O que fazer em Gramado de graça? 16 opções+2 bônus

O que fazer em Gramado de graça? 16 opções+2 bônus

Essa publicação é perfeita para quem esta buscando opções de o que fazer em Gramado de graça! Já estive na cidade duas vezes, a primeira em 2018 e mais recente em junho de 2021, e sempre procurando atrações gratuitas para aproveitar!

Aqui nesta publicação vou listar 18 atividades que você pode colocar no seu roteiro também para aproveitar o seu roteiro na cidade com mais economia.

O que fazer em Gramado e Canela de graça

Gramado e Canela são cidades vizinhas e pela proximidade acabamos visitando sempre as duas na mesma viagem. Mas outra coisa importante de saber antes de visitar esses destinos é que são cidades um pouco caras, por isso sempre é bom encontrar alternativas de economizar.

Separei aqui 16 opções gratuitas na cidade de Gramado e mais 2 de bônus na cidade de Gramado e Canela! São lugares que já visitei e deixo aqui nessa listinha aqui para ajudar a você que está planejando sua viagem e quer encontrar o que fazer de graça nas cidades.

1 Pórtico da cidade de Gramado

Pórtico de Gramado

Esse é o pórtico de entrada para cidade de Gramado, super instagramável e disputado para fotos. Esse monumento fica no caminho de quem está chegando na cidade por Nova Petrópolis, mas também tem outra opção em estilo normando para quem chega por Taquara. 

2 Palácio dos Festivais

Palácio dos Festivais

O Palácio dos Festivais é onde acontece o Festival de Cinema de Gramado, que atrai pessoas do Brasil e do mundo para a premiação do famoso kikito como estatueta.

3 Calçada da Fama

A calçada da fama é bem estilo holywood, com placas de famosos com a marca de suas mãos e assinaturas. Nomes como Sandy, Antônio Fagundes , Luciano Szafir e Selton Mello já passaram por ali e deixaram suas marcas.

4 Rua Coberta

Lugares em Gramado e Canela

A Rua Coberta fica bem no cento da cidade, e é uma opção de visita quase que obrigatória. Em datas comemorativas ela fica totalmente enfeitada da festa temática, seja Natal Luz, Páscoa ou também o festival de cinema.

Dentro da Rua Coberta ficam lojas e restaurantes, sem contar que em dias de chuva, esse é um espaço estratégico para aproveitar.

5 Praça Major Nicoletti

A praça fica bem ao lado da Rua Coberta, e como é um espaço gracioso e bem no centro é um opção para sentar e descansar um pouco apreciando a cidade.

6 Praça das Etnias

Praça das etnias

A praça é uma homenagem as etnias dos colonizadores da região, portugueses, alemães, italianos…

Fica bem ao lado do Rodoviária de Gramado então pode ser uma parada estratégica antes de retornar para pegar o ônibus. Na praça você vai encontrar a Casa do Colono com comidas típicas, e também aos sábados tem feirinhas de artesanato para aproveitar.

7 Prefeitura Municipal

O prédio de arquitetura alemã com flores ornamentando a construção dá todo o charme, por isso um prédio de prefeitura está aqui na listinha de lugares para conhecer em Gramado de graça! É um charme só, e vale muitas fotos.

8 Rua Torta

Rua Torta em Gramado

O nome oficial é Rua Emílio Sorgetz, mas muito mais conhecida pelo nome de rua torta. O nome fica evidente nas curvas sinuosas da rua, que também é um importante ponto turístico da cidade.

Em dias comuns ela já é bonita, mas em épocas festivas ela fica toda enfeitada e vale mais ainda o registro.

9 Lago Joaquina Rita Bier

O que fazer em Gramado de graça

Este é o lago artificial próximo ao centro de Gramado que tem um espaço bem gracioso, tanto para um piquenique como uma caminhada por ali. No fim do ano, o parque sedia lindas apresentações do Natal Luz.

10 Fonte do Amor Eterno

Fonte do amor eterno em Gramado

A fonte do amor eterno é inspirada na Fontana di Trevi em Roma, e é sucesso entre os casais de Gramado. Ao redor da fonte você pode prender o seu cadeado com o nome do casal, há quem diga que feito isso o amor se torna eterno.

11 Igreja de São Pedro

Igreja de São Pedro

No coração da cidade, e bem ao lado da fonte do amor eterno, fica a igreja do apóstolo São Pedro com os apóstolos em escultura na parte externa do jardim. A igreja com arquitetura em pedra funciona até hoje, e tem missas e celebrações abertas.

12 Mirante Belvedere

Mirante Belvedere em Gramado

O mirante fica a 850 metros de altura, e te dá uma vista com uma paisagem de muito verde entre as cidades de Gramado e Canela. Um ótimo lugar para você observar o pôr do sol, em dias com tempos mais firmes.

13 Visitar uma fábrica de chocolates

Fábrica de chocolates em Gramado

Na foto você pode ver a fábrica de chocolate Gramadense, mas a sugestão fica para as muitas fábricas que você pode visitar na cidade de Gramado e Canela. Tem a Floryball, Lugano, Caracol Chocolates… Oque não faltam são lugares deliciosos para você visitar e conhecer de graça na cidade.

14 Lago Negro

Lago Negro é uma opção de o que fazer de graça em Gramado

Esse é mais um cartão postal importante da cidade, o Lago Negro é mais uma opção de o que fazer de graça em Gramado. Um ótimo lugar para passar o dia ou a tarde, lá você tem a estrutura de restaurantes, lanchonetes e também estrutura de banheiros.

O lugar é um espaço aberto, ótimo para visitar com a família, amigos e casais. E para o entretenimento você ainda pode pedalar sob o lago negro com os pedalinhos em forma de cisne ou caravela, diversão garantida!

15 Cabines telefônicas

O que fazer em Gramado de graça?

Esse ponto aqui eu só fui conhecer na minha segunda ida a cidade, quando andei mais à pé pelo centro da cidade. As famosas cabines de telefone londrinas estão em ruas da região central da cidade, um ponto gratuito e ótimo para fotos.

16 Relógios/Temperatura

O que fazer em Gramado de graça?

Os relógios suíços com termômetros estão ali pela avenida principal, na Borges de Medeiros. Esse aí da foto foi tirado em frente a Igreja de São Pedro, bem no coração da cidade. Em dias mais frios os termômetros fazem sucesso, com registros das baixas temperaturas.

17 Catedral de Pedra

Catedral de pedra em Canela

Essa aqui é a opção de bônus das sugestões gratuitas, e fica localizada na vizinha Canela. A Catedral de Pedra, com essa construção rústica é o símbolo da cidade. A igreja está aberta a visitação, e funciona normalmente com missas.

18 Estação Campos de Canela

Essa aqui é uma atração para visitar em Canela de graça: A estação Campos de Canela, que era uma antiga estação de trem, e hoje é um centro comercial com lojas e restaurantes. Tem até um restaurante que funciona dentro de um vagão de trem!

Quer economizar mais ainda na viagem?

Então anota mais essa dica para você economizar na sua viagem à Gramado e Canela: Conheça o Prime Gourmet Club!

O Prime é um clube de benefícios que você pode participar e usufruir de todos os descontos e vantagens oferecidas. Assim dá para economizar muito na sua viagem, e aproveitar tudo isso com muito estilo.

Para conhecer mais e ainda garantir brindes para sua viagem, acesse o post com mais detalhes: Prime Gourmet para Gramado e Canela: Vale a pena na viagem?

O que fazer em Gramado e Canela de graça? - Salve no Pinterest!

Tags:

Quer mais dicas para planejar sua viagem?

Venha fazer parte da minha lista de e-mail com dicas exclusivas!

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Isa
Isa

Eu sou a Isa! Escrevo esse blog com muito carinho, compartilho informações e experiências que mostram que viajar com pouco é possível!

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *