Roteiro Rio de Janeiro 7 dias [guia completo]

Roteiro Rio de Janeiro 7 dias [guia completo]

Roteiro Rio de Janeiro 7 dias pela cidade maravilhosa para você aproveitar! 

Esse é um roteiro um pouco diferente aqui no blog, isso porque é um roteiro bem espaçado. Feito para você relaxar e curtir o Rio de Janeiro sem pressa.

Aqui no blog eu compartilho os meus roteiros de viagem, e como sempre são viagens bem low cost e rápidas, o roteiro costuma ser mais corrido, porém não menos proveitoso.

Como no caso da cidade do Rio eu sou nascida e criada por aqui, posso trazer um roteiro mais espaçado, para você curtir a cidade sem pressa e conferindo as principais atrações da cidade no modo relax!

Neste roteiro dê prioridade a comprar os seus passeios e ingressos com antecedência para não correr riscos de filas, ou dos bilhetes esgotarem. Aprenda como comprar passeios sem filas.

Além de tudo esse post é um grande guia da cidade do Rio de Janeiro, então deixei os (muitos) tópicos desse post aqui abaixo como um índice para facilitar. Já salva essa postagem, ao decorrer do planejamento da sua viagem você vai precisar de alguma dessas informações(ou todas mesmo rs) para colocar sua viagem em prática!

Transporte no Rio de Janeiro

Pensando em dar um panorama geral do funcionamento do transporte público na cidade, eu fiz um guia completo trazendo diversos tipos de transporte como por exemplo: ônibus, BRT, VLT, metrô, barcas, vans, bike e muito mais…

Além de conhecer a integração, como funciona e qual a melhor opção para você. Deixei também a minha impressão de alguém que usa esse transporte quase que diariamente. Sem contar informações como os preços das passagens, qual o bilhete é usado na cidade e como adquirir.

Para conferir todos esses detalhes, confere o post completo aqui no blog: Transporte no Rio de Janeiro [GUIA PARA O TURISTA].

Onde se hospedar no Rio de Janeiro

Dicas de segurança no Rio de Janeiro

Aqui no Rio de Janeiro você vai encontrar uma vasta opção de hotéis bacanas para se hospedar. Desde grande hotéis renomados e luxuosos, como Copacabana Palace e outros menores com estilo de pousada, ou até hostels mais baratos.

Você pode encontrar boas opções pelo Airbnb ou pela Booking, comparando em ambos os sites você consegue garantir um bom custo x benefício na sua estadia. Mas antes de pensar na hospedagem especificamente, fiz um guia com os 10 melhores bairros para você se hospedar aqui na cidade.

Pensando a sua estadia através de uma bairro que te dê mais mobilidade, e deixe sua viagem mais tranquila e acessível. Então para conferir os 10 bairros, acesse o post Onde se hospedar no Rio de Janeiro [GUIA COMPLETO].

[Chegando na cidade] Aeroporto no Rio de Janeiro

Se você vai sair de outro Estado que não o do Rio de Janeiro, você provavelmente vai fazer o seu trajeto de avião. Afinal, é a opção mais rápida e cômoda.

Dessa foram você vai chegar através de um Aeroporto no Rio de Janeiro, os dois aeroportos comerciais são o Aeroporto Galeão e o Aeroporto Santos Dumont. Os dois ficam em lados opostos da cidade, por isso vou deixar aqui mais informações sobre cada um deles e também como se locomover ao chegar no Rio de Janeiro por cada um desses Aeroportos.

Aeroporto Galeão

Você estará em um dos maiores aeroportos do Brasil, o Galeão é bem extenso com diversos portões de embarque, salas vip, lojas, alimentação, hotéis e muito mais!

O aeroporto funciona 24h com embarques e desembarques, tanto nacionais como internacionais. Ele está localizado no bairro da zona norte chamado Ilha do Governador! Isso porque é uma ilha onde o Aeroporto Galeão está localizado.

PAra sair de lá você encontra diversas opções para se locomover e chegar a região mais central da cidade. Como são muitas informações, deixei todas em detalhes no post Aeroporto Galeão RJ: Como chegar e se localizar.

Aeroporto Santos Dumont

No caso do Aeroporto Santos Dumont, eu considero a opção mais econômica fazer o seu trajeto de VLT e metrô. Além de mais barato é a opção mais rápida, visto que não tem problemas com engarrafamento.

Mas, no caso do Aeroporto Santos Dumunt pode ser uma boa pedida você sair de Uber ou táxi também. O aeroporto fica bem localizado, quase no centro da cidade, então dependendo da sua hospedagem pode ser uma escolha de bom custo x benefício.

Os detalhes sobre valores para você usar o VLT e como funciona, estão no post com mais informações para te ajduar a se planejar, acesse aqui: Aeroporto Santos Dumont RJ: Como usar o VLT no Rio?

Roteiro Rio de Janeiro 7 dias na cidade maravilhosa

O Roteiro Rio de Janeiro 7 dias tem a intenção de proporcionar um roteiro já pronto para você que quer ficar mais tempo na cidade. Lembrando que esse é um roteiro mais espaçado, e ao decorrer dos 7 dias, tem dias com mais atividades e dias com menos atividades. A intenção é equilibrar e te proporcionar uma viagem mais relax.

Roteiro Rio de Janeiro: Dia 1

11h Cristo Redentor – Pegue um táxi até a parte central de Santa Teresa

13h Almoço no bairro de Santa Teresa – Vá andando até o Parque das ruínas, são 5min

14h Parque das ruínas – Vá até o ponto do bondinho de Santa Teresa, são 5 minutos andando.

15h Bondinho de Santa Teresa – Ao descer no ponto final (no largo da carioca) você vai andar por 20 minutos até chegar ao próximo ponto turístico.

15h30 Escadaria Selarón – Para chegar nos arcos é bem perto, 5 minutos andando.

16h Arcos da Lapa – Dos arcos são 15min andando até o gabinete

16h20 Real Gabinete Português de Leitura

Cristo Redentor

Onde se hospedar no Rio de Janeiro

Para começar bem o seu roteiro, vamos ao principal cartão postal da cidade. Compre o seu ingresso online para facilitar sua entrada,para este roteiro fica mais cômodo ir pela Paineiras Corcovado.

Para ir embora pegue um táxi e vá até o bairro de Santa Teresa para Almoçar.

Parque das Ruínas

Após o almoço conheça o parque das ruínas, é um lugar com uma vista incrível do Rio de Janeiro e um prédio com uma arquitetura rústica e única.

Bondinho de Santa Teresa

Depois de conhecer o Parque e as exposições, ande até o ponto mais próximo com o bilhete de descida já comprado. Aprecie a vista do alto dos Arcos da Lapa. 

Escadaria Selarón

Ao descer no ponto final do bondinho, você vai caminhar alguns minutos para chegar na Escadaria Selarón, um ícone da cidade do Rio que já figurou até em clipes internacionais.

Arcos da Lapa

Passeios gratuitos no Rio de Janeiro (Foto; Pixabay)

Você já viu a cidade por cima dos arcos, agora veja essa construção por baixo e tire lindas fotos com eles de fundo.

Real Gabinete Português de Leitura

Uma das bibliotecas mais lindas! O Real Gabinete é um local de visitação gratuita e guarda literaturas históricas portuguesas.

Roteiro Rio de Janeiro: Dia 2

10h Rio Star A Roda Gigante– A próxima atração fica ao lado! Nem 2 minutinhos andando e você chega.

10h40h AquaRio O aquário marinho do Rio – Pegue o VLT na saída do AquaRio (sentido aeroporto) e desça na estação Parada dos museus

12h Museu do Amanhã – Pegue o VLT e desça na estação sete de setembro, no sentido Santos Dumont para almoçar na próxima atração

13h30 Confeitaria Colombo – Pegue o VLT e desça na estação cinelândia (ou vá andando também).

14h20 Biblioteca Nacional – Você está no mesmo quarteirão do próximo destino

15h30 Museu Nacional de Belas Artes – Você está no mesmo quarteirão do próximo destino

16h30 Theatro Municipal do Rio de Janeiro – Você está no mesmo quarteirão do próximo destino

Rio Star

Roteiro Rio de Janeiro 7 dias

Um recente ponto turístico para você ver o Rio de Janeiro de outro ângulo. Nada se compara as vistas mais famosas, mas vale a experiência.

Logo ao ladinho está a nossa próxima parada.

AquaRio

Rio de Janeiro reaberto para o turismo

O Aquário Marinho do Rio de Janeiro mostra mais da vida marinha e sua diversidade de espécies. É um ótimo programa para toda a família.

Museu do Amanhã

Roteiro Rio de Janeiro 7 dias

O museu atrai um grande número de visitantes para conhecer suas exposições e o seu olhar voltado para o futuro. A arquitetura impressiona, e as fotos no local ficam realmente lindas.

Confeitaria Colombo

Passeios gratuitos no Rio de Janeiro

A confeitaria é um local histórico e muito importante para o Rio, foi o lugar de encontro de grandes artistas e escritores, um espaço importante da Belle Epoque carioca. Aprecie o café e as estruturas da Confeitaria centenária da cidade.

Museu Nacional de Belas Artes

O museu guarda grandes obras de arte, verdadeiras preciosadades, como por exemplo o quadro da batalha dos Guararapes mendindo os monumentais 500 cm × 925 cm que impressiona aos visitantes.

Biblioteca Nacional

Passeios gratuitos no Rio de Janeiro

A Biblioteca Nacional tem muitas preciosidades que contam mais da história do Brasil e da sua formação. Sem contar as riquezas de detalhes deste belo prédio.

Theatro Municipal do Rio de Janeiro

O Teatro Municipal do Rio de Janeiro merece uma visita guiada para conhecer a história desse local cheio de glamour e arte.

Roteiro Rio de Janeiro: Dia 3

13h Palácio do Catete – Vá de uber ou táxi, você pode alugar um bicicleta e curitir o trajeto 

14h30h Aterro do Flamengo – Vá de uber ou pegue o ônibus 107 para chegar na Urca

15h30h Mureta da Urca – 10min andando você chega no próximo destino

16h30 Bondinho Pão de Açúcar

Palácio do Catete

Passeios gratuitos no Rio de Janeiro

O palácio que já foi a sede da presidência do Brasil, hoje abriga um museu que conta mais da história da república e principalmente de Getúlio Vargas e sua história.

Aterro do Flamengo

Depois de conhecer o palácio, pode ser uma boa pedida alugar uma bike e andar na ciclovia do aterro. Você pode alugar a diária da bicicleta no BikeRio.

Mureta da Urca

A mureta é um dos cantinhos “secretos” que estão cada vez mais sendo descobertos aqui no Rio. É um lugar com uma vista linda da cidade, e com uma cerveja acessível no Urca Grill para amenizar o calor da cidade.

Bondinho Pão de Açúcar

Rio de Janeiro reaberto para turismo

No bairro da Urca não há ponto mais icônico/turístico/fotogênico que esse. O bondinho pão de açucar está recomendado nesse horário no roteiro para que você possa curtir tanto a tarde quanto a noite com esse visual.

Roteiro Rio de Janeiro: Dia 4

10h Praia de Copacabana – Pegue um Uber ou vá andando até o Forte que fica na mesma praia de Copacabana

13h Forte de Copacabana – Do Forte ao próximo ponto sao 15min andando

14h Praia do Arpoador – É só subir até a pedra que é de fácil acesso

15h Pedra do Arpoador 

Praia de Copacabana

Acorde mais cedo e vá aproveitar a praia mais carioca, tomar água de coco, comer biscoito Globo e aproveitar um mate gelado!

Forte de Copacabana

Rio de Janeiro reaberto para o turismo

O Forte de Copacabana é também museu do Exército Brasileiro, um lugar literalmente cheio de histórias. Aproveite o horário de almoço para fazer sua refeição no 18 do Forte ou na Confeitaria Colombo que estão dentro do Forte de Copacabana.

Praia do Arpoador

Passeios gratuitos no Rio de Janeiro

O dia de curtir belas praias, alugue seu guarda sol e cadeirinha e aproveite o dia.

Pedra do Arpoador

Dicas de segurança no Rio de Janeiro

Para fechar com chave de ouro, suba a pedra do Arpoador para assistir o lindo pôr do sol. É um lugar muito famoso para apreciar o sol se por, então já garante o seu lugar e prepare os aplausos para o evento.

Roteiro Rio de Janeiro: Dia 5

9h Praia de Ipanema – Almoce e siga viagem. Pegue o ônibus 584 para chegar ao parque lage, ou vá de Uber/táxi. 

12h Parque Lage – O Jardim Botânico fica na mesma rua, porém a pé é uma boa caminhada. Você pode optar pelas linhas de ônibus 309, 412 ou vá de Uber.

13h30h Jardim Botânico – Para chegar a Lagoa dê preferência ao Uber, é perto e econômico.

15h30 Lagoa Rodrigo de Freitas 

Praia de Ipanema

Como não poderia ser diferente, aproveite as praias no Rio…E a de Ipanema não poderia deixar de figurar neste roteiro Rio de Janeiro.

Parque Lage

Rio de Janeiro reaberto para turismo

O Parque Henrique Lage é uma escola de artes, que fica localizada na zona sul do Rio e é um ponto de encontro dos cariocas para piqueniques ao ar livre.

Jardim Botânico

Rio de Janeiro reaberto para o turismo

Fundado por Dom João VI, o Jardim Botânico tem diversas espécies de plantas, muitas delas raras como a árvore de pau brasil existente lá. 

Lagoa Rodrigo de Freitas

Passeios gratuitos no Rio de Janeiro (Foto; Pixabay)

Para terminar o dia de passeios, percorra a Lagoa Rodrigo de Freitas e aproveite mais essa vista do Rio de Janeiro.

Roteiro Rio de Janeiro: Dia 6

12h Paço Imperial – Caminhe até a ALERJ, são 2min

13h ALERJ – Caminhe até o Museu, são 2min

14h Museu da Marinha – Ao adquirir o seu ingresso, aguarde no Museu que farão a condução até a ilha

15h30 Ilha Fiscal

Paço imperial

Esse prédio colonial em plena Praça XV é o paço imperial, que funcionava como a sede administrativa da Colônia.

ALERJ

Passeios gratuitos no Rio de Janeiro

O Palácio Tiradentes hoje abriga a Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, mas já foi até prisão e hoje leva o nome do herói Tiradentes.

Museu da Marinha

O museu da marinha mostra evolução e a história naval, apresenta ferramentas e a história da marinha do Brasil.

Ilha Fiscal

Ilha Fiscal Visita ao palacete

Compre o seu ingresso para a Ilha fiscal ao entrar na museu da marinha, somente lá que são vendidos os tickets do passeio.

Roteiro Rio de Janeiro: Dia 7

10h Praia do Pepê – As praias ficam uma ao lado da outra, uma pequena caminha e você chega

12h Praia da Barra da Tijuca – Ônibus 805, 881 desça no ponto do metrô Jardim oceânico, no fim da rua você pega o barco para a ilha.

15h Ilha da Gigóia 

Praia do Pepê

A praia do Pepê ou Quebra Mar fica bem ao lado da praia da Barra, é um point que atrai muitos banhistas e esportistas. 

Praia da Barra

Passeios gratuitos no Rio de Janeiro

Além de curtir o seu último dia na cidade apreciando mais uma praia, experimente almoçar um peixe feito na hora nos quisques que ficam ao longo da orla.

Ilha da Gigóia

Ilha da Gigóia na Barra da Tijuca, cidade do Rio de Janeiro RJ

Para fechar o seu roteiro que tal conhecer um lugar diferente para curtir e relaxar? Vá a Ilha da Gigóia e veja um outro lado do Rio de Janeiro, e aprecie o por do sol na ilha.

O que fazer no Rio à noite?

Neste roteiro 7 dias no Rio de Janeiro não poderiam faltar indicações de atrações noturnas em uma cidade boêmia como essa..

Para quem gosta de atividades noturnas, festas, baladas… O Rio de Janeiro é um prato cheio para essas atrações. Como você bem observou, o roteiro é flexível e bem espaçado, tem dias que ele começa depois do almoço justamente para que você possa encaixar atividades à noite (às vezes até o amanhecer também rs).

É bem verdade que aqui na cidade maravilhosa você vai encontrar atrativos para todos os gostos, mas deixo aqui as sugestões de lugares que já estive e que você pode gostar de conhecer também.

  • Feira de São Cristóvão: À noite nos fins de semana a feira tem showsde forró em seus palcos (os principais e menores). Além dos bares e diversas atrações que variam do samba, funk e até raggae no mesmo lugar.
  • Churrascaria Gaúcha: Tem shows de forró ao vivo e mesmo localizada na zona sul(bairro de Laranjeiras), atrai pessoas de vários lugares do Rio.
  • All In: Boate eletrônica/pop/funk no Bairro da Barra da Tijuca. Além do eletrônico também tem shows ao vivo com banda de pagode e outros convidados.
  • Bares da Olegário Maciel: É uma rua cheia de bares e altamente movimentada, tem música ao vivo e muita agitação.
  • Sarau Rio: O forte é o pagode ao vivo que começa de noite, localizada logo depois dos arcos da Lapa o bar faz um sucesso!
  • Circo Voador: A casa de show já foi palco para grandes artistas e continua sendo uma casa de grandes músicos brasileiros. Fica bem colada aos arcos da Lapa e é uma oportunidade de se divertir na noite carioca.
  • Lapa 40 graus: Casa de shows e também bar com ritmos diversos, tem muito samba, funk e axé para curtir!
  • Bares da Lapa: A Rua que começam os arcos da Lapa são uma infinidade de opções de bares, para todos os gostos! Para quem procura bebida barata, procure os depósitos de bebida ao decorrer da avenida Mem de Sá.

[Atualizações COVID] Lugares reabertos para o turismo

Reabertura: Bondinho do Pão de Açucar

Desde o mês de agosto de 2020 estou monitorando as notícias sobre o turismo no Rio, justamente para identificar os lugares reabertos no Rio de Janeiro para o turismo. A intenção desse monitoramento é poder acompanhar como está acontecendo essa flexibilização e seus impactos.

Até que a vacina fique pronta e estejamos prontos para tudo voltar ao normal, será importante entender como funcionam os protocolos de segurança e como planejar viagens em destinos turísticos.

Aconselho que você salve esse post para estar sempre acompanhando, pois eu estou sempre fazendo as atualizações. Acesse aqui o post: Lugares no Rio de Janeiro reaberto para turismo.

Dicas de segurança para turistas no Rio de Janeiro

Ainda mais importante é pensar no quesito segurança na cidade do Rio de Janeiro. Não é novidade para ninguém que o Rio é uma cidade que requer cuidados no quesito de segurança, ainda mais para quem está visitando e não está acostumado com o ritmo de uma grande capital.

Para tirar essas dúvidas, dar dicas práticas e relevantes fiz um guia com todas as informações que você turista precisa antes de visitar a cidade. Esse guia de segurança é uma contrubuição muito importante do blog, e tenho certeza que vai te ajudar muito. 

Então já acessa, e salva esse post em algum lugar porque depois você vai precisar dele! Dicas de segurança para turistas no Rio de Janeiro.

Pacote pronto para o Rio de Janeiro(passagem+hospedagem)

Para quem procura facilidade na hora de escolher sua passagem+ hospedagem, fica a minha sugestão de agência de viagens Hotel Urbano. Eles oferecem vários pacotes que são super em conta, muita das vezes o preço é melhor que comprando ambos por conta própria.

Então se você estiver cogitando um pacote de viagem para o Rio de Janeiro, eu deixei uma página de busca pronta no site para facilitar. É só acessar aqui e conferir se tem alguma promoção boa para você aproveitar!

10 cidades para conhecer e incluir no roteiro

O que fazer em Búzios RJ em 2 dias

O seu roteiro Rio de Janeiro pode se estender para mais que 7 dias? Eu recomendo MUITO que você preste atenção nessas 10 sugestões de cidades aqui pertinho para conhecer. 

A lista, claro, poderia facilmente ser muito maior. Mas essas cidades são as que eu já visitei e sei quem valem a pena dar aquela esticada. Algumas dessas cidades tem fama internacional, e suas praias inclusive são consideradas o Caribe Brasileiro!

Essa lista está um prato cheio para você que quer aproveitar mais do Rio, conhecendo além da capital. Acesse o post completo e conheça as 10 cidades sugeridas: 10 cidades para conhecer no Rio de Janeiro.

Tags:

Quer mais dicas para planejar sua viagem?

Venha fazer parte da minha lista de e-mail com dicas exclusivas!

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Isa
Isa

Eu sou a Isa! Escrevo esse blog com muito carinho, compartilho informações e experiências que mostram que viajar com pouco é possível!

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *