Transporte no Rio de Janeiro [GUIA PARA O TURISTA]

Transporte no Rio de Janeiro [GUIA PARA O TURISTA]

Transporte no Rio de Janeiro, um guia completo para você turista que está vindo conhecer a cidade. 

A minha intenção com esse post é te mostrar como funciona o transporte público no Rio, e as opções que você tem aqui. Como estou falando da cidade em que nasci e fui criada posso te dar uma visão mais realista de uma local.

Como dizemos aqui no Rio, eu vou te passar a visão e espero ajudar a sua estadia e locomoção pela cidade. Já que o transporte público é uma excelente maneira de economizar, vou te contar todos os bizus por aqui 😉

 

Minha opinião sobre o transporte público no Rio de Janeiro

Esse é o primeiro tópico do post não é a toa, o transporte no Rio de Janeiro tem várias falhas. A intenção é te alertar de algumas delas para que você possa ficar esperto no sua visita à cidade.

Muitas desses situações se repetem em outros lugares, principalmente cidade grande. Mas fica aqui alguns alertas para você não ser pego desprevenido e já chegar pronto para aproveitar bastante a sua estadia no Rio de Janeiro.

Eu particularmente ainda acho o transporte falho, ainda que ele tenha evoluído bastante. O problema é que eu vejo poucas opções e variedade para ligar a zona norte e oeste ao centro. 

Por mais que em horários de pico seja normal uma lotação, eu recomendo que você evite muito o metrô sentido zona norte linha verde nesses horários. Sem alarmismos, mas fica quase impossível entrar no metrô ou conseguir enxergar seu próprio pé.

Nas estações e em alguns transportes tem muitos vendedores ambulantes, artistas de rua e também pedintes. Isso é quase que normal, exceto pelo MetrôRio que tem ficado muito rigoroso na fiscalização.

Evite ir ao metrô em horários mais disputados com mochilas grandes. Muitos aqui são mochileiros como eu, mas em horários de pico fica quase impossível transportar sua mala ou mochilão.

No post sobre segurança eu falo sobre tomar cuidado em ônibus ao usar seu celular. Aproveita e já dá uma lida no post que tem 9 dicas para deixar o seu passeio mais seguro.

O sistema de transporte no Rio de Janeiro

Transporte no Rio de Janeiro

Vamos falar mais do sistema de transporte e algumas das suas vertentes por aqui, em geral o metrô será a melhor opção. Fique atento(a) aos bizus que dei aqui acima e aproveite! 

Se você estiver procurando lugares para se hospedar aqui no Rio de Janeiro, tem um post completo com sugestão de 10 bairros nas 4 regiões da cidade.

        +Onde se hospedar no Rio de Janeiro [GUIA COMPLETO]

Transporte BRT no Rio de Janeiro

Para zona norte e oeste o BRT é a opção mais viável, isso porque ele está majoritariamente localizado nessas regiões. O transporte no Rio da Janeiro de BRT tem seus pontos fracos também, mas no geral atende bem.

A melhor parte é que o BRT tem uma faixa exclusiva para circular, então ele não fica a mercê de engarrafamentos. O BRT é um ônibus de trânsito rápido, os ônibus são articulados e têm uma maior capacidade de passageiros.

Para ter uma noção maior do quanto o transporte BRT abrange no Rio de Janeiro, dá uma olhada aqui tem o mapa completo as estações que ele atende. Aconselho que salve essa informação, vai te ajudar quando estiver aqui.

Transporte VLT Rio de Janeiro

Aeroporto Santos Dumont RJ: Foto VLT

O VLT é o veículo leve sobre trilhos, uma inovação mais recente que é legado do período de Copa/Olimpíadas. Lembro que no período das obras fui diretamente afetada, já que eu estagiava na Biblioteca Nacional que fica bem na Rio Branco.

Hoje a Rio Branco tem uma parte fechada para carros, é uma região de passeio onde o VLT também passa. De início eu não gostei muito da obra (peguei muito engarrafamento por conta dela) mas reconheço que hoje foi algo muito bom.

Principalmente porque é uma opção de transporte público que te deixa dentro do Aeroporto Santos Dumont. Eu achava esse aeroporto muito ruim de acesso, e agora com o VLT você pode ir do aeroporto até a rodoviária sem engarrafamento.

O site com mais informações está aqui, confiras as estações e o mapa completo desse meio de condução. Ele é movido por energia elétrica e tem uma pegada bem inovadora por aqui.

Transporte ônibus Rio de Janeiro

Não vale entrar em detalhes por aqui, mas é bom que se saiba que rola uma máfia nos ônibus por aqui. Um exemplo é que por lei nossos ônibus deveriam ter ar condicionado, mas até hoje essa lei não foi cumprida.

Geralmente temos transportes lotados, horários irregulares e motorista ocupando a mesma função de ser condutor e cobrador: Isso já deu acidente grave aqui na cidade. Sem contar que é cotidiano rolar assalto em ônibus.

Porque estou falando isso aqui? São alertas, não quer dizer que isso vá acontecer com você. Mas eu trabalho com a verdade, e prefiro que você venha visitar a cidade mais atento e tenha uma estadia mais segura.

O bom é que usando o cartão de passagem RioCard você pode pegar dois ônibus e pagar uma passagem só. Então, opte por essas integrações aqui na cidade para economizar mais com o Transporte no Rio de Janeiro.

Transporte no Rio de Janeiro Trens da SuperVia

Os trens da SuperVia também é uma opção para quem vai ficar na zona norte ou oeste da cidade. O trem é uma opção meio “bagunçada” rs, mas por lá você vai ver mais um pouco da vida como ela é nos subúrbios do Rio.

O trem tem de tudo, galera vendendo músicas, pedindo dinheiro, se apresentando com músicas e tal. Inclusive, já separa o din din porque por lá rolam promoções bem boas, toda vez que ando de trem tenho que ir sem dinheiro vivo hahaha

No geral a maioria dos trens tem ar, inclusive bem congelantes eu diria. Então lembre de levar um casaquinho e estar pronto para as descobertas sobre trilhos. 

Transporte no Rio de Janeiro Metrôs do MetrôRio

O metrô é uma opção de transporte no Rio de Janeiro mais organizada, pelo menos vejo os guardas do metrô bem presentes e atuantes. Não permitem venda de produtos nos vagões (mas vez enquando aparece alguém dando um jeitinho).

O ponto bem negativo é que ele é pouco evoluído no sentido de alcance, afinal, o bonito tem três linhas (que pra mim são só duas, essa terceira tá mais pra um puxadinho, né?). Mas se você se hospedar perto do metrô, vai ser ótimo.

Ele é pontual, tem ar, tem fiscalização, algumas estações tem uma boa estrutura (incluem banheiro e também opções de lanches e refeições). É a opção que eu recomendo na verdade, acho mais prático para quem está visitando.

Não é perfeito, claro, mas atende bem. Então confere o seu local de hospedagem e procure um lugar que te ofereça um lugar com metrô perto para você. Aqui no blog tem 6 dicas sobre como encontrar uma hospedagem barata, confere.

 

Transporte no Rio de Janeiro Hidroviário

Para usar o transporte no Rio de Janeiro via mar você vai usar os serviços da CCR Barcas, que eu usei durantes anos quando morava em Maricá. É um serviço sem concorrência, então se quiser ir por mar essa é a única opção.

Para andar com eles aqui na cidade do Rio você tem os destinos: Cocotá e Paquetá. Paquetá é um bairro (que é uma ilha) super fofinho, na real nem parece que você está no Rio.. É um lugar muito bucólico e charmoso. Vale a visita.

E ainda sobre os destinos, Cocotá fica na Ilha do Governador… Nesse bairro é onde fica o outro aeroporto internacional da cidade o Galeão. A Ilha é uma bairro interessante do Rio, mas não tem tantas atrações turísticas.

Valor do vale transporte no Rio de Janeiro

Transporte no Rio de Janeiro

Aqui o nosso “vale transporte” se chama RioCard, é um cartão de recarga que você usa para ingressar nos meios de transporte. Você recarrega o seu cartão (que não é nominal) em diversos pontos de recarga da RioCard+.

Ele é aceito em: Ônibus, brt, vlt, trem, metrô, barca e transporte complementar. A vantagem dele é a praticidade e também que ele faz a integração da sua passagem em um intervalo de tempo de até 3h.

Por exemplo, você pega um modal e num intervalo de até 3h você pegar outro, vai reparar que a sua passagem passou zerada. Isso porque ele não faz a cobrança e é um dos melhores benefícios desse cartão, que eu uso também!

O valor dele é de R$3,00 mas caso queira devolver o cartão você recebe o seu dinheiro de volta. Se vai visitar a cidade essa é uma excelente opção, pois posteriormente você pode reaver o valor que pagou no seu cartão.

No site da RioCard você vai encontrar pontos onde comprar o seu cartão, mas basicamente todo ponto de metrô, brt, trem e vlt você pode comprar um direto na máquina de auto atendimento, sem burocracias.

 

Clique aqui para saber mais!

Meios de transporte no Rio de Janeiro com opções extras e particulares

Deixei esse espacinho aqui como opção de transporte no Rio de Janeiro, só que não só transporte público.. mas também transportes que não são tão populares, mas que você pode gostar de conhecer por aqui.

Alugar bicicleta

Não temos muitas  ciclofaixas, nem muitas ciclovias.. Na real esse é um passeio de rolê mesmo.. Porque na prática não dá para se locomover bem por aqui assim. E eu digo bem porque você corre o sério risco de se acidentar se arriscando entre os carros.

Mas recomendo super alugar uma bicicleta no BikeRio, por diária, semana, por mês e até por ano… Fica baratinho e dá para fazer uns passeios nas orlas, eu já fiz e recomendo super <3

Carro particular de aplicativo

Essa é uma opção bem clichê em vários lugares do mundo, né? Custa nada entrar aqui nessa lista, mas com algumas ressalvas: Pode acabar saindo mais caro e por isso veja sempre se é mais vantagem que o metrô.

Isso porque o trânsito na cidade tem ficado cada vez pior, coisa de doido mesmo hahah. Então se você estiver em mais pessoas, pode sair mais em conta que o transporte público, só cuidado com as surpresas do trânsito.

Aplicativo de transporte particular: Vale a pena usar na viagem?

Transfer

Com agências de turismo essa pode ser uma opção de transporte no Rio de Janeiro, você reserva direto com uma empresa especializada. E que fará o seu transporte pela cidade.

Essa é uma opção mais cara, e eu particularmente nunca usei.. Por isso nenhuma recomendação específica. Mas se você está procurando mais opções, você pode cogitar transfer caso o seu orçamento seja mais folgado.

Transporte de van no Rio de Janeiro

Esse é um transporte complementar que tem em muitos bairros do Rio, é comum ver vans circulando para fazer a condução entre bairros. Você não vai encontrar essa opção em regiões centrais, isso porque são complementares em regiões específicas.

Uma coisa importante de ressaltar é que nem todas as vans são legalizadas, fique atento(a) se a van possui autorização e é legalizada. Esse é um fator importante para o turista não cair em furada.

Usar mototáxi no Rio de Janeiro

Outra opção muito popular, principalmente em morros e favelas. Isso porque nas comunidades você geralmente vai encontrar ruas mais estreitas, e no caso de morros ruas mais íngrimes.

O moto-táxi é uma mão na roda nesses casos, e inclusive muitos desses são regulamentados. Nem sei te dizer como identificar nesses casos, mas se você precisar um serviço em uma comunidade é porque está bem ambientado por aqui, não é mesmo?

Use o Google Maps(com moderação) e aproveite!

Transporte no Rio de Janeiro

Uma excelente opção para saber como usar o transporte no Rio de Janeiro, eu gosto muito! Uso quando quero ver os transportes para um lugar específico, tanto aqui como no mundo.

No caso do Google Maps ele vai te indicar os transportes que você pega, onde você encontra a opção mais rápida. Mas caso não opte por transporte público, evite o usar o Google Maps para andar de carro, caso seja sua opção aqui na cidade.

O Maps pode te colocar em furada caso você alugue um carro, então sempre peça informação aos locais para garantir. E um adendo: Carro não é uma boa opção por aqui, eu pelo menos acho muito risco rs

Transporte no Rio de Janeiro

Tags:

Quer mais dicas para planejar sua viagem?

Venha fazer parte da minha lista de e-mail com dicas exclusivas!

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Isa
Isa

Eu sou a Isa! Escrevo esse blog com muito carinho, compartilho informações e experiências que mostram que viajar com pouco é possível!

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *