Se você está buscando o que fazer em Boa Vista confira a minha experiência na capital de Roraima e veja um lado diferenciado do turismo.
Dediquei 3 dias para conhecer um pouquinho de Roraima, no extremo norte do Brasil e agora compartilho com vocês detalhes da minha viagem para conhecer Boa Vista. Então aproveite o roteiro e as indicações para planejar sua viagem ao destino.
Boa Vista Roraima – Mapa
Roraima é o último Estado do Brasil, faz fronteira com a Venezuela e também a Guiana. A capital Boa Vista tem dois terços da população do Estado, com quase 500mil habitantes.
Pela localização distante muitos não conhecem esse Estado incrível do Brasil, mas aqui nessa publicação quero te contar com mais detalhes para você planejar sua próxima ida ao destino.
Onde se hospedar em Boa Vista RR
Para estar bem localizado na cidade é bem tranquilo, já que as principais opções de hospedagem ficam ali pelo centro e imediações. Oque fica de dúvida nesse caso é optar de acordo com o preço, como o meu orçamento de viagem estava bem baixo reservei opções econômicas na cidade.
Uma diária em um Hotel super antigo e extremamente simples, e em um hostel de quarto compartilhado mas bem mais aconchegante. Esse relato completo está disponível aqui nesse post: Opções de Hostel e Hotel em Boa Vista RR.
O que fazer em Boa Vista em 1 dia (roteirinho)
CITY TOUR
Mercado municipal
Parque Anauá
Monumento aos imigrantes
Orla de Taumann
Mirante do Parque Rio Branco
Parque Rio Branco
Monumento aos garimpeiros
Catedral de Boa Vista
Portal do Milênio
Letreiro da cidade
Praça das águas e a “dança das águas”
Esse foi o meu roteiro de dia na cidade, pela manhã fiz um City Tour com a agência MA – Turismo das estrelas, com eles visitei todos esses pontos pela manhã.
Já a tarde, depois do almoço, fiz esses passeios à pé na cidade. Se você está procurando oque fazer na cidade, vale a pena salvar esse roteirinho para aproveitar o destino.
Boa Vista Roraima pontos turísticos
Alguns dos pontos turísticos que elenquei aqui acima nesse roteirinho, vou trazer em detalhes para que vocês possam conhecer mais deles.
Mercado Municipal
O mercado municipal foi nossa primeira parada, não é um mercado tão turístico se comparado com outros destinos, mas dá para encontrar muitas lembrancinhas locais – eu já aproveitei para garantir meus chaveiros de viagem.
Uma boa pedida de parar no mercado pela manhã, é poder garantir o café da manhã local provando o famoso x-caboquinho. A receita é super local e inclui tucumã, banana e pão, tem também a versão com tapioca que vale muito a pena provar.
Parque Anauá
Esse é o maior parque de lazer da região Norte, com 106 hectares. Pelas dimensões você pode encontrar grandes eventos ali abertos ao público. Um espaço não tão turístico, mas com certeza uma opção de lazer importante aos cidadãos de Boa Vista.
Orla de Taumann
A Orla é um ponto característico da cidade, que fica na margem do Rio Branco e pode ser visitada tanto de dia quanto de noite.
De dia você pode apreciar a vista e aproveitar as atrações que ficam no entorno, já de noite como têm vários barzinhos dá para aproveitar a animação e a música ao vivo que rola por lá.
Monumento aos Imigrantes
Ainda pertinho da Orla você vai chegar nesse famoso monumento, que representa uma homenagem aos imigrantes que fundaram e formaram a cidade de diferentes etnias.
Mirante do Parque Rio Branco
Essa foi uma parada incrível do City Tour, uma vista 360 de Boa Vista a partir da Orla de Taumann, com o majestoso Rio Branco de fundo nessa paisagem linda.
Lá no mirante você tem uma vista panorâmica da cidade, e ainda pode se arriscar no chão transparente para ver a paisagem e fazer umas fotos! Dá um friozinho na barriga, mas é uma experiência bem bacana.
Parque Rio Branco
Esse é um registro do parque visto de cima, essa construção e revitalização é recente. Um esforço da prefeitura em trazer mais espaço de lazer na cidade e também atrair turistas, o parque funciona mais a noite e é de entrada gratuita.
Monumento aos garimpeiros
Para quem não sabe, Boa Vista foi uma região de garimpos, tendo como auge o período do “milagre amarelo”. E esse monumento que representa um homem garimpando, foi uma homenagem feita aos que trabalharam e contribuíram para o desenvolvimento da cidade.
Catedral de Boa Vista
A Catedral é um patrimônio tombado, devido a sua importância para Boa Vista. Sua arquitetura chama atenção, um estilo de construção futurista com as bordas arredondadas e vitrais belíssimos.
Se por fora ela já chama atenção, por dentro é bem interessante de conhecer a amplitude e sua acústica.
Portal do milênio
Esse portal fica na Praça das águas, foi construído na virada do milênio para compor o espaço de lazer da região, e smbolizar a virada de milênio.
Letreiro da cidade
Ainda na praça você pode aproveitar para fazer as tradicionais fotos do letreiro “Eu amo Boa Vista”, é o clichê de todo turista e merece o clique.
Praça das águas
A praça das águas é um lugar para você conhecer de dia e também de noite, mas principalmente para contemplar o festival dos chafarizes que dançam e são iluminados de acordo com a música.
É um verdadeiro festival de águas dançantes, bem diferente de tudo que já vi nesse sentido! Na praça tem as caixas de som que emitem a música, e a sincronia dos chafarizes dão o tom da beleza. Estive lá às 19h para ver essa beleza de pertinho e me encantei.
O que fazer em Boa Vista e arredores (guiana, venezuela, tepequem)
Se você está pesquisando o que fazer em Boa Vista, uma das opções é unir com viagem internacional, já que o Estado de Roraima faz fronteira com a Venezuela e Guiana.
Mesmo que não seja uma viagem de muitos dias, você consegue fazer um bate e volta rápido e conhecer um pouquinho das cidades fronteiriças. Para você ter uma ideia, de Boa Vista para Lethem (na Guiana) são mais ou menos 1h30 de carro! Vale pesquisar com agências para aproveitar.
Mas falando de Brasil, um ponto turístico que super recomendo em Roraima é a Serra do Tepequém! Esse é um lugar lindo no Estado e com uma magia especial. Estive lá por um final de semana, e deixei aqui registrada essa viagem, para você vocês conferirem: “O que fazer em Tepequém em 2 dias“.
Quanto custou a viagem para Roraima (3 dias)
Roraima é um Estado super especial pra mim, principalmente depois dessa viagem que me mostrou mais da história dos roraimenses, das belezas locais e também da hospitalidade dessas pessoas queridas.
Em 3 dias de viagem foram gastos ao todo R$1.132 para 1 pessoa, já que essa foi uma viagem solo. Você vão reparar nos detalhes dos gastos que a passagem de avião saiu muito em conta, eu fiz o trecho Recife x Boa Vista mas usei umas milhas que tinha sobrando para abater no valor.
Lembrando que esse valor inclui todos os meus gastos, tanto de vôos, transporte, passeios, hospedagem e mais…
Para ver os gastos em detalhes você pode baixar a minha planilha de gastos que está disponível aqui no link. É só ativar essa mensagem para receber automaticamente no celular 🙂
Comentários