Dicas de segurança para turistas no Rio de Janeiro

Dicas de segurança para turistas no Rio de Janeiro

Dicas de segurança para turistas no Rio de Janeiro aproveitarem melhor a cidade maravilhosa. Eu que sou carioca da gema quero dar várias dicas importantes para a sua estadia no Rio de Janeiro!

Sempre que eu viajo para algum lugar eu procuro saber sobre a segurança daquele local, e imagino que você turista que está vindo ao Rio de Janeiro queira saber também!

Vou te dar um panorama de uma carioca que está acostumada com esse fluxo da cidade, mas o mais importante são as dicas de segurança no Rio de Janeiro que quero passar para você nesse post!

 

Segurança no Rio de Janeiro

A segurança é um fator importante em qualquer lugar do mundo, mas a segurança no Rio de Janeiro é algo sempre veiculado nos jornais, no caso a falta dela mesmo.

Sei que também te muito alarde e sensacionalismo por parte de algumas mídias, mas eu tenho que dizer que a maioria dos noticiários trazem muito do dia a dia do carioca e da segurança no Rio de Janeiro.

Isso pode ser assustador, porque as notícias são violentas e muito recorrentes. Mas esses são outros 500, que na verdade moradores como eu estão mais ligados, aqui eu quero passar dicas de segurança para turistas no Rio de Janeiro.

Como está a segurança no Rio de Janeiro

Dicas de segurança no Rio de Janeiro

Essa é uma pergunta importante, e veja, eu não sou repórter ou jornalista. Eu quero te reportar oque vejo na cidade como uma pessoa comum, e eu vou tentar ser o mais objetiva possível com essas informações.

A desigualdade social existe no mundo todo, mas em uma cidade como o Rio de Janeiro é inevitável enxergar a divisão que existe entre: favela x asfalto*. A desigualdade social vai criando abismos e diferenças sociais muito grandes, na minha opinião muito começa daí.

Isso torna um lugar mais propício à violência e insegurança, que é justamente oque acontece. As dicas de segurança para turistas no Rio de Janeiro vão principalmente para pequenos furtos, principalmente para celulares.

A segurança em vários quesitos não anda boa: mílicia e tráfico buscando espaço e uma série de fatores que não caberiam no post. Isso é para te dar uma pequena visão de como está a segurança no Rio de Janeiro: Nada bem.

*Asfalto: Uma metáfora para categorizar áreas nobres e elitizadas, gíria, linguagem coloquial.

Dicas dicas de segurança para turistas no Rio de Janeiro

Por mais que a segurança no Rio de Janeiro não vá nada bem, isso não quer dizer que você não deva visitar à cidade ou que estamos em pé de guerra. É só que você deve saber muito bem por onde andar, e como andar.

E por isso eu separei essas dicas de segurança para turistas no Rio de Janeiro. E espero sinceramente poder te alertar e te ajudar a curtir com segurança no Rio de Janeiro.

Não ande distraído

Essa dica de segurança no Rio de Janeiro vem primeiro e não é à toa! Não ande por aí distraído, esteja sempre atento ao lugares que passa e as pessoas ao redor. 
Pode parecer paranóia, mas para mim isso é um costume. Sempre estou de olho em quem está andando perto de mim, se a rua está muito movimentada, se tem alguém parecendo me seguir… Coisas desse tipo.

Sei que ao visitarmos uma cidade ficamos deslumbrados, e consequentemente distraídos com as novidades. Fique atento sempre e evite distrações, as vítimas de furto geralmente são as mais distraídas.

Não ande com o celular na mão

Essa é uma dica de segurança para turista no Rio, e para mim essa é uma LEI na real. Jamais fique andando por aqui com o celular na mão. A não ser que você saiba MUITO bem por onde está andando..

Eu evito ao máximo pegar o celular na rua, só o faço quando é inevitável ou quando eu conheço o lugar e o movimento. 

O celular é um prato cheio para furtos, você ficar com um à mostra é quase como um convite para um furto. Não leve essa minha afirmação ao pé da letra, a culpa nunca é da vítima. Mas aqui está tão cotidiano ser furtado que começamos a nos culpar…

Tenha cuidado com o GPS

Opa, dica bem relevante aqui… E se você é do Brasil provavelmente já viu noticiários onde turistas foram mortos ou baleados por entrarem onde “não deveriam”.

Por aqui cada lugar tem sua própria lei, é bizarro mas assim que funciona. Tem comunidades dominadas pelo tráfico e pela milícia como eu disse acima. E cada lugar desse tem suas próprias regras, se não conhece as regras não arrisque ir conhecer.

As vezes não é nem a curiosidade de conhecer o lugar, mas sim usar o GPS para se guiar numa cidade desconhecida. E não acredite nem se guie sempre pelo GPS, use o bom e velho pedir informação, cariocas são super solícitos (geralmente).

Então, saiba sempre muito bem aonde está entrando e não confie 100% no GPS que você pode acabar dentro de um lugar que não conhece e não deveria entrar.

Evite sair determinados horários

Se você vai usar transporte público, evite ao máximo andar pela madrugada aqui no Rio. Deixe para sair do seu local de manhã cedo, ou então pague mais caro e pegue um transporte particular.

Estou dando como dica do Rio, mas isso serve para várias cidades do mundo. De noite tem muitos lugares que são mais perigosos e vazios, e aqui não é diferente.

Cuidado com ciclistas

O cuidado não é para ser com todos os ciclistas que estiverem na sua frente, afinal você pode estar passando perto de uma ciclovia. O cuidado é específico para pessoas andando de bicicletas em locais muito movimentados por pedestres.

Tem uma “modalidade” (nem sei se posso me referir assim) de assalto por aqui, que é a pessoa na bike. Ela está andando de bicicleta, e puxa o seu objeto de valor e continua pedalando correndo para não ser pego.

É mais comum do que imagina, e vale a dica de segurança para turistas no Rio, afinal, todo cuidado é pouco.

Use uma doleira

Itens essenciais para uma viagem internacional, doleira

Geralmente se usa doleira ao viajar para levar passaporte e dinheiro em espécie, aqui se usa muito para “esconder as coisas do ladrão”, no cotidiano mesmo.

Então, garante pra ontem a sua doleira antes de chegar aqui na cidade do Rio de Janeiro! Ela vai ser bem importante, se você não puder guardar tudo, que guarde ao menos os documentos que são super importantes na viagem.

A doleira é uma bolsa bem fininha que fica presa ao corpo, e fica por debaixo da roupa para ficar imperceptível. Funciona muito bem para esconder suas coisas e ao ser assaltado não levarem seus pertences.

Este é inclusive um item eleito como um dos 10 itens essenciais para uma viagem internacional, e que podem facilitar muito sua viagem.

Se você estiver precisando garantir a sua para vir ao Rio de Janeiro, passa lá na Loja Dá para viajar que tem dois modelos disponíveis e super acessíveis para você. Ah! Leitor do blog tem 7% de desconto use o cupom BLOG no carrinho 🙂

Tenha um backup dos seus dados online

Você que está lendo sobre a segurança no Rio de Janeiro, está justamente tentando se precaver de que algo aconteça. Mas a grande verdade é que são coisas imprevisíveis e por isso deixei essa dica.

Em viagens internacionais principalmente eu sempre levo meus documentos digitalizados no drive. Qualquer emergência eu posso facilmente recuperá-los caso precise.

Então, essa é uma boa opção: Estar sempre prevenido. Esperamos que nada aconteça, mas caso aconteça estará minimamente preparado.

Cuidado com os pertences na praia

O que levar na viagem

Vir ao Rio de Janeiro e não visitar uma praia fica meio complicado, não é mesmo? Um dos problemas da praia também tem sido a insegurança, muitas das vezes acontecem furtos e pequenos delitos ou até arrastões.

Mas essas regiões praianas geralmente são as mais turísticas, ficam em aérea nobre e tal.. Então são mais policiadas e vigiadas. Você pode se sentir um pouco mais seguro, mas jamais deixe seus pertences sozinhos.

E caso você realmente precise deixar seus pertences (para entrar no mar, por exemplo), leve o seu celular, docs e cartões. Eu sempre faço isso quando vou à praia por aqui, é o seguinte:

Eu tenho uma capa para celular à prova dàgua, eu levo essa belezinha para a praia e coloca dentro: meu celular, documento e cartão. Cabe tudo muito bem obrigado e posso entrar no mar tranquila.

Caso roupas ou toalhas sejam roubadas, o prejuízo é menor. Pelo menos oque mais tem valor está com você ali pertinho. Pra garantir sua capa à prova dàgua, compre a sua na Loja Dá para viajar e já chegue aqui no Rio preparado(a).

Fique atento ao usar o celular no ônibus

A última das dicas de segurança para turistas no Rio de janeiro, porém não menos importante. Quando estamos no ônibus relaxamos mais um pouco e nos sentimos mais “protegidos” de furtos aleatórios.

Devo te alertar a NÃO USAR O CELULAR perto da janela do ônibus, caso ela esteja aberta. Já presenciei vários furtos assim desse tipo, infelizmente.

Tudo acontece com você distraído na janela usando o celular, alguém simplesmente mete a mão na janela e pega o seu aparelho e sai correndo. 

Para evitar isso, fique atento(a) à janela do ônibus e deixe para usar o seu celular para usar em outra ocasião 😉

Dicas de segurança no Rio de Janeiro

Como andar no Rio de Janeiro com segurança

Compilei aqui dicas de como andar no Rio de Janeiro com segurança, e eu espero que realmente essas dicas possam te ajudar. Eu uso todas elas sempre, a prova que dá certo é que sou nascida e criada aqui e nunca sofri nenhum assalto/furto/roubo ou coisa do tipo.

Esteja sempre atento ao local e dê ouvidos ao seu sexto sentido, porque eles funcionam e as vezes nos livram de roubadas hahaha

Essas foram as minhas dicas de segurança para turistas no Rio de Janeiro, se você tiver mais sugestão comenta aqui ou me manda no Instagram que terei o prazer de adicionar e ajudar a mais pessoas com essas informações!

Se estiver procurando atividades para fazer na cidade do Rio de Janeiro, já baixa um roteiro super bacana aqui. São 100 dias por menos de 100 reais na cidade.

Dicas de segurança no Rio de Janeiro
Vamos falar mais de viagem?

Tags:

Quer mais dicas para planejar sua viagem?

Venha fazer parte da minha lista de e-mail com dicas exclusivas!

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Isa
Isa

Eu sou a Isa! Escrevo esse blog com muito carinho, compartilho informações e experiências que mostram que viajar com pouco é possível!

    0 Comentários

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *