O que fazer em Barra do Piraí em 1 dia?

O que fazer em Barra do Piraí em 1 dia?

O que fazer em Barra do Piraí para quem está com pouco tempo na cidade? Esse roteiro é fruto de uma viagem breve ao município em fevereiro de 2021.

Separei aqui algumas informações do meu roteiro para ajudar outras pessoas que possam estar buscando uma referência de passeios. Mas lembrando que Barra do Piraí você tem outras opções e cidades próximas para visitar também 🙂

Onde fica Barra do Piraí

Barra do Piraí fica no Estado do Rio de Janeiro a 128km de distância da capital, são em média de 2h30 para chegar lá saindo do Rio então é uma opção de passeio rápido.

Barra do Piraí fica na região do Vale do Paraíba, também conhecida como região do vale do café que leva esse nome por conta de um período importante econômico do nosso país. Você pode ir em cidades vizinhas também como Vassouras para esticar o passeio.

Rio de janeiro para Barra do Piraí de ônibus

Você conhece a Plataforma 10? É confiável? - Salve no Pinterest!

A maneira que eu optei para chegar em Barra do Piraí foi de ônibus, saí da rodoviária do Rio, no centro da cidade. Nessa viagem eu fui para um bairro da cidade chamado Ipiabas, que fica um pouco mais afastado do centro.

Eu fiz uma publicação com detalhes, mostrando todo esse trajeto Rio de Janeiro x Barra do Piraí x Ipiabas e deixei registrado aqui no blog. Detalhes de valores, horários e informações importantes no post “Rio de Janeiro para Barra do Piraí de ônibus

Pousada em Ipiabas Barra do Piraí

Pousada Vale do Café em Ipiabas

Essa foi uma viagem diferente, não foi meramente para passear mas também para viver uma nova experiência: Trabalho voluntário.

Ainda vou trazer esse relato em detalhes aqui no blog, mas destaco que fiquei hospedada na Pousada Vale do Café trocando hospedagem pelo meu trabalho. É um tipo de proposta muito tranquila, e essa primeira experiência na pousada foi incrível.

O Tadeu me recebeu muito bem, na pousada eu tinha uma suíte só para mim e também café da manhã incluso. Era como uma hóspede comum usufruindo do ótimo espaço e serviço, podia passear e aproveitar tudo de graça separando 4 horinhas do meu dia para trabalhar lá.

Separei aqui algumas fotos da pousada para vocês conhecerem esse espaço que é lindo, aconchegante e histórico! Você pode encontrar mais infos no site deles: pousadavaledocafe.rio.br 

O que fazer em Barra do Piraí

Como citei antes, essa foi uma viagem para viver uma experiência de trocar hospedagem por trabalho. Foi uma viagem num ritmo diferente, mas ainda assim separei alguns lugares para conhecer e compartilho aqui com vocês o que fazer em Barra do Piraí

Centro de Barra do Piraí

Como chegar em Barra do Piraí saindo do Rio de Janeiro

O centrinho de Barra do Piraí é pequeno, mas acolhedor. Tem pracinha, lago, trilhos de trem, e tem o Rio Paraíba do Sul. Na praça em frente a rodoviária você vai encontrar esse letreiro da cidade, ótimo para fotos.

Fazenda Taquara

visita guiada a fazenda da taquara

Essa é a parte do passeio que eu mais esperava fazer, e que me levou a visitar Barra do Piraí. A região é conhecida como Vale do Café por conta das muitas fazendas de café, que no século XVIII vivia o seu auge, com a exportação do produto e movimentando a economia do país.

Esse auge passou, mas as histórias ficaram. E nesse passeio é uma excelente opção de o que fazer em Barra do Piraí, e conhecer mais da história do local e do nosso país.

A Fazenda Taquara é uma das poucas que continua sob administração da mesma família que era dona originalmente. Tem móveis preservados e a história contada por quem faz parte desse roteiro. No final do passeio ainda tem um café super especial, plantado e torrado na própria fazenda!

Custa R$70 por pessoa a visita guiada mais o café no fim do passeio, o passeio dura por volta de 2h e é uma experiência incrível.Vocês podem ter mais informações de datas e horários no WhatsApp direto com eles (24)99919-8567.

Antiga estação de trem

Essa antiga estação fica ainda em Ipiabas, e foi fundada em 1881. Hoje desativada, ela está em uma situação de abandono. É uma parte importante da história que precisa ser revitalizada para que a história não se perca.

Santuário nossa senhora de Fátima

Igreja Nossa Sra. da Piedade

Igreja nossa senhora da piedade

Essa é uma igreja com muita história, sem contar que ela fica na mesma rua da Pousada Vale do Café então você pode visitar à pé.

Essa construção passou por vários persongens importantes a época, como como a Baronesa e o Visconde de Rio Branco (que na foi um grande ministro de relações exteriores).

O que fazer em Barra do Piraí? - Salve no Pinterest!

Tags:

Quer mais dicas para planejar sua viagem?

Venha fazer parte da minha lista de e-mail com dicas exclusivas!

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Isa
Isa

Eu sou a Isa! Escrevo esse blog com muito carinho, compartilho informações e experiências que mostram que viajar com pouco é possível!

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *