Ilha de Paquetá: Como ir? O que fazer em uma tarde?

Ilha de Paquetá: Como ir? O que fazer em uma tarde?

A Ilha de Paquetá pode ser um destino que não figura no topo das listas de pontos turísiticos na cidade, mas ele com certeza merece a visita. O bairro que atualmente faz parte do Rio de Janeiro, em outra época já pertenceu ao munícipio de Magé.

Paquetá guarda muitas histórias, desde o período colonial do Brasil. Mas para além disso, a ilha oferece um clima bucólico raro na cidade do Rio de Janeiro.

Para você que pretende visitar o Estado do Rio de Janeiro, ou é morador também a visita é super recomendada.

Aqui nesse post vou te falar mais um pouco desse local e sua fama, além é claro de como ir e o que fazer em uma tarde na ilha. Aproveite.

Ilha de Paquetá: O bairro e seus encantos

Pense em um lugar tranquilo e seguro, com baixíssimos índices de violência e uma paisagem maravilhosa para apreciar. Por incrível que pareça esse lugar fica na cidade do Rio de Janeiro, um bairro encantador dessa capital.

A Ilha já foi habitada por índios, franceses e posteriormente doada como sesmaria a dois portugueses. Atualmente a economia da ilha tem boa parte como renda do turismo, mas nos séculos passados já foi sede até de uma pequena construção naval.

Sem dúvidas a fama de Paquetá foi crescendo com o Romance: A moreninha de Joaquim Manoel de Macedo. O enredo deste livro se passa na Ilha de Paquetá, o livro tornou-se best seller e levou a existência da ilha para muitos leitores. 

Aqui no roteiro você vai encontrar destinos com o nome de Moreninha, justamente por conta desse livro. Vou deixar aqui no fim do post tanto o livro quando o filme para vocês acessarem gratuitamente.

Ilha de Paquetá: Como ir?

Como você pode ver no mapa, Paquetá fica no meio da baía de Guanabara. Quem tem a concessão para o transporte hidroviário é a CCR Barcas.

Você vai pegar a barca em direção à Ilha de Paquetá saindo do centro do Rio de Janeiro, na estação da Praça XV. A passagem atualmente custa R$6,50 o trecho. O trajeto dura em média 50 a 70 minutos.

A estação funciona todos os dias da semana, de segunda a domigo das 4h45 às 23h50. Os horários de saída das barcas você pode consultar diretamente no site da CCR Barcas com as saídas atualizadas constantemente.

Ilha de Paquetá: O que fazer em uma tarde?

Ilha de Paquetá como ir e o que fazer?

Você pode ir à Paquetá e ficar por mais tempo, não só uma tarde. Deixo essa sugestão porque foi o tempo que estive na ilha e pude aproveitar bem.

E com base nessa minha experiência, deixo aqui os lugares que visitei e atividades que você pode fazer na Ilha de Paquetá também.

Um bom piquenique

A Ilha de Paquetá tem muitos espaços abertos e gramados também, é uma boa pedida para você fazer um piquenique.

Leve seus lanches e uma toalha para aproveitar um espaço gramado com uma bela vista para a baía. É um tipo de passeio econômico e que combina muito com a calma do bairro.

Passeio de bicicleta elétrica

Para conhecer mais da ilha em somente uma tarde, uma recomendação é que você faça um passeio de bicicleta elétrica. Esse é mais um diferencial da ilha, lá não são permitidos carros ou motos. Apenas bicicletas (elétricas ou não) e cavalos.

Para aproveitar bem sua tarde, o passeio de bicicleta vai te ajudar a conhecer mais lugares em menos tempo. Sem contar, é claro, que com um guia as explicações te fazem entender melhor a história o contexto local.

Quando estive na ilha, esse me passeio custou R$50. Mas com certeza esse preço aumentou, visto que na minha última ida fazem uns 5 anos. 

Farol da Mesbla

O farol leva esse nome justamente pela empresa Mesbla, ela que fez a doação desse farol para a Ilha de Paquetá. A empresa da rede de varejo teve a sua falência decretada em 1999, mas o farol permanece lá ostentando o nome da antiga varejista.

Pedra da Moreninha

Ilha de Paquetá como ir e o que fazer?

Esse é um lindo mirante da cidade, que carrega no seu nome o tírulo do livro de  Joaquim Manoel de Macedo. A Moreninha é um romance que retrata de uma história de amor entre Augusto e Carolina, e essa pedra imortaliza a história do best seller.

Cemitério de pássaros

Você já viu algum cemitério de pássaros antes? Em Paquetá tem, e é uma peculiaridade do local, não existe outro cemitério de pássaros no mundo.

É um espaço cuidado pela própria comunidade, onde os pássaros são enterrados como os cemitérios comuns.

Ponte da saudade

Ilha de Paquetá como ir e o que fazer?

O nome vem de uma lenda antiga, trata-se de João Saudade que veio para o Brasil escravizado. Diz a lenda que ele sempre estava na ponte esperando o dia que poderia rever sua mulher e filhos, pedindo aos céus que pudesse realizar o seu desejo.

A Ponte na verdade é um píer, e você consegue apreciar um belo pôr do sol na ponte da saudade.

Casa da Moreninha

No fim da foto você pode observar essa casinha rosada, trata-se da Casa de Moreninha. Chama atenção pela sua graciosidade, e muito bem conservada. Jpa foi palco da gravação da novela A Moreninha pela Globo em 1975.

A casa não está aberta à visitações. 

Baobá Maria Gorda

O baobá é uma árvore de origem africana com sete metros de circunferência, ela é realmente bem grande. Foi tombada pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac) em 1967.

Ela faz sucesso na ilha, e pelo seu tamanho e história muitos querem uma recordação de foto abraçando a apelidada carinhosamente como Maria Gorda.

Clique aqui para saber mais!

Casa de Artes de Paquetá

O espaço respira artes, tanto pela sua arquitetura quanto pela sua história. Por ali já passaram grandes nomes como: Pixinguinha, Orestes Barbosa, Lamartine Babo, Sílvio Caldas, Radamés Gnatalli…

A Casa pertencia a Ormy Toledo, atualmente é a Casa de Artes de Paquetá que abriga os eventos culturais da ilha. Ela funciona diariamente das 10h às 17h, para consultar a programação acesse o site oficial casadeartes.org

Livro e filme A moreninha

Se você se interessou pelo bairro e sua história, muito provavelmente vai querer ler o livro famosissímo. Vou deixar aqui disponível o link para você baixar o livro gratuitamente e ler.

Ou também pode assistir o filme que está disponível no Youtube gratuitamente, é só dar play no vídeo abaixo e aproveitar! O melhor de tudo: O vídeo não tem propagandas <3

Tags:

Quer mais dicas para planejar sua viagem?

Venha fazer parte da minha lista de e-mail com dicas exclusivas!

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Isa
Isa

Eu sou a Isa! Escrevo esse blog com muito carinho, compartilho informações e experiências que mostram que viajar com pouco é possível!

    0 Comentários

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *