passeio é curto, são aproximadamente 20min de barco, mas a experiência é totalmente diferente de ver o Rio de dentro dele. No local mesmo você consegue comprar o seu ingresso, e conforme têm público os barquinhos vão saindo. O valor do passeio é R$15.

📍Av. Beira Rio, s/nº (entre as Ruas Moraes Barros e XV de Novembro)

Antiga estação ferroviária

Antiga estação ferroviária

A ideia inicial da linha ainda no século XIX, era a de  ligar a cidade de Limeira a Piracicaba. O Ramal que saia de Recanto ia até Piracicaba.

Em 1977 o transporte de passageiros foi finalizado, e em 1990 e em diante houve o fim da linha. O espaço é atualmente o Centro Cultural Estação da Paulista Antonio Pacheco Ferraz.

📍Av. Dr. Paulo de Moraes, 1540 – Paulista

Mercado municipal

O que fazer em Piracicaba

O Mercado Municipal de Piracicaba é um lugar para você conhecer mais dos sabores locais. Além do tradicional pastel + caldo de cana uma recomendação para o viajante é: Prove a tradicional Pamonha de Piracicaba.

No Mercado Municipal você vai encontrá-la na loja “Fábrica Di Pamonha”, ela é feita e embrulhada na maneira tradicional à la Piracity. 

📍Praça Dr. Alfredo Cardoso, 1336 – Centro

Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes

O que fazer em Piracicaba

Você sabia que Piracicaba já teve um cidadão como presidente da nossa República? Ele foi Prudente de Moraes, nosso primeiro presidente civil. No museu você vai conhecer mais da história do Presidente, que é contada justamente na sua antiga casa.

De dentro da casa você pode ver as exposições tanto da cidade como de Prudente. Além do Museu ser um espaço interativo, com eventos para a comunidade participar! Uma dica extra: Conheça o jardim da casa e as jabuticabeiras que eram o xodó!

📍 Rua Santo Antônio, 641 – Centro

Onde se hospedar na cidade

Antes de ser moradora na cidade, eu já fui turista e precisei escolher uma hospedagem. Tudo bem que na ocasião eu fui para escolher o imóvel que ia morar, não turistei tanto…

Mas a recomendação principal é que você possa estar localizado no centro da cidade! Piracicaba por mais que seja interior é uma cidade muito grande, ao ficar no centro você tem mais facilidade de se locomover.

Na minha estadia, eu fiquei no Hotel Copacabana, ficava pertinho de tudo e tinha um bom custo x benefício com café da manhã incluso na diária. Vale a pena dar uma pesquisada e conferir.

O que fazer em Piracicaba e região

O que fazer em Águas de São Pedro

Para a minha surpresa o interior de São Paulo tem muitas atrações, e estou conhecendo algumas delas ainda… Além de Piracicaba, se você estiver com tempo se programe para incluir outras cidades vizinhas no seu roteiro e aproveitar.

Tem Águas de São Pedro que é super charmosa, e bem aqui do lado de Piracicaba! Aqui no blog temo meu roteiro viajando para o destino pra você conferir.

O que fazer em Piracicaba - Salve no Pinterest!
O que fazer em Piracicaba - Salve no Pinterest!

Tags:

Quer mais dicas para planejar sua viagem?

Venha fazer parte da minha lista de e-mail com dicas exclusivas!

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Isa
Isa

Eu sou a Isa! Escrevo esse blog com muito carinho, compartilho informações e experiências que mostram que viajar com pouco é possível!

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.