Ilha fiscal visita guiada na ilha do último baile real

Ilha fiscal visita guiada na ilha do último baile real

Ilha fiscal visita guiada para conhecer mais da história desses espaço peculiar do nosso Brasil. A ilha fica na cidade do Rio de Janeiro na baía de Guanabara.

Além de ser um lugar lindo, é cercado de histórias sobre o Brasil e a monarquia que fez e faz parte da nossa história. Se você vai visitar a cidade do Rio, inclua esse destino no seu roteiro que vai amar!

Vou deixar aqui nesse post mais detalhes sobre o passeio à ilha fiscal, e como você pode fazê-lo também.

O que é a Ilha Fiscal

O nome fiscal não é a toa, antigamente a ilha era um posto fiscal as embarcações que chegassem ao Rio. Ela fica bem próxima a Praça XV e é um posto estratégico para assumir esse papel de ficalização.

O que mais gera atenção e curiosidades sobre a ilha é justamente o baile imperial.Dias antes da proclamação da república a Ilha Fiscal era palco de um grande baile do império brasileiro. Uma grande festa, muito luxuosa e muito regada aos seus convidados.

Na Ilha você pode ver e entender oque se passou naquela noite de festa, além do guia que te explica todo o percurso, a sala também tem visitantes “ilustres” graças a tecnologia!

O palacete da Ilha é realmente muito bonito, sua construção em estilo gótico, tem torres pontudas como é característico do estilo arquitetônico. Você vai conhecer tanto o primeiro como o segundo andar, e já aviso: Você vai precisar subir algumas escadas para chegar lá, é um espaço um pouco fechado e dá uma certa claustrofobia também.

Ilha fiscal como ir

Para ir à Ilha Fiscal visita guiada tem duas opções: Ir de barco ou de ônibus. Eu já fiz os dois trajetos, mas confesso que prefiro a primeira opção mesmo rs

O passeio é feito pela Marinha do Brasil, que é a responsável pela ilha. O passeio geralmente é feito de barco, mas em caso de mau tempo ou manutenção do barco, o trajeto é feito de microônibus, através de um ponte que liga a ilha ao continente.

Essa foto acima é do passeio de barco, bem rapidinho mas que dá pra apreciar a vista da baía de Guanabara. Vou passar mais alguns detalhes para você comprar o seu passeio a ilha fiscal no próximo tópico.

O passeio dura aproximadamente 2h desde o deslocamento, e toda a visita guiada.

Quanto custa o passeio

Ilha Fiscal Visita ao palacete

Então, para fazer o seu passeio você vai precisar ir ao Museu da Marinha que fica bem na Praça XV, entre a ALERJ e a estação das Barcas. A entrada no museu é gratuita, você pode incluir no seu roteiro de passeios também.

Você pode comprar os seus ingressos presencialmente, ou direto no site da marinha, só acessar aqui.

  • Os valores da entrada são os seguintes:
    Inteira: R$ 36,00 (trinta e seis reais)
    Meia: R$ 18,00 (dezoito reais)

Se programe ao chegar no local, os horários da Ilha fiscal visitas são: Às 12h30, 14h e 15h30.

Ilha Fiscal História

Anteriormente conhecida como Ilha dos Ratos, por ser um espaço estratégico e mais cômodo a Ilha se tornou o posto da Guarda Fiscal do império brasileiro.

Dom Pedro II considerou: “A ilha é um delicado estojo, digno de uma brilhante joia“. Essa afirmação era justamente a jóia que faltava a ilha: Um lindo palacete.

O prédio foi planejado em estilo gótico, e feito pelo projeto de Del Vecchio. Foi muito importante e reconhecido com a Medalha de Ouro  na exposição da Academia Imperial de Belas Artes.

Inaugurado no dia 27 de abril de 1889 a obra custou mil e cinquenta e um contos, trezentos e vinte e dois mil, quinhentos e oitenta e quatro réis (segundo a wikipédia).

Depois de inaugurada, a ilha foi palco do último baile do império, para você ter noção do tamanho deste evento, foram enviados 5mil convites. O banquete foi monumental, e a cidade do Rio respirou os últimos momentos do glamour da realeza.

Com a república proclamada, muitos queriam destruir e se desfazer das muitas marcas da monarquia estampadas no palácio. Por intercessão do seu arquiteto, a ilha foi mantida e consederada um patrimônio histórico.

Porteriormente a ilha passou para os cuidados da Marinha do Brasil, e até hoje é administrada pela instituição. Por isso, ao comprar os seus ingressos você precisa ir ao Museu da Marinha.

Clique aqui para saber mais!
Ilha Fiscal Visita ao palacete
Ilha Fiscal visita guiada - Salve no Pinterest!

Tags:

Quer mais dicas para planejar sua viagem?

Venha fazer parte da minha lista de e-mail com dicas exclusivas!

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Isa
Isa

Eu sou a Isa! Escrevo esse blog com muito carinho, compartilho informações e experiências que mostram que viajar com pouco é possível!

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *