O que fazer em Curitiba em 3 dias

O que fazer em Curitiba em 3 dias

O que fazer em Curitiba em 3 dias é a pergunta do viajante que está para fazer uma bela viagem na cidade.

Eu também me perguntei isso uns meses atrás quando estava planejando minha viagem de 3 dias à Curitiba. Consegui montar um roteiro bem bacana, e conheci vários lugares incríveis em Curitiba.

Por isso estou disponibilizando o meu roteiro aqui online para te ajudar na sua viagem também. Além disso tem outras informações referente à viagem que podem te ajudar também!

Tem informações de locomoção, alimentação e hospedagem pela cidade. Sem falar que no final do post tem a minha planilha de gastos nessa viagem, você pode ver os detalhes dos valores e planejar o orçamento da sua ida à Curitiba!

Curitiba tem muitas opções de passeios, e muitos deles gratuitos. Então aproveite bem o post, ele tem muita informação boa para você!

Como ir do aeroporto de Curitiba ao centro da cidade

Como ir do Aeroporto de Curitiba ao Centro

Chegando na cidade através do aeroporto você vai desembarcar na cidade de São José dos Pinhais, que fica localizada na região da grande Curitiba.

É isso mesmo, o aeroporto de Curitiba não fica na cidade de Curitiba. Mas para curtir os seus dias na cidade é importante chegar nela, não é mesmo?

Eu elenquei 3 opções de transporte que apresentam o melhor custo benefício para sair do Aeroporto:

  • Ônibus Executivo
  • Ônibus comum
  • Carro particular de aplicativo
Aqui no blog tem um post completo te mostrando os prós e contras de cada um, inclusive tem os valores e horários dos ônibus comuns. Então já acessa o post aqui e confere em detalhes a sua locomoção para a cidade.

Onde se hospedar em Curitiba

Quase três anos atrás também desembarquei em Curitiba com meu esposo. Fizemos uma viagem completamente diferente dessa, na última vez fizemos um pequeno mochilão pelo sul do Brasil.

Esse mochilão estava incluso algumas cidades do Paraná e de Santa Catarina, até destino internacional tivemos nessa trip! Tudo bem diferente dessa viagem de agora, que por ser menos corrida conseguimos aproveitar mais Curitiba.

Oque tivemos em comum dessa e da outra viagem, foi estarmos hospedados pelos Airbnb. A proposta da plataforma é muito boa, e assim conseguimos estar bem hospedados por um ótimo custo benefício.

Eu sempre uso Airbnb, ainda mais quando preciso economizar né? Você já ouviu falar no Airbnb? Aqui no blog tem um post completo falando sobre a proposta e ainda tem 8 dicas para você experimentar também!

Ficamos hospedados bem no centro de Curitiba, a duas quadras da Praça Tiradentes. Era um prédio residencial e alugamos uma kitnet só para nós dois. Economizamos bem com transporte, já que ficamos tão bem localizados. 

Onde comer em Curitiba

Onde comer em Curitiba? Tem cafézinho também

Essa foi uma viagem que deixamos para comer na cidade, mesmo ficando no Airbnb optamos por não cozinhar. Na verdade o máximo que fizemos foi garantir mantimentos para o café da manhã ou lanches.

Então fizemos nossas refeições pela cidade, e quero apresentar algumas das nossas opções:

  • Speciale restaurante
  • Coffeterie Cine Passeio
  • Subway posto dois irmãos
  • Don Siciliano restaurante
  • Café do Mercado
  • iFood
No post Onde comer em Curitiba você encontra detalhes sobre esses estabelecimentos, tanto a minha impressão do local e da comida como também dos valores.

 

O que fazer em Curitiba em 3 dias

Tem muito o que fazer em Curitiba em 3 dias, a cidade é repleta de atrações bem baratas ou até mesmo gratuitas. Vou deixar aqui listado as opções que conhecemos nessa viagem de 3 dias.

Parque Tanguá

Parque Tanguá

O parque é um dos queridinhos dos curitibanos e dos turistas também, essa foto é um ícone do parque e merece o registro.

O parque tem um lindo jardim em homenagem a Potty Lazaroto, o jardim foi construído posteriormente e eterniza a imagem dessa figura curitibana.

O parque é bem bonito e muito bem cuidado, lá dentro você tem a opção de uma cafeteria e também um deck com um restaurante que serve refeições no local.

Curitiba é repleta de parques, algo que é ótimo. Um espaço para descansar e apreciar, e o melhor: Todos passeios gratuitos 🙂

O parque está aberto todos os dias é funciona de 8h às 18h.

 

Ópera de Arame

O que fazer em Curitiba em 3 dias? Ópera de Arame

Ópera de arame é somente o nome do Teatro onde acontecem espetáculos, mas muitos turistas (inclusive eu rs) conhecem o todo pelo nome Ópera de Arame.

Mas na verdade o nome da totalidade do espaço é Parque das Pedreiras, que é uma unidade de conservação ambiental. E além da própria ópera, o parque outras atrações , como por exemplo:

  • A Pedreira Paulo Leminski
  • Palco Flutuante(Vale da música)
  • Exposição Terra Mater
  • Caminho da mata
  • E em breve um Teleférico!
O espaço na totalidade é lindo, aconchegante e muito lindo! O palco flutuante com instrumental ao vivo dá um toque todo especial ao lugar. Eu amei de verdade!
O espaço abre de Terça a domingo das 10h às 18h. A entrada é paga é custa R$10 a inteira e R$5 a meia.

Igreja da Matriz

Igreja Matriz

A linda construção em neogótico chama a atenção em pleno epicentro Curitibano. A igreja é mais conhecida como da Matriz de Curitiba, porém ela se chama Catedral Basílica Menor de Nossa Senhora da Luz do Pinhais.

Conhecemos a igreja com o nosso guia Gabriel, que conhecemos no Airbnb e ouvimos muito das histórias da igreja. A igreja fica em frente ao marco da cidade e tem uma grande importância histórica para a cidade.

Uma informação importante é que uma vez no mês a igreja abre visitação guiada e gratuita ao público. Para se inscrever e participar, você precisa acessar o site da igreja e se inscrever, acesse aqui.

Largo da Ordem

Ao atravessar o túnel do centro de Curitiba para o Largo da Ordem, você se sente em outro momento da história. A arquitetura é diferente da anterior, e ali no largo da ordem você pode se imaginar a uns séculos atrás da história de Curitiba.

O Largo da ordem era um local de passagem, um antigo centro da cidade (quando nem era estabelecida como cidade oficialmente) que servia como local de passagem.

No largo você vai encontrar um poço bem no centro, que era o espaço de parada e reabastecimento de água (das pessoas, dos animais…) e que readaptado existe até hoje.

Casa Romário Martins

O que fazer em Curitiba em 3 dias?

Essa casa é o último exemplar da arquitetura colonial portuguesa no centro de Curitiba. É um espaço artístico que abriga diversas exposições que promovem arte e cultura e a história da cidade.

Na casa pudemos apreciar uma exposição que falava da presença negra na história da cidade, mostrando a importância e a expressividade da etnia no cidade de Curitiba.

As exposições vão mudando sazonalmente, mas sempre falando da história da cidade. 

O local abre de terça à domingo e a entrada é gratuita. De terça à sexta funciona das 9h às 18h e sábados e domingos das 9h às 14h

 

Memorial de Curitiba

O memorial é um espaço moderno, concebido não só para contar a história da cidade mas para continuar fazendo a história local.

Além das exposições artísticas, históricas e culturais o espaço promove eventos locais e está aberto à eventos para a interação social dos curitibanos.

Abriga eventos, dispõe de salas e auditórios para eventos e projetos. A entrada é gratuita e você pode agendar visitas mediadas através do contato: [email protected]

O espaço está aberto de terça à domingo e a entrada é gratuita.

 

Centro Cultural Solar do Barão

O que fazer em Curitiba em 3 dias? Solar do Barão

Esse espaço foi residência do Barão do Serro Azul, que foi uma figura muito importante para a cidade e o Estado do Paraná. O Barão foi um grande empresário, o maior exportador de Erva Mate do Brasil.

A história do Barão perpassa muito pela história paranaense, Ildeofonso Pereira era o nome do Barão que além de empresário também foi político e teve uma morte trágica devido ao seu envolvimento na revolução federalista.

O casarão do Barão hoje é um espaço cultural que abriga salas de exposição, com artistas nacionais e internacionais. A casa do Barão foi tomada pelo exército e transformada em um quartel, onde construíram um prédio anexo.

Para quem quiser conhecer mais da história desse grande homem paranaense, fica a indicação do filme “O preço da paz” de 2003 que mostra mais da história brasileira e de Ildeofonso Pereira.

O solar do Barão funciona de terça à domingo e sua entrada é gratuita.

 

Museu Paranaense

Museu Paranaense

Esse é um museu imperdível na cidade de Curitiba, eu confesso que não esperava que fosse tão grande e abrangesse tanto da história. Mas ele traz muito detalhes, desde o homem Sambaqui até conflitos e contextos mais recentes.

Ele conta do papel dos índios na história do Parana, e identifica as diferentes etnias dos nativos. Conta da chegada dos colonizadores e também das diferentes etnias que compoem a história Paranaense.

É um espaço para entender mais da história do estado, e a sua formação. Além das exposições o espaço também abriga cursos, palestras, debates e atividades.

O museu funciona de terça à sexta das 9h às 17h30  e sábados domingos e feriados das 10h às 16h. A entrada é gratuita.

Museu Ferroviário

Museu Ferroviário

Das informações que encontrei na internet, eu pensei que era somente um museu. Não sei se procurei pouco ou estava desatenta(rs) mas esse “museu” é onde fica o Shopping Estação literalmente dentro.

O Shopping estação é onde ficava a antiga estação de trens, algumas partes estão preservadas para que possa remeter a antiga estação. Não vimos um museu “tradicional” com exposições e explicações, mas ainda assim vale a pena.

E vale a pena para conhecer mais da história desse espaço, e principalmente para “andar” no Expresso Estação que é um trem de realidade virtual que conta mais da locomotiva e da história da ferrovia no Paraná.

Esse passeio é gratuito e vale muito a pena fazê-lo, achei bem dinâmico e divertida a apresentação. Sem contar que você estará dentro de um shopping… Você pode casar o seu passeio com o horário de almoço por exemplo.

Mercado Municipal

Mercado Municipal

Gosto muito de visitar os mercados municipais das cidades que conheço, lá consigo ver um pouco da dinâmica da cidade.

Nesse caso se trata de um mercado com muita variedade e não vende só frutas ou verduras, mas produtos de todo tipo. Tem uma grande variedade e é um espaço bem organizado.

No segundo andar você encontra uma praça de alimentação com uma variedade de restaurantes. Também é uma boa opção para conhecer em um horário de almoço e aproveitar para fazer uma refeição por lá.

O mercado funciona todos os dias, mas em diferentes horários:

-2ª feira, das 8h às 14h;
-3ª feira a sábado, das 8h às 18h;
-Domingo, das 8h às 13h. Praça de alimentação até ás 15h.

Mais informações no site oficial da Prefeitura de Curitiba.

 

Jardim Botânico de Curitiba

Jardim Botânico

Esse é um ponto que não pode faltar no seu roteiro de o que fazer em Curitiba em 3 dias. Isso porque essa belezinha é o maior símbolo da cidade, um grande cartão postal e referência de Curitiba.

O parque abriga uma linda estufa inspirada no Palácio de Cristal de Londres, além de um exuberante jardim inspirado em jardins franceses.

A entrada é gratuita e você pode conhecê-lo todos os dias da semana, de 6h às 19h.

Passeio em Morretes

Morretes

Para fechar com chave de ouro o seu roteiro de três dias um Curitiba, faça um passeio nos arredores como por exemplo na pacata Morretes.

A cidade está a pouco mais de uma hora da capital Curitiba, Morretes é uma pequena cidade porém carrega muito da história do Estado. A ferrovia que passa pela cidade é um retrato disso.

Você pode conferir um post completo no blog falando do passeio de Trem em Morretes e um bate e volta com atividades na cidadezinha de Morretes para você . Com informações para você complementar o seu roteiro e aproveitar um passeio inesquecível de trem.Tem um 

Gastos totais em Curitiba

Estamos chegando ao fim do nosso roteiro de o que fazer em 3 dias em Curitiba, certo? Mas não antes de falarmos dos gastos dessa viagem, isso porque você precisa planejar sua viagem para lá também!

Algumas considerações antes de falar do valor final é destacar que comida e hospedagem na cidade são muito baratas. E nesse caso a nossa hospedagem saiu de graça devido ao bônus que eu tinha no Airbnb.

Depois dá uma lida com carinho no post sobre a plataforma do Airbnb, ao se cadastrar você recebe um link exclusivo seu. Indicando o seu link para os amigos você pode ganhar bônus também para se hospedar de graça!

Nessa ida à Curitiba, também aproveitamos a cidade de Florianópolis. Os detalhes, gastos e roteiro completo você vê em um próximo post.

Foram 3 dias de passeios na cidade de Curitiba, e todos os nossos gastos (incluindo a passagem de avião) se totalizaram em R$1.173 para duas pessoas, ou seja o gasto por pessoa foi de R$586,5

A planilha com todos os meus gastos nessa viagem estão disponíveis para você baixar, assim fica mais fácil se basear nos meus gastos para planejar o orçamento da sua viagem também!

Para baixar a planilha é só inserir o seu nome e email abaixo, que você receberá automaticamente no seu email!




Gostou do roteiro de o que fazer em Curitiba em 3 dias? Salve no Pinterest!

O que fazer em Curitiba em 3 dias

Tags:

Quer mais dicas para planejar sua viagem?

Venha fazer parte da minha lista de e-mail com dicas exclusivas!

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Isa
Isa

Eu sou a Isa! Escrevo esse blog com muito carinho, compartilho informações e experiências que mostram que viajar com pouco é possível!

    0 Comentários

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *