Serra Catarinense roteiro de bate e volta

Serra Catarinense roteiro de bate e volta

Se você está pensando em conhecer a Serra de Santa Catarina, mas está um pouco sem tempo no seu roteiro, vou deixar aqui algumas dicas para sua viagem mostrando a opção que eu escolhi para conhecer a região.

Esse é o meu roteiro de bate e volta que fiz na Serra Catarinense, foi através de uma pequena excursão de uma empresa local. Como se trata de uma região cheia de curvas e perigosa, optamos por chegar lá com um guia experiente e conto mais aqui nesse post

Serra Catarinense mapa

No mapa você pode ver o Estado de Santa Catarina, a região da Serra Catarinense fica mais ao interior, são aproximadamente 3 horas de carro saindo da capital mais ou menos 176km.

É importante saber que para esse trajeto o aeroporto de chegada mais próximo é o Hercílio Luz em Florianópolis. Então ao escolher visitar a região serrana já procure um aluguel de carro, que será indispensável nessa viagem e conhecer as regiões.

No meu caso optamos por ir sem carro, escolhemos um bate e volta de excursão que acreditamos ser a opção mais segura para nós. Além de ser uma estrada que não conhecemos ela é realmente perigosa, tem muitas curvas e bem fechadas. Vamos falar mais dessa opção ao decorrer do post, os prós e contras também.

Serra Catarinense cidades para visitar

Cidades para conhecer na Serra Catarinense

Na Serra Catarinense você vai ter algumas opções principais de cidades para fazer o turismo na região, aqui aponto: Bom Jardim da Serra, Lages, São Joaquim, Urubici e Urupema.

Essas cidades que listei são onde ficam os pontos mais famosos da serra de Santa Catarina, como Serra do Rio do Rastro e Serra do Corvo Branco. Caso você vá ficar mais tempo na região já anota essas opções de cidade para conhecer, e separa mais tempo na agenda para se hospedar por ali para conhecer com calma.

Turismo na Serra Catarinense

roteiro na serra catarinense

Não tão veiculada quanto a vizinha Serra Gaúcha, a Serra Catarinense vem ganhando cada vez mais espaço no roteiro dos viajantes pelo Brasil.

As lindas paisagens e baixas temperaturas tem atraído cada vez mais turistas, e a infraestrutura tanto de hotéis como de pousadas tem crescido atendendo essa demanda.

Se você vai fazer o roteiro por conta, é importante alugar um carro para fazer os principais pontos nas cidades mais importantes dessa região da Serra. Como já expliquei antes, o bate e volta de 1 dia foi a melhor opção para nosso passeio, e aqui no próximo tópico vou te mostrar o roteiro bate e volta pela Serra Catarinense.

Serra Catarinense roteiro de bate e volta

roteiro de excursão na serra catarinense

Aqui vou trazer detalhes do passeio pela Serra Catarinense e roteiro de bate e volta que fizemos com a agência South Travel. É importante destacar que essas paradas do roteiro, não foram as originais da empresa que vendeu a excursão.

A questão das paradas, imagino que seja porque o tempo é realmente muito corrido, e algumas atrações prometidas não forma cumpridas (como a de Urubici, por exemplo). Aqui vão as paradas que efetivamente fizemos nesse passeio…

O engenho

serra catarinense roteiro

Como saímos muito cedo para o passeio, fizemos nossa primeira parada em um grande rede de lanches e refeições.

É uma parada de 40min para comer algo e segui viagem para a Serra do Rio do Rastro.

Serra do Rio do Rastro

Serra do Rio do Rastro

A Serra do Rio do Rastro tem uma vista muito bonita, mesmo do carro você já pode apreciar toda essa paisagem. Antes de chegar ao topo onde fica o mirante você tem essa primeira parada.

Mirante da Serra do Rio do Rastro

Mirante da Serra do Rio do Rastro

O Mirante fica na parte mais alta da Serra, são 1421 metros de altitude e para chegar até lá são 284 curvas. Do ponto mais alto você consegue visualizar a pista repleta de curvas que é rodeado pela Mata Atlântica.

No mirante é a parada maior, onde você pode almoçar e também apreciar o local. Por lá tem uma estrutura de estacionamento, banheiro público (que custa R$0,50), algumas lojinhas e um restaurante.

Almoço

primeira parada na serra de santa catarina

O restaurante mensageiro da montanha tem não só a comida em buffet, mas também um espaço de lanches e um pequena lojinha de lembranças.

Optamos pelo almoço que funciona em buffet livre onde você se serve e paga o valor fixo de R$47 por prato. Crianças de 0 a 7 anos não pagam e crianças de 8 a 12 anos apagam meia. A comida é muito boa e tem uma grande variedade! Além do churrasco feito na hora.

Bom Jardim da Serra

Cidade de Bom Jardim da Serra

Próxima parada no atrativo natural de Bom Jardim da Serra, logo após o Pórtico da cidade você encontra esse letreiro que fica bem de frente a cacheira. A cidade é conhecida como “cidade das águas” pela quantidade de cachoeiras e rios que possui.

Como é uma região de serra e muito frio, você pode ver ali águas congeladas pelo frio, principalmente ao anoitecer.

Gruta Nossa Senhora de Lourdes

Parada do Roteiro da Serra Catarinense

A gruta fica no município de Urubici, é a próxima parada do passeio. Para quem é muito religioso a parada será mais especial, isso porque ali está exposta a imagem da Nossa Senhora de Lourdes, e registrados muitos de seus milagres.

Serra do Corvo Branco

Mirante da Serra do Corvo Branco

Última parada do nosso passeio, fomos ver a Serra do Morro Branco, já na hora do pôr do sol, um pouco antes de escurecer. Dali você tem uma vista de alto dessa belíssima serra e pôde ver os paredões rochosos que ficam em volta.

Depois dessa última parada seguimos o caminho de retorno a capital Florianópolis, com uma última parada no posto de gasolina no caminho onde pudemos lanchar em uma lanchonete na estrada.

Dicas para a Serra de Santa Catarina

Aqui vão dicas que considero importantes caso decida fazer um passeio de bate e volta na região (sendo por conta própria ou não)

  • É realmente um passeio de 1 dia inteiro: Nós saímos 5h50 e voltamos mais de 22h. Foram 16h30 de viagem no total
  • Sinal de internet na operadora claro é quase inexistente: A vivo pega sinal bem melhor
  • Escolher um passeio coletivo envolve outras pessoas: Você pode conversar e conhecer mais gente na viagem
  • Por ser um percurso de muitas curvas e bem fechadas, quem enjoa fácil pode sentir mais dificuldade, então leve o seu remédio para evitar enjôos
  • É uma estrada perigosa: Se você não tem experiência dirigindo em serras com curvas muito fechadas, opte por passeios guiados
  • Vá com roupas de frio em camadas, pois da mesma maneira que é uma região que faz frio, ao longo da viagem e do trajeto o dia de sol diminui um pouco toda a friaca
Serra Catarinense roteiro de Bate e volta - Salve no Pinterest!

Tags:

Quer mais dicas para planejar sua viagem?

Venha fazer parte da minha lista de e-mail com dicas exclusivas!

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Isa
Isa

Eu sou a Isa! Escrevo esse blog com muito carinho, compartilho informações e experiências que mostram que viajar com pouco é possível!

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.