O que fazer em Morretes: Um bate e volta econômico

O que fazer em Morretes: Um bate e volta econômico

O que fazer em Morretes num passeio rápido de bate e volta?

Aqui nesse post estão algumas das opções que você pode fazer num passeio rápido pela cidade de Morretes. Quando eu fiz esse passeio na cidade, foi justamente para andar de trem pela Serra Verde Express.

Já adianto que andar de trem em plana mata atlântica foi incrível! Muitas pessoas que vão à cidade têm a intenção de justamente realizar um passeios desses pelo litoral Paranaense.

O meu caso não foi diferente, e vou te mostrar aqui no post os nossos passeios por Morretes enquanto não pegamos o nosso trem.

Onde fica Morretes?

Morretes é uma pequena cidade do Estado do Paraná. Por estar localizada na região litorânea do Estado, ganhou uma grande importância por estar mais próxima da região portuária.

Não é à toa que a ferrovia passa por lá e dá esse destaque importante para a cidade.

Indo de carro você faz o trajeto Curitiba Morretes em aproximadamente 1 hora, é uma cidade bem perto de Curitiba por isso torna um bate e volta na cidade algo super atrativo. 

Por isso trago aqui nesse post opções de o que fazer em Morretes, aproveite!

Como chegar em Morretes?

Algumas opções para você chegar em Morretes e fazer os seu tour pela cidade!

Ônibus: A linha de ônibus que faz esse trajeto é operada pela empresa Graciosa. Em outra viagem eu já usei os serviços da empresa e não tenho oque reclamar. Você pode comprar suas passagens pelo site da própria empresa, o trecho custa R$27,94.

Carona: Essa também é uma opção bem requisitada, já que você consegue economizar bastante. Para caronas, eu uso o app Bla Bla Car e falo mais um pouco sobre ele aqui no blog. 

Trem: O próximo post será dedicado exclusivamente a dar detalhes sobre o passeio de trem feito pela Serra Verde. Mas leve em conta que a partir de R$26 você consegue fazer o trecho Curitiba x Morretes.

Transfer: Você pode conseguir tours e serviços de transfer direto em empresas, eu fiz o transfer em uma van na ida para Morretes, e na volta vim de trem! Isso porque comprei um pacote que incluía esses dois deslocamentos, algo que vou detalhar no próximo (e super completo) post!

O que fazer em Morretes?

Morretes é uma cidade pequena, mas oque ela possui de pequena possui de graciosa. Por todo canto você vê uma linda e aconchegante paisagem.

Você pode estender os seus dias na cidade, aproveitar para descansar e explorar mais um pouco.

Mas nesse post quero te mostrar o que fazer em Morretes num bate e volta então será um momento mais curto para conhecer um pouquinho da cidade.

 

Igreja Matriz

Igreja de Morretes

A Igreja Matriz fica bem no centro histórico da cidade, e como Morretes não é tao grande você vai acabar passando pela igreja.

Ela fica numa parte mais altinha da cidade, então por mais que você não tenha curiosidade de conhecê-la por dentro, suba as escadas para apreciar a cidade com uma vista mais ampla.

Parque temático HISGEOPAR

hisgeopar

Este é um parque temático que mostra a história e a geografia do Paraná em uma grande maquete com cronograma histórico.

O parque foi recém inaugurado, estivemos lá em dezembro de 2019 e entramos gratuitamente para o passeio.

A visita é guiada, um mediador vai contando toda a história do Paraná que está recortada ali naquela maquete. Tem vários momentos do Estado, seu desenvolvimento e conflitos também.

É uma maquete com vida e movimentos, inclui também a importante estrada de Ferro do Estado. O parque fica bem na entrada da cidade e a visita é super recomendada!

É uma opção nova de o que fazer em Morretes! 

Praça central

o que fazer em Morretes

Essa praça é um ponto de referência importante para quem chega na cidade, principalmente se você vai fazer o passeio de trem da Serra Verde Express. Já que de frente à praça saem os trens rumo à Curitiba.

Além disso ali é um espaço mais central da cidade, inclusive a prefeitura de Morretes fica ali de frente. 

 

Centro histórico

o que fazer em Morretes

A cidadezinha é uma graça, as construções e ruas de paralelepípedos são todo um charme e um ar de volta ao tempo.

O centro é pequeno é você consegue explorar à pé tranquilamente. Você vai encontrar casas em estilo colonial e também patrimônios históricos locais.

Margens do Rio Nhundiaquara

o que fazer em Morretes

O Rio que corta boa parte da cidade faz parte dos principais registros e cartões-postais da cidade. Isso porque é cercado de verde e construções que dão todo um charme para a cidade.

Eu e meu esposo paramos um pouquinho às margens do Rio para admirar as belas paisagens que nos cercavam. Recomendo também que levem um repelente hahahah

Uns 30 minutinhos que parei por ali e já fui atacada por mosquitos, então leve o seu para poder aproveitar em paz 🙂

Prove o Barreado

o que fazer em Morretes

O barreado está no top 1 das experiências gastronômicas da cidade, e com certeza precisa estar na sua lista de o que fazer em Morretes.

Segundo o Wikipédia, esse é um prato de origem Açoriana que tem mais de 300 anos. A receita por ser simples de preparar, baixo custo e muito nutritiva continua firme e forte no cardápio dos Paranenses.

 

Passeio de Trem em Morretes

Morretes

Uma das maiores atrações da cidade, o passeio de trem é uma grande oportunidade de conhecer uma linha de trem que data o século retrasado, porém esbanja uma construção de grande evolução tecnológica.

Além de ostentar toda essa evolução vide o ano de inauguração 1885, também tem vistas de tirar o fôlego em meio à mata atlântica.

O passeio dura 4h15 e existem vários tipos de passeios, vagões e valores.. Você pode apreciar toda essa vista e conhecer mais da história da construção e da evolução do Estado.

Para falar desse super importante item da lista de o que fazer em Morretes eu vou dedicar um post exclusivo para tirar as maiores dúvidas do passeio.

Fica atento aqui no blog, essa semana mesmo eu lanço o próximo post 😉

 

Um bate e volta saindo de Curitiba

O que fazer em Curitiba em 3 dias? Ópera de Arame

Como falei no comecinho do post, Morretes fica perto de Curitiba e isso ajuda muito na locomoção para um bate e volta na cidade.

Foi justamente o que fiz, estive três dias na cidade de Curitiba e um deles eu dediquei para o passeio de trem e para conhecer Morretes.

Os gastos que tive na cidade de Morretes está disponível na minha planilha de gastos de Curitiba. Acessa o post com o roteiro completo em Curitiba, lá tem a planilha de gastos para você baixar e conferir os valores!

Se tiver dúvidas ou sugestões sobre o que fazer em Morretes, me conta aqui nos comentários que eu vou adorar saber!

Salve no Pinterest!

Salve no Pinterest! O que fazer em Morretes

Vamos falar mais de viagem?

Tags:

Quer mais dicas para planejar sua viagem?

Venha fazer parte da minha lista de e-mail com dicas exclusivas!

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Isa
Isa

Eu sou a Isa! Escrevo esse blog com muito carinho, compartilho informações e experiências que mostram que viajar com pouco é possível!

    0 Comentários

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *