Passeios gratuitos no Rio de Janeiro – 44 lugares no Rio!

Passeios gratuitos no Rio de Janeiro – 44 lugares no Rio!

Passeios gratuitos no Rio de Janeiro para você curtir a cidade maravilhosa em modo econômico. 

Nesse post você vai encontrar 44 opções que você pode incluir no seu roteiro. Todos os passeios aqui neste post tem entrada gratuita, então anote os seus preferidos para visitar na sua próxima viagem ao Rio de Janeiro.

Caso precise de um roteiro já pronto, aqui no blog você pode baixar um roteiro de 3 dias com apenas 100 reais na cidade maravilhosa acesse aqui.

Aproveite os passeios gratuitos no Rio de Janeiro

Antes de viajar para uma cidade, eu gosto de pesquisar quais são as atrações gratuitas disponíveis no local. Isso me ajuda a montar um roteiro e organizar as atrações que quero e posso conhecer.

Então fiz essa listagem na intenção de ajudar quem vai visitar a cidade do Rio, e assim poder economizar também. 

São 44 passeios gratuitos no Rio de Janeiro para você aproveitar, espero que goste das sugestões e aproveite sua viagem!

1 Ilha da Gigóia

Ilha da Goigóia, como ir? Um bate e volta neste ponto de paz na cidade do Rio

A Ilha da Gigóia é uma atração para você conhecer no Rio e descobrir um espaço de clima calmo e bucólico. Fica na zona oeste do Rio, e você pode encontrar mais informações para o seu passeio neste post aqui.

2 Biblioteca Nacional

Passeios gratuitos no Rio de Janeiro
Foto: Ana Isabel

A Fundação Biblioteca Nacional é uma das 10 maiores bibliotecas nacionais do mundo. Fica bem aqui no Rio de Janeiro e você pode conhecer esse lugar que guarda muitas histórias do Brasil. Acesse o site oficial.

3 Museu da Marinha

O Museu é aberto a visitações e mostra a evolução e a história da Marinha do Brasil. Uma boa sugestão é emendar sua visita ao museu com um passeio na Ilha Fiscal

4 Ilha de Paquetá

Ilha de Paquetá como ir e o que fazer?

Temos um munícipio do Rio de Janeiro flutuante em plena baía de Guanabara! A Ilha de Paquetá é um local romântico e muito charmoso, atrai muitos turistas para conhecer. Se precisar de um roteiro para visitar a ilha, acesse aqui.

5 Quinta da Boa Vista

Na infância e adolescência já fui muitas vezes a Quinta da Boa Vista, com extensos gramados verdes o parque atrai famílias e amigos para curtir. Prepare o seu piquenique e se planeje para passar o dia lá, aproveite.

6 Parque Henrique Lage

Passeios gratuitos no Rio de Janeiro

Esse é um patrimônio artístico e cultural da cidade, não poderia deixar de fugurar a lista de passeios gratuitos no Rio de Janeiro. Antigamente já foi um engenho, e hoje é um parque público, um grande point carioca.

7 Confeitaria Colombo

Passeios gratuitos no Rio de Janeiro

Colombo faz parte da história do Rio, desde 1984 essa confeitaria existe na cidade. A decoração do espaço é encantadora, e te remota facilmente a Belle Epoque carioca. Além de visitar o espaço, você pode provar as verdadeiras maravilhas que eles produzem, os lanches são divinos…Dá uma olhada no site.

8 Vista Chinesa

Esse Mirante em estilo chinês fica no Alto da Floresta da Tijuca, é sem dúvidas uma vista lindíssima da cidade maravilhosa.

9 Mirante Dona Marta

Um mirante com vistas panorâmicas para a baía de Botafogo e o Pão de açucar. Desse mirante saem lindas fotos dos mais famosos blogueiros, um espaço bem disputado por um clique.

10 Centro Cultural Municipal Parque das Ruínas

Casa da Laurinda Santos Lobo, esse espaço recebeu muitos artistas e intelectuais do Rio. Um espaço que hoje é um museu e que ainda preserva o ser ar cultural e tem uma bela vista da cidade.

11 Escadaria Selarón

Uma homenagem ao povo brasileiro pelo Jorge Selarón, um artista plástico que veio morar na cidade e se encantou pelo local. a escadaria é conhecida interncionalmente, inclusive já foi cenário de clipes de vídeo.

12 Arqueduto da Lapa

Passeios gratuitos no Rio de Janeiro (Foto; Pixabay)

Os Arquedutos da Lapa são um símbolo muito importante para nós cariocas, o bairro da Lapa é um local que merece uma visita especial. Tire umas horinhas para conhecer o bairro e seus muitos bares, à noite a região fica muito animada com os ares boêmios do Rio de Janeiro.

13 Lagoa Rodrigo de Freitas

Passeios gratuitos no Rio de Janeiro (Foto; Pixabay)

Não se trata somente de uma lagoa, a Lagoa Rodrigo de Freitas é um lugar que atrai os cariocas para praticar esportes, fazer um piquenique, passear, apreciar a vista, namorar… As possbilidades são muitas e merece a visita, principalmente no fim do ano, quando é montada a linda árvore da lagoa.

14 Centro Cultural do Banco do Brasil

Passeios gratuitos no Rio de Janeiro

O Centro Cultural como o nome diz é mantido pelo Banco do Brasil, é um espaço cultural muito ativo aqui no Rio. Tem diversas exposições, tanto fixas como rotativas sempre trazendo novidades.

15 Boulevard Olímpico

O Boulevard Olímpico é uma construção recente feita para modernizar a região do Porto do Rio. Por conta das Olimpíadas de 2016 o local foi todo revitalizado e hoje é um espaço lindo para apreciar e fotografar, além de estar cercado de museus e centros culturais.

Clique aqui para saber mais!

16 Centro Cultural dos Correios

O edifício histórico fica bem ao lado do Centro Cultural do Banco do Brasil e da Casa França Brasil. Você pode conhecer mais da história dos Correios e Telégrafos do Brasil e o avanço das comunicações.

17 Casa França Brasil

Esse é um espaço cultural encomendado pelo próprio Rei Dom João VI. Hoje é um espaço de referência em arte contemporânea, com acervo disponível e exposições para conhecer.

18 Casa Firjan de Inovação

Foto: Andreza Reis

É um espaço recente, e figura como um lugar tecnológico e voltado para o futuro. Se propoe a refletir e criar as constantes tranformações econômicas e sociais, sempre estimulando a inovação.

19 Museu Chacara do Céu

O museu de arte já foi casa do empresário Castro Maya, e hoje é um espaço aberto a população para conhecer as obras guardadas pelo grande mecena.

20 Centro Cultural Oi Futuro

Este é um instituto de inovação e cratividade da OI, a empresa de telefonia bem popular em vários Estados do país. Você pode conhecer de perto as inovações tecnologicas e de comunicação que alteraram e continuam influenciando nossas vidas. O espaço tem muitas atividades, você pode conhecer mais no site oficial.

21 Aterro do Flamengo

Passeios gratuitos no Rio de Janeiro

O Aterro tem um espaço de lazer para você aproveitar, além de várias quadras poliesportivas, tem um extenso espaço gramado e um ótimo calçadão e ciclovia para aproveitar. Uma dica extra é alugar um bicleta e apreciar essa linda vista.

22 Palácio Tiradentes

Passeios gratuitos no Rio de Janeiro

O prédio da Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro é imponente, o Palácio Tiradentes tem uma longa história com o Brasil. No espaço você pode fazer uma visita guiada e conhecer mais dessa história.

23 Centro Cultural da Justiça Federal

Este é o antigo prédio do Superior Tribunal Federal aqui no Rio de Janeiro. Hoje o espaço é um centro cultural com diversas exposições e festivais, além de uma biblioteca disponível à visitação.

24 Caixa Cultural

Mais um espaço cultural no centro do Rio, você pode conhecer as exposições e também assistir os muitos espetáculos que ela proporciona no local. Confira a programação no site oficial.

25 Real Gabinete Português de Leitura

Uma das bibliotecas mais lindas do mundo fica bem aqui no Rio de Janeiro. Com entrada gratuita essa opção não poderia deixar de figurar nessa lista de passeios gratuitos no Rio de Janeiro. 

26 Feira do Lavradio

Também conhecida como feira do Rio antigo, a feira é uma oportunidade de conhecer mais da cultura carioca. Acontece todo primeiro sábado do mês na rua do Lavradio, a variedade de itens é grande e o clima fica mais descontraído com as músicas e músicos. 

27 Mureta da Urca

Esse é um lugar especial para mim, gosto muito de ir com amigos, pedir uma bebida, sentar na mureta e conversar com amigos. A vista é linda, de lá você pode ver o Cristo Redentor, a baía de botafogo e também a ponte Rio Niterói.

28 Jardins do palácio do catete

Passeios gratuitos no Rio de Janeiro

O Rio de Janeiro já foi capital do Brasil, você sabia? O Palácio do Catete era a residência oficial do presidente da república. O Palácio não tem entrada gratuita, mas o jardim sim e é uma excelente pedida como um passeio aqui no Rio.

29 Parque Madureira

É o terceiro maior parque da cidade com atividades de lazer e espaços para prática de esportes como quadras de vôlei, futebol e basquete. Um lugar com muito verde, árvores, fontes e riachos. É um legado das olímpiadas de 2016 e um equipamento de lazer para os cariocas.

30 Paço Imperial

É um edifício histórico, era o local da administração da antiga colônia brasileira, posteriormente tornou a ser a residência provisória do rei. Atualmente é um centro cultural e tem exposições durante todo o ano.

31 Mercado Municipal do RJ CADEG

Visitar um mercado municipal faz parte do roteiro de quem gosta de conhecer mais do dia a dia local. O mercado conta com uma variedade de alimentícios, frutas, legumes e diversas comidas regionais.

32 Centro Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas

Um lugar reservado para enaltecer e conhecer mais da cultura nordestina. O centro cultural é mais conhecido como feira de São Cristóvão, e no lugar você pode comer comidas típicas nordestinas, além de música e muito mais da cultura do nordeste do Brasil.

33 Catedral Metropolitana do Rio

Passeios gratuitos no Rio de Janeiro

O(lhando de você você provavelmente não vai arriscar, mas essa é uma igreja: A Catedral do município do Rio. Sua construção futurística com certeza chama atenção, e é um convite para conhecer o local abençoado pelo próprio papa.

34 Igreja da Candelária

A igreja em estilo neoclássico já presenciou diversos casamentos luxuosos e famosos também. Também presenciou fatos que levam o seu nome como a Chacina da candelária e o comício da candelária que ficaram conhecidos nacional e internacionalmente.

35 Praia de Copacabana

A princesinha do mar não poderia estar fora dessa lista de passeios gratuitos no Rio de Janeiro. Com fama internacional a praia dispensa comentários e merece uma visita na sua estadia no Rio.

36 Praia Vermelha

Passeios gratuitos no Rio de Janeiro (Foto; Pixabay)

Além de um mar lindo você tem a vista do morro dos dois irmãos, e está bem debaixo do famoso pão de açucar.

37 Praia do Leblon

Passeios gratuitos no Rio de Janeiro

Ao fundo você pode observar o Morro Dois Irmãos, na extensão você pode ver não só a praia do Leblon como também a de Ipanema. Ambas muito famosas e frequentadas pelos cariocas e turistas. 

38 Praia do Arpoador

Dicas de segurança no Rio de Janeiro

Entre a Praia do Diabo e a Praia de Ipanema fica a Praia do Arpoador com o famoso por do sol do Rio de Janeiro.

39 Praia da Barra

Passeios gratuitos no Rio de Janeiro

Uma praia extensa localizada na zona oeste, no bairro da Barra da Tijuca.

40 Trilha da Pedra Bonita

Passeios gratuitos no Rio de Janeiro (Foto; Pixabay)

A Trilha é considerada fácil e tem uma linda vista do Rio, você pode ver a Pedra da Gávea, e toda a Barra da Tijuca. 

41 Pedra do Arpoador

Passeios gratuitos no Rio de Janeiro

Dos passeios gratuios para fazer no Rio, essa é a trilha mais fácil que você vai fazer. Na verdade é bem pequena e os acessos são facilitados, é nesta famosa pedra que os cariocas se reúnem para aplaudir o pôr do sol.

42 Pedra do Pontal

Passeios gratuitos no Rio de Janeiro

Um trilha íngreme, mas considerada fácil com uma linda vista das praias da zoa oeste do Rio de Janeiro.

43 Trilha do Perigoso

Essa é uma trilha que você deve fazer de preferência acompanhado, com um guia local. 

44 Morro da Urca

Passeios gratuitos no Rio de Janeiro (Foto; Pixabay)

Uma trilha considerada fácil, que você pode ver um dos pontos mais famosos do Rio: O Pão de Açucar sem precisar pagar os caros bondinhos para subir.

Cachoeira do Amor

Para dias de muito calor e praias lotadas, as cachoeiras são um paraíso! Geralmente são mais vazias, e com a água geladinha para refrescar o calor carioca.
Mais conhecida como cahcoeira do amor, ela fica no Alto da Boa Vista, e você pode chegar lá de ônibus, pegando ou a linha 301 ou a 302. Ambas vão te deixar na rua do início da trilha, são 15 minutos de um caminho moderado até chegar na parte baixa da cachoeira.

Passeios gratuitos no Rio de Janeiro

Esses são alguns dos passeios gratuitos no Rio de Janeiro, claro que você pode encontrar mais atividades pela cidade… Esses aqui são os atrativos que já fui e conheço na cidade.

Aproveite a sua estadia na cidade! O Rio te recebe de braços abertos!

Tags:

Quer mais dicas para planejar sua viagem?

Venha fazer parte da minha lista de e-mail com dicas exclusivas!

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Isa
Isa

Eu sou a Isa! Escrevo esse blog com muito carinho, compartilho informações e experiências que mostram que viajar com pouco é possível!

    0 Comentários

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *