Para voltar no tempo: 10 cidades históricas do Brasil

Para voltar no tempo: 10 cidades históricas do Brasil

Cidades históricas do Brasil para você visitar e voltar no tempo! É o tipo de passeio que quem gosta de história vai amar conhecer de pertinho.

Separei 10 cidades históricas que já fui no Brasil, e que contam parte da história do nosso país e rumos da nossa história. Essa lista está em constante construção, sempre indicando destinos que já fui e conheci de perto para mostrar aqui.

Algumas cidades históricas do Brasil

Cidades históricas do Brasil

Desde antes do dito descobrimento – que podemos só chamar de achamento dos europeus – tem muita história rolando por aqui, inclusive de diferentes tribos indígenas que povoaram o nosso país.

Infelizmente não temos muitos registros dessas histórias, e o legado histórico que podemos visitar são essas cidades encantadoras que podem te fazer voltar no tempo!

Casas em estilo colonial, ruas de pedras, telhas feitas ‘nas coxas’, cores e mais cores…Essas são algumas das características comuns das cidades históricas do Brasil que vou listar aqui.

Seleção de 10 cidades históricas do Brasil

Nossa lista com 10 cidades para você aproveitar.

Paraty

Cidade histórica de Paraty

Paraty foi uma cidade muito importante economicamente falando: Era um porto principal de chegada dos escravos no continente, fazia parte da estrada real que escoava o ouro saído de Minas Gerais e um grande produtor de cana de açúcar e a aguardente.

A história de Paraty está marcada em cada canto do seu centro histórico, ela é um patrimônio histórico nacional com sua arquitetura e encantos naturais.

Conheça mais da história de Paraty fazendo um Free Walk Tour, é um passeio guiado super bacana que muitas histórias da cidade são contadas enquanto você vê os monumentos. Aqui no blog tem um roteiro para 1, 2 ou 3 dias na cidade, acesse aqui.

João Pessoa

Cidade histórica de João Pessoa

Foi fundada em 1585 e é a terceira cidade mais antiga do Brasil, já teve outros nomes ao decorrer da sua história, mas o seu nome atual faz parte de uma história mais recente do Brasil.

João Pessoa era o nome do governador do Estado da Paraíba, que foi  candidato a vice presidente na eleição de 29 com Getúlio Vargas que concorria como presidente. A morte de João Pessoa foi um dos fatores que faltava para culminar na revolução de 30 liderada por Vargas, e a capital da Paraíba recebeu o nome em sua homenagem.

É uma cidade rica em histórias, com casarões coloridos em seu centro histórico. Infelizmente na minha visita à cidade vi esses espaços públicos muito mal cuidados e preservados, uma pena pois contam uma parte importante da nossa história como país.

Olinda

Cidade histórica de Olinda

A mais antiga cidade brasileira que data a sua fundação no ano de 1535, tem uma grande importância no Brasil colônia. Isso porque ela era a capital do Estado que mais logrou sucesso nas antigas capitanias hereditárias.

Esse sucesso financeiro permitiu desenvolvimento em Olinda, o suficiente para ser considerada uma ‘pequena Lisboa’. Com a queda do açúcar – e maior imponência financeira da vizinha Recife – Olinda perdeu o status de capital de Pernambuco na guerra dos Mascates travada com Recife.

Olinda com seus casarões coloniais ostenta uma bela vista da cidade, e um charme e histórias do Brasil Colonial. Para acessar o roteiro de bate e volta na cidade, clique aqui.

Recife

Cidade histórica de Recife

Eu sou apaixonada pela história pernambucana, e a sua capital Recife retrata muitas desses relatos. A foto acima mostra o marco zero da cidade, onde ela começou e a partir daí que se media as distâncias para outras cidades.

Recife tem a primeira sinagoga das Américas, que foi fundada depois de um período muito conhecido na história do Brasil: “A invasão Holandesa”. Essa invasão durou anos, e o governante mais conhecido foi Maurício de Nassau.

A sinagoga foi uma dos muitos feitos que a Holanda trouxe a Região, e lembre que a sinagoga foi uma feito muito importante, visto que o Brasil era um país católico e não era permitida outra religião.

Sem contar a liderança da Confederação do Equador, que tornava Pernambuco e outros Estados aliados independentes um país separado, e nesse caso teve a sua independência reconhecida pelos Estados Unidos na época.

Com certeza é um destino que preciso voltar com muito mais calma, e explorar mais pontos históricos na cidade. Para quem tem pouco tempo na cidade, recomendo o meu roteiro de 1 dia em Recife.

Rio de Janeiro

Cidades históricas do Brasil

A história do Brasil imperial se concentra aqui, na cidade que já foi a capital do país. Muito da história se passou aqui na cidade que é conhecida como maravilhosa, até a criação de Brasília o centro do país se concentrava aqui.

Com a queda da exportação do açúcar (principal produto de exportação do nordeste) e a descoberta das minas de Ouro em Minas Gerais, o Brasil foi ficando à sudeste e o Rio se tornou capital para controlar melhor e escoar o ouro para Portugal.

No Rio você pode visitar o Palácio do Catete por exemplo que era a residência oficial dos presidentes, e o próprio palácio de Tiradentes que era o Senado brasileiro.

Que gosta do período da Belle Epoque vai se sentir voltando no tempo andando na avenida Rio Branco, principalmente ali na cinelândia onde você vai encontrar o Theatro Municipal, Biblioteca Nacional, Cine Odeon, Centro Cultural da Justiça Federal, Teatro de Belas Artes…E mais a diante a Academia Brasileira de Letras!

São muitas informações, né? Vou deixar aqui linkado outros posts com opções para você incluir no roteiro ao viajar para o Rio de Janeiro 😉

Guia Completo: 7 dias na cidade do Rio de Janeiro
44 passeios gratuitos para fazer no Rio
 3 ilhas para você conhecer no Rio de Janeiro 

Salvador

Cidade histórica de Salvador

A primeira capital do Brasil foi Salvador, por lá que tudo começou…O projeto inicial envolvia a “iniciativa privada”, mas não deu muito certo(aqui me refiro as capitanias hereditárias). 

Assim Portugal começou a colonizar o Brasil, e mandou Tomé de Souza como governador geral para comandar as coisas por aqui. Salvador foi fundada em 1549 e era capital da Colônia.

A base da economia na época era a plantação de cana-de-açúcar que usava majoritariamente a mão de obra escrava. Assim, foi trazida à força ao Brasil mão de obra escrava de africanos.

Essa é mais uma das marcantes características que é considerada a “Roma negra“, ou seja, país cristão como Roma mas de grande população negra. Nesse caso oriundo do trabalho escravo onde foram trazidos ao Brasil à força.

Você pode ver na arquitetura barroca as grandes contradições de um país que foi crescendo em cima da crueldade escravocrata. Ao visitar Salvador, aproveite o roteiro com 18 destinos para você conhecer.

Curitiba

Cidade histórica de Curitiba

Na minha segunda visita à Curitiba tive a oportunidade de conhecer todo o seu viés histórico, e o seu centro histórico antigo. Você atravessa um túnel (que o nosso guia chamou de túnel do tempo rs), e sai de uma capital moderna para construções antigas.

Na história do Brasil Curitiba teve um grande destaque no período do tropeirismo, onde era lugar de passagem entre os outros Estados do Sul até a chegada a São Paulo. Sem contar sua grande exportação de erva-mate, o seu produto principal.

Uma das histórias que você pode conhecer de perto é a do Barão do Serro Azul, que foi um homem riquíssimo na região, e que por inconsistências do governo de Floriano Peixoto, o barão terminou injustamente assassinado pelas tropas do governo. 

Na cidade você pode conhecer o Solar do Barão que fica aberto ao público para visitas. Se você está planejando uma viagem à cidade, pode usar o meu roteiro de 3 dias em Curitiba e aproveitar que ele está cheio de lugares históricos para conhecer.

 

São Paulo

Cidades históricas do Brasil

Fundada por Martin Afonso de Souza como Vila de São Vicente(o nome do seu donatário), foi a primeira vila fundada no Brasil.

Em São Paulo tudo começou com as missões jesuíticas, onde os Jesuítas formavam vilas onde ensinavam os índios sobre a fé cristã e formavam uma grande comuna. 

Com o passar do tempo São Paulo começou a ganhar importância comercial, e foi através dos bandeirantes que o nosso país tem as dimensões que têm hoje. 

Os bandeirantes eram ‘caçadores de índios’, que iam desbravando as matas para caçar indígenas e vendê-los como escravos. Esses bandeirantes (por mais que não sejam tão heróis assim como pintados), recebem várias homenagens na cidade, um exemplo é a gigante estátua do Borba Gato que você pode ver em São Paulo.

Uma parte importante da história dessa cidade e Estado passa pelo café e sua produção, afinal era o maior produto de exportação brasileiro entre o século XVIII e XIV

As elites cafeeiras dominavam o país, isso pode te lembrar um período chamado ‘Café com leite’ onde São Paulo (café) e Minas (leite) que comandavam o país através de suas alianças políticas para eleger seus representantes.

As histórias de São Paulo são muitas, é uma cidade muito diversa e muito rica economicamente falando. É uma cidade histórica e com muitas marcas que contam mais da sua história e do nosso país.

Ouro Preto

Cidades históricas do Brasil

Desde a descoberta do Brasil os portugueses esperavam esse momento de encontrar ouro na sua colônia, assim como já tinham feito os seus vizinhos espanhóis.

Acontece que só no século XVII que foram encontradas as primeiras jazidas de Ouro, uma delas na cidade de hoje conhecemos como Ouro Preto, mas à época se denominava Villa Rica.

Villa Rica já foi a capital de Minas Gerais, e na época da exploração do Ouro teve um boom de crescimento. Muitas pessoas buscando as jazidas e na tentativa de enriquecer através delas, essa concentração de riqueza e elites trouxe um desenvolvimento artístico e cultural.

Até hoje você pode ver as igrejas da cidade, muito bem construídas e adornadas, fruto do crescimento econômico gerado pelo ouro. Esse crescimento trouxe também revoltas, principalmente pela cobrança abusiva da Coroa no imposto conhecido como Quinto.

Essas situações econômicas, e por fim a possibilidade de uma derrama(cobrança de impostos compulsória) provocou a conhecida Inconfidência Mineira que tem como mártir Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes.

Ouro Preto tem muitas histórias e uma arquitetura super conservada, oque te remete uma volta no tempo ao andar por suas ladeiras. Que tal conferir um roteiro de 2 dias na cidade de Ouro Preto? Os amantes de história certamente ficarão apaixonados.

Petrópolis

Cidade histórica de Petrópolis

Cidade de clima mais ameno que fica na região serrana no Rio, Petrópolis tem o seu destaque e muitas histórias por conta do seu morador (de veraneio) ilustre: O imperador do Brasil.

Por conta do clima de verão bem intenso, Petrópolis era o lugar perfeito para a monarquia fugir do calor. O nome Petrópolis é inclusive uma homenagem, que significa: Cidade de Pedro.

Bom, por mais que fosse uma residência só de veraneio, muita das vezes o imperador passava mais tempo lá do que na residência oficial de São Cristóvão. E você pode ver o porque Dom Pedro II amava tanto a cidade, Petrópolis é um lugar encantador!

Petrópolis tem muitos prédios históricos e tombados, sem contar os museus que você pode conhecer e voltar no tempo. O mais famoso deles é o museu imperial, com uma curadoria impecável e conta a história da família imperial no Brasil.

Quem ama história com certeza vai se esbaldar nessa opção (das muitas) cidades históricas do Brasil. Precisando de um roteiro, dá uma lida no post O que fazer em Petrópolis em 2 dias, e aproveite a estadia na cidade!

Pacotes especiais de destinos históricos

Cidades históricas do Brasil

Para quem quer conhecer destinos históricos mas dispensa a trabalheira de reservar tudo, o Hotel Urbano tem um seleção incrível para facilitar nossa vida.

São pacotes específicos para o turismo histórico, com vários destinos aqui da lista e muitos outros com tudo já prontinho! Para acessar e conferir esses pacotes temáticos é só acessar aqui.

Mais das histórias das cidades históricas do Brasil

Livros de história do Brasil recomendados

Quem me acompanha a mais tempo aqui no blog, sabe o quanto eu sou apaixonada por história. Sempre que vou nas cidades tento conhecer o seu centrinho histórico e pesquisar mais sobre como foi fundada.

Essa paixão é antiga e sempre cultivo lendo livros de história do Brasil. Esses dois livros da fotos são minhas leituras preferidas quando o assunto é entender mais do Brasil, e fica a minha recomendação para você caso queira conhecer mais histórias das cidades históricas do Brasil.

Da direita para a esquerda: História do Brasil de Bóris Fausto e Brasil: Uma história de Eduardo Bueno. Ambos de leitura fácil e super recomendado aos apaixonados por história que estão por aqui.

Essa lista de cidades históricas do Brasil está em constante construção, e assim que eu for conhecendo outros destinos vou acrescentando aqui. Se tiver sugestões de lugares para essa lista, sé só comentar aqui que vou adorar saber <3

Cidades históricas do Brasil - Salve no Pinterest!

Tags:

Quer mais dicas para planejar sua viagem?

Venha fazer parte da minha lista de e-mail com dicas exclusivas!

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Isa
Isa

Eu sou a Isa! Escrevo esse blog com muito carinho, compartilho informações e experiências que mostram que viajar com pouco é possível!

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *