Lugares no Rio de Janeiro reaberto para turismo

Lugares no Rio de Janeiro reaberto para turismo

Quais são os lugares no Rio de Janeiro reaberto para turismo? Quais são as medidas de precaução frente a pandemia do coronavírus e como tem se dado todo esse processo de retomada na cidade maravilhosa?

Essas são algumas perguntas que nós moradores temos feito, mas também os turistas que estão planejando viagens futuras para fim de 2020 e ao decorrer de 2021.

A intenção dessa postagem é poder te atualizar dessas notícias, assim podemos acompanhar mais de perto as providências que estão sendo tomadas. Dessa forma podemos analisar se realmente é seguro viajar e fazer os passeios, vide todos os protocolos que estarão sendo adotados.

Esta postagem será atualizada frequntemente, trazendo aqui os novos espaços reabertos, bem como os seus procedimentos padrão na reabertura.

Post atualizado em: 28/09.

Protocolos e novos procedimentos para visitar os lugares reabertos para o turismo

Atualmente estamos passando por momentos totalmente atípicos, e adquirindo hábitos que não faziam parte do nosso dia a dia. A palavra protocolo tornou-se o carro chefe quando o assunto são espaços comuns.

Embora a pandemia do coronavírus não tenha terminado ainda, muitas cidades do Brasil e do mundo estão reavendo suas políticas e flexibilizando a quarentena.

A intenção dessa postagem é monitorar essas reaberturas e protocolos, e com isso cabe ao leitor julgar se realmente é seguro viajar para o Rio de Janeiro. Neste caso vá acompanhando o post e suas atualizações para ficar a par dos lugares no Rio de Janeiro reaberto para turismo.

Na cidade estamos na fase 5 de flexibilização das atividades, os casos e mortes do coronavírus estão em queda e muitos lugares estão retomando atividades com base nesses indicadores positivos. 

Para você entender melhor tanto dos protocolos, como dessa fase atual, vou deixar algumas imagens que fazem parte do documento oficial da prefeitura do Rio de Janeiro, o Plano de retomada da cidade. 

Quais são os lugares no Rio de Janeiro reaberto para turismo?

Vamos tratar dos lugares que estão reabertos e prontos para receber os visitantes. Alguns deles eu visitei pessoalmente para ver na prática como está se dando os protocolos e procedimentos de reabertura. Outros lugares aqui listados eu estou acompanhando as notícias em seus sites oficiais e também na página da prefeitura.

Ilha da Gigóia

Ilha da Goigóia, como ir? Um bate e volta neste ponto de paz na cidade do Rio

A Ilha que fica localizada na zona oeste do Rio de Janeiro está funcionando e recebendo turistas para suas atividades. As principais atrações do local incluem bares e restaurantes super badalados, e estes estão seguindo os protocolos estabelecidos pela prefeitura.

Você pode aproveitar a Ilha da Gigóia em um bate e volta na cidade, como também se hospedar por lá e aproveitar com mais calma. Fique sempre atento aos procedimentos de segurança.

Reabertura do Bondinho Pão de Açúcar

Rio de Janeiro reaberto para turismo

O bondinho reabriu no dia 15/08 e está tomando as medidas recomendadas pelo município. O recomendado é comprar seus ingressos diretamente no site, que inclusive está com promoção de 10% de desconto.

Na entrada vão medir sua temperatura e claro…O uso de máscara é obrigatório durante todo o passeio.O local está todo demarcado para filas e espaços de distanciamento social, além dos muitos (muitos, mesmo!) totens de álcool em gel 70% para usar sempre que necessário. 

O bondinho está operado com 2/3 da sua capacidade, no caso antes da pandemia o limite de pessoas no bondinho eram 65 e agora são 42. Ainda acho uma quantidade muito grande de pessoas, mesmo que o bondinho esteja totalmente arejado e com suas janelas e saídas de ar abertas.

Nas fotos que tirei no local, vou deixar as especificações e recomendações dessa reabertura. Assim fica mais fácil entender os procedimentos dos pontos do Rio de Janeiro reaberto para o turismo.

Reabertura do Forte de Copacabana

Rio de Janeiro reaberto para o turismo

A partir do dia 4 de agosto o Museu Histórico do Exército e Forte de Copacabana reabriu para a visitação ao público. Temporariamente e para estimular as visitas, o Forte está com a entrada gratuita para todos os visitantes.

Você pode conferir as políticas de visitação estabelecidas pela administração local, justamente seguindo os protocolos de segurança já estabelecidos e incluindo outras para garantir a segurança.

  • Na entrada tem uma triagem médica que faz a aferição da sua temperatura, e higieniza suas mãos com álcool 70%
  • O distânciamento social é obrigatório 
  • Posteriormente você recebe o seu ingresso que está com entrada isenta de pagamento para todos
  • No espaço você pode observar álcool em gel espalhados pelo local
  • Os bancos de uso comum tem uma marcação para não sentarem pessoas lado a lado
  • O uso de máscaras e obrigatório, excete ao comer ou beber algo (no caso dos cafés e restaurantes)
  • O Forte está com capacidade reduzida de funcionamento, justamente para evitar lotação
  • As vistas em grupo/guiadas estão suspensas temporariamente

Reabertura do Jardim Botânico

Rio de Janeiro reaberto para o turismo

O Jardim Botânico reaberto desde o dia 9 de julho e recebe o selo de turismo consciênciente, e mostra na sua retomada a adoção de protocolos necessários na prevenção a COVID-19. 

O parque está com a capacidade reduzida, e para fazer a sua visita no local, é necessário fazer um agendamento prévio pelo site informando data e horário. Para agendar você deve acessar esse link e fornecer as informações, você recebe por email as instruções para confirmar a sua visita para a quantidade de pessoas selecionadas, no dia e horário marcados.

Para entrar no parque sua temperatura será aferida, e você precisa estar usando a máscara obrigatoriamente. Depois de apresentar o seu agendamento de horário, é só comprar o seu ingresso na bilheteria, mas fique atento que só estão aceitando pagamento em dinheiro no momento.

O ingresso custa R$15 a inteira e R$7,50 a meia entrada.

O acesso ao parque está sendo feito somente pela portaria da Rua Jardim Botânico n1008, lembrando que o funcionamento é às Segundas, das 12h às 17h; de terça a domingo, das 8h às 17h.

Clique aqui para saber mais!

Reabertura do AquaRio

Rio de Janeiro reaberto para o turismo

O Aquário Marinho do Rio reabriu ontem para visitação do público, estão funcionando em horário reduzido e com as medidas de proteção necessárias. 

Além do distâncimento social, o uso de máscaras e obrigatório pelo visitante. Estão espalhados no local totens de alcool em gel 70% e a capacidade do espaço foi reduzida para evitar aglomerações.

A partir da reabertura, o AquaRio estará aberto de quinta-feira a terça-feira, no horário das 9h às 17hs (ou seja, fica fechado às quartas-feiras).

Reabertura da Confeitaria Colombo

Passeios gratuitos no Rio de Janeiro

A Confeitaria Colombo reabriu com algumas restrições, como por exemplo o horário reduzido e também algumas opções  como o Buffet que não estão sendo mais servidas.

Ao entrar você precisa higienizar os pés e mãos, além da medição da temperatura. Na fila o distanciamento social precisa ser respeitado e você deve usar máscara em todos os momentos, exceto na hora da refeição. Os cardápios e os lugares comuns são frequentemente higienizados.

A Colombo nesse momento de reabertura do Rio para o turismo, também aderiu mais recentemente a iniciativa Redescubra o Rio. Com a iniciativa estão oferecendo descontos de 30% a 50% para os moradores e nascidos no Rio.

Você pode conferir o cardápio com preços e mais informações sobre as saborosas opções do local, é só acessar o site da Confeitaria Colombo.

Reabertura do Parque Lage

Rio de Janeiro reaberto para turismo

A entrada no Parque Lage é gratuita, ele foi reaberto e está funcionado com lotação reduzida, são permitida a entrada de 100 pessoas no máximo, e no chão ficam demarcados os espaços de distanciamento para filas.

Na entrada vão medir sua temperatura, e o uso de máscara é obrigatório durante todo o passeio. As visitas guiadas estão suspensas e as trilhas estão fechadas. O famoso piquenique no parque não está permitido no momento.

Reabertura do Cristo redentor

Onde se hospedar no Rio de Janeiro

Um dos grandes cartões postais do Rio, o Cristo Redentor reabriu para visitação no dia 15/08 juntamente com outros monumentos.

O acesso ao morro do Corcovado está sendo feito pela Paineiras Corcovado e pelo Trem do Corcovado. Ambos reabriram com a intenção de proporcionar o máximo de segurança possível aos visitantes, de acordo com os critérios estabelecidos no plano de retomada do Rio.

Este monunumento ainda não estive pessoalmente desde a abertura, mas caso eu faça uma visita deixarei a minha visão do desempenho aqui no blog. Essa postagem será frequentemente atualizada.

Reabertura da Roda Gigante Rio Star

Roda Gigante Rio Star reabre para o turismo no Rio de Janeiro

Finalmente consegui conhecer esse novo atrativo turístico aqui da cidade do Rio de Janeiro. Confesso que fiquei com medo e deu um friozinho na barriga, pois se trata da maior roda gigante da América Latina!

Eles já reabriram e estão aplicando as medidas de prevenção, bem como mantendo os visitantes bem informados. Para me planejar para uma visita breve, fui verificar no site e encontrei um folder com as regras de ouro da Rio Star.

O local está adotando os protocolos de segurança que já conhecemos: Aferição de temperatura, priorizando compras online, uso de álcool em gel, máscara obrigatória em todo o passeio e distânciamento social.

Das regras de ouro explicitadas eu gostei muito de saber que as cabines recebem até 4 pessoas em conjunto por vez, e no caso de estar somente um casal, só ele embarca na cabine.

Confesso que criei mais expectativa no que diz respeito a vista da cidade, mas ainda assim gostei da experiência. Uma dica importante é que a Rio Star fica exatamente ao lado do AquaRio, então dá para fazer dois passeios no mesmo dia!

Reabertura do Museu do Amanhã

Roteiro Rio de Janeiro 7 dias

Noa dia 5 de setembro, o Museu do Amanhã reabre para visitas do público. Seguindo os protocolos de segurança o museu reabre repleto de restrições e novas regras, voltadas para uma visita mais segura aos turistas.

As regras e orientações para a visitação são as seguintes:

  • O número de visitantes simultâneos será reduzido para 300 pessoas.
  • Medição de temperatura na entrada
  • Uso de álcool gel para higienzar as mãos
  • Uso de tapetes sanitizantes
  • Com a bilheteria fechada e com vendas de ingressos apenas on-line
  • Ao comprar o ingresso a data e o horário estarão definidos e precisarão ser repeitados na visita(Com a tolerância de 1h de atraso)
  • Em qualquer espaço do Museu, o uso correto da máscara (cobrindo boca e nariz) será obrigatório.
  • Distanciamento social dentro do museu
  • Funcionamento de quinta a domingo, das 10h às 17h

Para adquirir ingressos, acesse o site. O valores do ingresso são os seguintes: Inteira: R$ 26 e Meia-entrada: R$ 13

Reabertura do Centro Cultural do Banco do Brasil do Rio de Janeiro (CCBB RJ)

Passeios gratuitos no Rio de Janeiro

O Centro cultural do Banco do Brasil voltou! Esse é um ponto turístico muito frequentado não só por turistas, mas também pelos moradores da cidade. O CCBB RJ reabriu com novas regras e protocolos, obedecendo esse novo momento de distânciamento social devido à pandemia do Coronavírus.

As principais regras adotadas pelo estabelecimento são as seguintes:

  • Novo horário de funcionamento: de quarta a segunda, das 9h às 17h;
  • Para ingressar no local você precisa reservar o seu ingresso online préviamente pelo site: www.eventim.com.br
  • O horário máximo de permanência do visitante no CCBB é de 1h30min a contar do horário reservado no ingresso
  • A temperatura está sendo aferida na entrada do CCBB
  • Os bebedouros estão lacrados, leve sua própria garrafinha de água
  • Matenha o distânciamento mínimo de 2metros
  • O uso de máscara é obrigatório durante toda a visita
Para mais detalhes dessa reabertura, você pode acessar o documento completo de reabertura do CCBB RJ clicando aqui.

Reabertura do Museu de Arte Moderna - MAM

O Museu de Arte Moderna reabre com algumas novidades, além dos novos protocolos e medidas de segurança você também pode acessar o museu gratuitamente. O ingresso pode ser adquirido por um valor sugerido (que você escolha), ou sem pagar absolutamente nada.

Vamos aos protocolos de reabertura do MAM? As principais medidas de segurança são as seguintes:

● Venda de ingressos online e limitação da capacidade máxima de visitantes

simultâneos por sala de exposição;

● Medição de temperatura dos colaboradores e do público na entrada;

● Sinalização de distanciamento;

● Uso de tapetes sanitizantes;

● Uso obrigatório de máscaras;

● Disposição de totens e dispersers de álcool gel 70% em todos os espaços do museu.

O funcionamento do Museu de Arte Moderna é de: Quinta e sexta, das 13h às 18h | Sábado e domingo, das 10h às 18h. O acesso ao museu encerra sempre às 17h, uma hora antes do horário de fechamento.

Os ingressos são garantidos online, você escolhe o horário e reserva o ingresso para apresentar na entrada do museu. Para garantir o seu, acesse aqui.

Campanha Redescubra o Rio #redescubraorio

Campanha Redescubra o Rio de Janeiro

Sete grandes atrações do Rio de Janeiro se unem para criar a companha Redescubra do Rio, e oferecer benefícios e descontos para atrair os cariocas aps principais pontos turísticos da cidade.

A campanha Redescubra o Rio oferece ingressos com descontos de 30 a 50% em cada um dos atrativos turísticos participantes, que serão válidos para visita apenas ao respectivo equipamento. 

Para obter o ingresso da campanha, o visitante nascido ou morador de qualquer cidade do Estado do Rio de Janeiro, precisa apresentar documento oficial com foto e comprovante de residência.Os descontos valem no período de 15/8 a 15/9/2020.

Os lugares são os seguintes, e funcionarão nos seguintes horários:

  • AquaRio: De quinta a terça-feira, das 9h às 17h (Entrada até as 16h)
  • Bondinho Pão de Açúcar: De quinta a segunda-feira, das 10h às 19h (Entrada até as 18h)
  • Paineiras Corcovado: De quarta a segunda-feira, das 8h às 16:30h (Entrada até as 15h)
  • Rio Star: De quinta a terça-feira, das 10h às 18h
  • Trem do Corcovado: Todos os dias, das 8h às 16:30h (Entrada até as 15h)
  • Jardim Botânico: Segundas, das 12h às 17h; de terça a domingo, das 8h às 17h.
  • Confeitaria Colombo: De segunda a sexta 11h as 18h e aos sábados de 9h às 18h
Você pode acompanhar as atualizações nos sites oficiais, através da hashtag #redescubraorio e também aqui no blog. 

 

 

Acompanhe o avanço do Rio de Janeiro reaberto para o turismo

Antes de qualquer escolha ou decisão é importante se informar bem, por isso vou sempre atualizando essa postagem com os lugares do Rio de Janeiro reaberto para o turismo. 

Com os procedimentos especificados, fica mais fácil entender como está a situação atual na cidade maravilhosa. E com essas informações você poderá acompanhar mais de perto esse “novo normal” que vem se aplicando no turismo do Brasil e do mundo.

Clique aqui para saber mais!

Tags:

Quer mais dicas para planejar sua viagem?

Venha fazer parte da minha lista de e-mail com dicas exclusivas!

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Isa
Isa

Eu sou a Isa! Escrevo esse blog com muito carinho, compartilho informações e experiências que mostram que viajar com pouco é possível!

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *