Reabertura do turismo em Fernando de Noronha: Regras

Reabertura do turismo em Fernando de Noronha: Regras

Reabertura do turismo em Fernando de Noronha: Regras e protocolos estabelecidos para visitar a ilha em meio a pandemia do Coronavírus.

Se você está planejando sua viagem para Fernando de Noronha nesse momento de pandemia, aqui estão informações essenciais para sua viagem. Eu tinha uma viagem marcada desde o início do ano de 2020 para a ilha, depois de muitas remarcações estive lá em outubro de 2020 pessoalmente para aproveitar o paraíso e conto aqui os detalhes das novas regras e protocolos.

Em resumo você precisará estar com um exame RT-PCR negativo, feito em até 24h antes do seu embarque e com sua TPA paga. Para quem já teve o COVID as regras continuam as mesmas. Os detalhes de cada etapa eu falo em detalhes aqui na publicação.

Coronavírus e medidas de segurança para reabertura de Fernando de Noronha

Reabertura do turismo em Fernando de Noronha

A ilha de Fernando de Noronha pertence ao Estado de Pernambuco, no nordeste do Brasil. A ilha se localiza no oceano atlântico, metade virada para o continente americano e outra metade para o continente africano.

Por ser uma ilha distante e não possuir CTI, as medidas restritivas foram duras mas muito necessárias para conter o vírus em Fernando de Noronha. Ainda bem que tudo foi resolvido em tempo, desde maio não tem mais contaminação comunitária do vírus e a ilha permanece livre da COVID e servindo de exemplo a outras regiões do Brasil.

É importante lembrar que estamos em um momento delicado, e que são necessários sempre todos os cuidados porque o coronavírus ainda está aí e a vacina (está perto de acontecer) não está pronta. Então se atente a todas as instruções que deixarei aqui para você que vai viajar a Noronha e está em dúvida quanto aos detalhes e exigências

Reabertura do turismo em Fernando de Noronha

A reabertura do turismo em Fernando de Nornha se deu em duas etapas, primeiro para quem já tenha tido COVID-19, e agora a partir do dia 10/10 a ilha reabriu para todos os turistas.

Reabertura parcial

A reabertura parcial gerou muita polêmica na época, mas tudo foi feito de maneira gradativa para que pudesse ser o mais seguro possível.

A exigência para quem já tenha tido COVID é aprensentar o exame comprovando que já tenha tido a doença. A ideia inicial era poder acolher na ilha pessoas que já estivessem imune ao vírus, para evitar a sua propagação.

Reabertura total

Depois de muitos protestos e da polêmica que gerou, o Estado de Pernambuco anunciou a reabertura total do turismo na ilha de Fernando de Noronha.

Agora Noronha é para todos, mas para entrar na ilha são necessárias seguir uma série de restrições e recomendações. São justamente essas novas regras que geram dúvidas, e aqui vão as novas etapas e regras.

Novidades na Taxa de Preservação Ambiental

A TPA agora deve ser paga somente online

A Taxa de Preservação Ambiental, mais conhecida como TPA, é uma taxa que você paga por dia de permanência na ilha.

Antes a taxa poderia ser paga ao desembarcar no aeroporto, procedimento que não está mais sendo aceito. Os pagamentos devem ser feitos online, e a novidade é que você pode pagar também pelo cartão de crédito! (Antes os pagamentos onlines só poderiam ser feitos por boleto).

Leve a impressa ou digital a sua TPA, e esteja com ela em lugar acessível ao desembarcar no aeroporto. Depois da comprovação da sua testagem, você vai usar esse QR Code da foto para passar pela catraca.

Comprovação de testagem para a COVID-19 ao entrar na ilha

Uma nova regra e fundamental nesse momento de reabertura do turismo em Fernando de Noronha: Teste RT-PCR em até 24h antes do seu embarque.

O teste precisa ser realizado em até 24h antes do seu embarque, e você precisa da comprovação do teste, ou do seu resultado para entrar na ilha.

Alguns detalhes que podem gerar dúvidas:

Meu resultado não saiu em tempo:
Se você fez o teste, mas o resultado só vai sair em 48h depois, você precisará ficar em quarentena até que o resultado esteja disponível. Mesmo com o teste feito, você só estará liberado para passear na ilha quando o resultado estiver pronto e der negativo, até lá você fica de quarentena na pousada.

Em quarentena na ilha:
Ao passar pela triagem e te informarem que você precisa ficar em quarentena, vão salvar os seus dados e te identificar com uma pulseira no pulso. Na pulseira estará escrito: Em quarentena. Você não pode sair da sua pousada, e suas refeições deverão ser entregues por delivery.

Eu já tive COVID, quais são as regras?
Nesse caso segue valendo a apresentação do exame comprovando que já teve a doença. O RT-PCR, com mais de 20 dias da data do embarque, ou o sorológico, com menos de 90 dias da viagem.

Cheguei com o resultado negativo em mãos, tudo certo?
Sim, seu resultado do RT-PCR feito em até 24h antes do embarque com resultado negativo você está pronto para entrar. Vai passar pela triagem que vai ver o seu exame e te orientar sobre o exame que você precisará fazer na própria ilha posteriormente.

Regras da reabertura do turismo em Fernando de Noronha

Medidas restritivas na ilha

Para uma reabertura segura da ilha de Fernando de Noronha, algumas novas regras foram estabelecidas para você cumprir na sua estadia. Vamos a elas:

Uso do Aplicativo DyCovid

Este aplicativo funciona basicamente para monitorar as aglomerações e contato com pessoas infectadas. Para estar na ilha você precisa ter esse app instalado, assim auxilia no monitoramento e controle.

Eu recomendo que você já chegue na ilha com o aplicativo instalado, isso porque a internet lá não é muito boa e o donwload pode ser muito demorado por lá. Ao desembarcar não verificaram se eu tinha o app instalado, porém essa é uma determinação para a estadia na ilha.

Uso obrigatório de máscara

Essa é uma regra da qual já estamos acostumados, mas não custa nada reforçar: Você precisa usar máscara nos lugares públicos e fechados. A não-ultilização é passível de multa, então fique atento!

Distanciamento social

Distancimento social é a palavra-chave, então evite aglomerações e dê preferência a lugares ao ar livre. Fazer sua parte é muito importante.

Realizar novo(s) teste(s) na ilha

Por último uma regra muito importante para controlar o COVID nesse momento de reabertura do turismo em Fernando de Noronha. A cada cinco dias que você permanece na ilha você precisa realizar o teste (que é gratuito) disponibilizado pelo Estado de Pernambuco.

Caso você fique menos de 5 dias na ilha ainda assim vai precisar fazer o teste, com a testagem feita você recebe o cartão verdinho de “liberado” que vai te permitir sair da ilha e embarcar no avião.

O resultado desses testes é enviado para você pelo contato de telefone que você deixa no seu registro ao fazer o exame. Com esse resultado o controle é feito com muito mais eficácia, mantendo assim a COVID longe de Noronha. Abaixo vou trazer alguns detalhes desse procedimento.

Testagem para COVID-19 realizada na Ilha de Fernando de Noronha

Cartões de liberação: Necessários para entrar e sair da ilha

Vamos a alguns detalhes dos testes que serão realizados na ilha, bem como os locais e horários para fazê-los.

Frequência da testagem

A cada 5 dias de permanência na ilha você deve se dirigir a um dos locais de teste para realizar o seu exame. Isso quer dizer que se você ficar na ilha do dia 20 ao 25 você deve se dirigir ao posto no dia 25 para realizar o seu exame.

Locais e horários de teste na Ilha

São dois locais para você fazer o teste, o primeiro é ao lado do aeroporto e o segundo fica no centrinho de Fernando de Noronha na Vila dos Remédios. Os horários de funcionamento que recebi no aeroporto vou compartilhar aqui com vocês, assim podem se planejar melhor:

PSF:  Funcionamento de 9h a 12h de segunda a domingo.
Aeroporto: Funcionamento de 13h as 16h de quinta a terça.

Liberação para saída da ilha

A liberação é feita mediante ao exame feito, na hora da testagem a agente de saúde vai entregar o seu cartão verde de liberado para a sua saída da ilha. É somente com ele que você consegue sair, então se antecipe e não deixe para fazer o seu exame em cima da hora.

Onde fazer exame RT-PCR em 24h?

Essa é uma dica bônus, mas que pode ajudar muito a você que está planejando sua viagem. O ideal para aproveitar o máximo de Fernando de Noronha é chegar na ilha com o resultado já pronto do seu exame, assim não precisa ficar de quarentena e já pode aproveitar a viagem.

Eu moro da cidade do Rio de Janeiro, depois de muito pesquisar, encontrei um laboratório incrível onde fiz o meu exame e o resultado saiu no mesmo dia!

Vou deixar o contato aqui caso você seja da minha cidade e esteja precisando fazer o seu exame RT-PCR com resultado em até 24h para aproveitar a ilha.

O meu exame custou R$300 por pessoa, esse exame é aquele que o agente de saúde coloca um cotonete no seu nariz alcançado até a garganta. É um exame um pouco incômodo, mas não é dolorido.

Aqui vão os dados do laboratório para exame RT-PCR no Rio:

Laborlife diagnósticos
WhatsApp: 21970119086

Site: laborlife.com

O que fazer em Fernando de Noronha em 5 dias: Roteiro

Fernando de Noronha o que fazer e quanto custa viajar?

Se você encontrou essa publicação é porque justamente está planejando sua viagem para a ilha, ou mesmo já está com a viagem marcada.  

Caso precise de um roteiro para conhecer um pouco de Fernando de Noronha, acesse o meu guia completo com todas as informações que você vai precisar: Informações sobre a ilha, taxas, aeroporto, transporte, alimentação, hospedagem, dicas e o valor total dessa viagem.

O roteiro de 5 dias em Fernando de Noronha está disponível aqui no blog, acesse: Fernando de Noronha o que fazer e quanto custa viajar?

Reabertura do turismo em Fernando de Noronha - Salve no Pinterest!

Tags: |

Quer mais dicas para planejar sua viagem?

Venha fazer parte da minha lista de e-mail com dicas exclusivas!

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Isa
Isa

Eu sou a Isa! Escrevo esse blog com muito carinho, compartilho informações e experiências que mostram que viajar com pouco é possível!

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *