Passaporte: um passo a passo para aprender como tirar o seu

Passaporte: um passo a passo para aprender como tirar o seu

Se você está aqui é porque quer saber como tirar um passaporte. E se você quer tirar um passaporte é sinal de que boas coisas você planeja! 
Vou te mostrar nesse post um passo a passo de como tirar o seu passaporte dividindo o processo em: pré, durante e pós.

Passaporte, o que é?

10 itens essenciais para uma viagem internacional
Segundo do dicionário é: “Documento pessoal e intransferível, emitido pela autoridade de um Estado para o livre trânsito de seus nacionais no país que lhes admite o ingresso em seu território”. Esse é o seu “documento de identidade” fora do Brasil, é através dele que as autoridades estrangeiras vão te reconhecer. 
 
Você precisa de um passaporte para ingressar em países que não fazem parte do Mercosul (Mercado Comum do Sul que é uma integração entre países sulamericanos, saiba mais aqui). Com o passaporte em mãos você consegue conhecer novos destinos e colecionar os tão famosos carimbos de visto.
 

Passo a passo de como tirar um passaporte

Como tirar um passaporte?

Eu tirei o meu passaporte no início de 2018 e achei o processo bem tranquilo, na verdade bem mais fácil do que me parecia ser. Eu procurei várias informações na internet para me ajudar a tirar o logo o passaporte, pois eu já tinha uma viagem marcada e estava com medo da agilidade da Polícia Federal
Para mim ficou mais fácil entender com as etapas separadas em: Pré, durante e pós. 

Pré: É todo o processo preparatório até ter o seu pedido de fato protocolado para conseguir gerar o passaporte.

Durante: A parte do processo que a polícia federal já recebeu seu pedido e pagamentos, logo com isso você já está com o pedido de fato em tramitação.

Pós: Essa é a última etapa que inclui somente buscar o passaporte já pronto. Com isso você já pode embarcar e curtir sua viagem!

 Com essas 3 etapas definidas, vamos aos 6 passos para tirar um passaporte.

Etapa PRÉ

1 Separar os docs

Você vai precisar deixar uns documentos já separadinhos, principalmente porque vai usá-los na hora de fazer o cadastro no site da Polícia Federal. Os documentos são:

– Algum documento de identificação(RG, CNH ou Carteira de trabalho) 

 – CPF 

 – Certidão de Casamento 

É importante frisar a questão da certidão de casamento, leve se você tiver mudado o nome ou não. Eu vi uma senhora com o nome mudado que teve que agendar outra visita pois a certidão de casamento era obrigatória.

Eu não mudei meu nome, mas levei mesmo assim para conferirem na hora.

2 Fazer o Cadastro

No site da Polícia Federal você vai fazer o seu cadastro, os dados você ja terá em mãos pois os documentos já foram separados anteriormente.

O formulário é bem simples.

3 Gerar o boleto e pagar

Com o fim do preenchimento dos dados, será gerada uma GRU, que eu mais conheço como boleto. Com esse boletinho em mãos você pode pagar em qualquer banco ou lotérica, o valor é salgado custa R$257 😮

Depois é só aguardar o pagamento ser reconhecido pelo sistema, falta pouco pra tirar seu passaporte!

Etapa DURANTE

4 Agendar a data

Com o boleto pago você finalmente tem acesso ao sistema para agendar o dia da sua ida à Polícia Federal. Você pode escolher a agência nas opções oferecidas pra sua cidade, lá consta a data de disponibilidade também. Eu consegui agendar o meu bem rápido, já na semana seguinte estava marcado.

5 Ir na data agendada

Vá à PF na data e hora marcadas, você será atendido e serão solicitados todos os documentos da etapa 1. Uma coisa MUITO importante é levar o boleto comprovante do seu pagamento/agendamento. Eu esqueci o meu e tive que me virar nos 30 pra tirar uma segunda via.

Chegando lá é só perfumaria, munido dos documentos listados vai dar tudo bom. Vão tirar suas fotos e preencher os seus dados! Você vai receber um número de protocolo do seu pedido.

Etapa PÓS

6 Pós: Fazer a retirada do passaporte

O prazo para entrega no site da Polícia Federal é a partir de 6 dias úteis, mas fique tranquilo! Eles te notificam por e-mail quando o passaporte está pronto.

Leve seu documento de identificação para buscar o seu passaporte, e lembre: só você pode retirá-lo.

Bônus: Mantenha o seu passaporte protegido!

Depois de um trabalhão desses (e da grana investida) pra tirar um passaporte, o ideal é fazê-lo durar os 10 anos de validade que ele tem. 

Para deixar o seu passaporte protegido dos incidentes da vida compre uma capinha de passaporte para ele. O dinheiro investido é nada comparado ao valor que você pagaria na segunda via, acredite! 

Esse modelinho está disponível na Loja Virtual Dá para viajar?

Já acessa aqui e compra o seu! Leitores do blog têm 7% de desconto, use o código BLOG no carrinho de compras e aproveite 😉

Está planejando sua viagem para o para fora do Brasil

Com esse link você ganha R$179,00 de desconto pelo Airbnb, caso não seja cadastrado ainda.

Viaje tranquilo e pague pouco por isso! Garanta o seu seguro viagem com a Seguros Promo! Reserve com esse link e ganhe 5% de desconto!

Para maiores dúvidas sobre comente aqui, ou entre em contato 🙂

Vamos falar mais de viagem?

Tags: | | |

Sobre o Autor

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *