Se você está pensando em conhecer a Serra de Santa Catarina, mas está um pouco sem tempo no seu roteiro, vou deixar aqui algumas dicas para sua viagem mostrando a opção que eu escolhi para conhecer a região.
Esse é o meu roteiro de bate e volta que fiz na Serra Catarinense, foi através de uma pequena excursão de uma empresa local. Como se trata de uma região cheia de curvas e perigosa, optamos por chegar lá com um guia experiente e conto mais aqui nesse post
Serra Catarinense mapa
No mapa você pode ver o Estado de Santa Catarina, a região da Serra Catarinense fica mais ao interior, são aproximadamente 3 horas de carro saindo da capital mais ou menos 176km.
É importante saber que para esse trajeto o aeroporto de chegada mais próximo é o Hercílio Luz em Florianópolis. Então ao escolher visitar a região serrana já procure um aluguel de carro, que será indispensável nessa viagem e conhecer as regiões.
No meu caso optamos por ir sem carro, escolhemos um bate e volta de excursão que acreditamos ser a opção mais segura para nós. Além de ser uma estrada que não conhecemos ela é realmente perigosa, tem muitas curvas e bem fechadas. Vamos falar mais dessa opção ao decorrer do post, os prós e contras também.
Serra Catarinense cidades para visitar
Na Serra Catarinense você vai ter algumas opções principais de cidades para fazer o turismo na região, aqui aponto: Bom Jardim da Serra, Lages, São Joaquim, Urubici e Urupema.
Essas cidades que listei são onde ficam os pontos mais famosos da serra de Santa Catarina, como Serra do Rio do Rastro e Serra do Corvo Branco. Caso você vá ficar mais tempo na região já anota essas opções de cidade para conhecer, e separa mais tempo na agenda para se hospedar por ali para conhecer com calma.
Turismo na Serra Catarinense
Não tão veiculada quanto a vizinha Serra Gaúcha, a Serra Catarinense vem ganhando cada vez mais espaço no roteiro dos viajantes pelo Brasil.
As lindas paisagens e baixas temperaturas tem atraído cada vez mais turistas, e a infraestrutura tanto de hotéis como de pousadas tem crescido atendendo essa demanda.
Se você vai fazer o roteiro por conta, é importante alugar um carro para fazer os principais pontos nas cidades mais importantes dessa região da Serra. Como já expliquei antes, o bate e volta de 1 dia foi a melhor opção para nosso passeio, e aqui no próximo tópico vou te mostrar o roteiro bate e volta pela Serra Catarinense.
Serra Catarinense roteiro de bate e volta
Aqui vou trazer detalhes do passeio pela Serra Catarinense e roteiro de bate e volta que fizemos com a agência South Travel. É importante destacar que essas paradas do roteiro, não foram as originais da empresa que vendeu a excursão.
A questão das paradas, imagino que seja porque o tempo é realmente muito corrido, e algumas atrações prometidas não forma cumpridas (como a de Urubici, por exemplo). Aqui vão as paradas que efetivamente fizemos nesse passeio…
O engenho
Como saímos muito cedo para o passeio, fizemos nossa primeira parada em um grande rede de lanches e refeições.
É uma parada de 40min para comer algo e segui viagem para a Serra do Rio do Rastro.
Serra do Rio do Rastro
A Serra do Rio do Rastro tem uma vista muito bonita, mesmo do carro você já pode apreciar toda essa paisagem. Antes de chegar ao topo onde fica o mirante você tem essa primeira parada.
Mirante da Serra do Rio do Rastro
O Mirante fica na parte mais alta da Serra, são 1421 metros de altitude e para chegar até lá são 284 curvas. Do ponto mais alto você consegue visualizar a pista repleta de curvas que é rodeado pela Mata Atlântica.
No mirante é a parada maior, onde você pode almoçar e também apreciar o local. Por lá tem uma estrutura de estacionamento, banheiro público (que custa R$0,50), algumas lojinhas e um restaurante.
Almoço
O restaurante mensageiro da montanha tem não só a comida em buffet, mas também um espaço de lanches e um pequena lojinha de lembranças.
Optamos pelo almoço que funciona em buffet livre onde você se serve e paga o valor fixo de R$47 por prato. Crianças de 0 a 7 anos não pagam e crianças de 8 a 12 anos apagam meia. A comida é muito boa e tem uma grande variedade! Além do churrasco feito na hora.
Bom Jardim da Serra
Próxima parada no atrativo natural de Bom Jardim da Serra, logo após o Pórtico da cidade você encontra esse letreiro que fica bem de frente a cacheira. A cidade é conhecida como “cidade das águas” pela quantidade de cachoeiras e rios que possui.
Como é uma região de serra e muito frio, você pode ver ali águas congeladas pelo frio, principalmente ao anoitecer.
Gruta Nossa Senhora de Lourdes
A gruta fica no município de Urubici, é a próxima parada do passeio. Para quem é muito religioso a parada será mais especial, isso porque ali está exposta a imagem da Nossa Senhora de Lourdes, e registrados muitos de seus milagres.
Serra do Corvo Branco
Última parada do nosso passeio, fomos ver a Serra do Morro Branco, já na hora do pôr do sol, um pouco antes de escurecer. Dali você tem uma vista de alto dessa belíssima serra e pôde ver os paredões rochosos que ficam em volta.
Depois dessa última parada seguimos o caminho de retorno a capital Florianópolis, com uma última parada no posto de gasolina no caminho onde pudemos lanchar em uma lanchonete na estrada.
Dicas para a Serra de Santa Catarina
Aqui vão dicas que considero importantes caso decida fazer um passeio de bate e volta na região (sendo por conta própria ou não)
É realmente um passeio de 1 dia inteiro: Nós saímos 5h50 e voltamos mais de 22h. Foram 16h30 de viagem no total
Sinal de internet na operadora claro é quase inexistente: A vivo pega sinal bem melhor
Escolher um passeio coletivo envolve outras pessoas: Você pode conversar e conhecer mais gente na viagem
Por ser um percurso de muitas curvas e bem fechadas, quem enjoa fácil pode sentir mais dificuldade, então leve o seu remédio para evitar enjôos
É uma estrada perigosa: Se você não tem experiência dirigindo em serras com curvas muito fechadas, opte por passeios guiados
Vá com roupas de frio em camadas, pois da mesma maneira que é uma região que faz frio, ao longo da viagem e do trajeto o dia de sol diminui um pouco toda a friaca
Eu sou a Isa! Escrevo esse blog com muito carinho, mostrando minhas experiências reais de viagens e compartilhando meus planejamentos na prática para você também viajar mais!
Comentários