Roteiro em Roma no modo econômico para você se inspirar e planejar sua ida à cidade eterna! Nesse post aqui você vai encontrar sugestões de hospedagem, opções de transporte, um roteiro bem econômico e sem falar dos gastos… Eles estão na minha planilha bem no fim do post para você.
Essa viagem aconteceu em junho de 2018, e além de conhecer um pouquinho da Itália, visitamos outros países na Europa: Espanha, França, Inglaterra, Bélgica e Holanda. Para saber mais e ter a planilha completa dos meus gastos veja aqui.
Chegada em Roma
Tiramos esta foto assim que desembarcamos do avião. Chegamos em Roma pelo aeroporto de Ciampino, viemos de Madri em um vôo LowCoast de R$120,00 que compramos ainda no Brasil.
O aeroporto é bem pequeno, e fecha cedo. As 23h já está fechando e colocando os passageiros para fora, e soubemos disso da pior maneira: precisávamos de ajuda pois o Ayrton perdeu a carteira no avião. Perdemos bastante tempo tentando contato com os funcionários de lá, por sorte encontramos nosso comissário na saída e ele gentilmente retornou ao avião para nos ajudar.
Quando tudo se resolveu, já eram mais de meia noite e ficamos sem transporte público. Além do ônibus da cidade, que custa 1,50 euros também tem empresas que fretam ônibus até o Terminal de Roma. Conseguimos embarcar no último ônibus fretado e custou 5 euros. Porém você consegue ônibus desses que custam 2 euros por pessoa.
Além dos ônibus você também pode usar o táxi ou uber, mas no nosso caso ficaria muito mais caro para o nosso apertado orçamento do roteiro em Roma.
O terminal da cidade era razoavelmente perto da pousada, porém Roma é muito escura à noite e não nos inspirou muita confiança. Optamos por pegar um táxi pelo aplicativo MyTaxi que estava saindo mais barato que o uber.
Como se deslocar em Roma?
Para usar o transporte público em Roma você compra um bilhete que custa 1,50 e pode ser usado no metrô uma vez e nos demais transportes ilimitados no período de 100minutos.
Calcule oque é mais vantagem para você na hora de comprar os bilhetes de metrô/ônibus. O BIT é um cartão de 1,50 para uma passagem em metrô e ilimitado até 100 minutos nos outros transportes. Mas também tem os bilhetes de 24h,48h e 72h de uso ilimitado para todos os transportes. Eles custam:
- 24h=7,0
- 48h=12,50
- 72h=18,0.
Em Roma os principais atrativos turísticos são relativamente perto, conseguimos fazer muitos passeios à pé, com isso economizamos mais um pouquinho em transporte. Mas o metrô atende bem toda a cidade, além de bondes e ônibus também.
Para ajudar na economia do nosso roteiro em Roma usamos o transporte público (que é a opção mais barata e atende muito bem a cidade), mas além disso caminhamos bastante pela cidade e fizemos diversos passeios à pé.
Hospedagem em Roma barata
Ficamos hospedados no Martini Rooms, fizemos a reserva pela Booking que custou 160,90 + 28 de taxas que pagamos a hora. Sem contar que não incluía tolhas, então alugamos 2 por 10 euros.
Localização:Fica próximo ao metrô e foi a opção mais barata que tinha encontrado, mas as avaliações não eram boas. Ele fica perto do terminal de Roma, e a uns 3 minutos da estação de metrô Vittorio Emanuelle. Fica a 15 minutos à pé do Coliseu.
O hostel:O nosso quarto era compartilhado, mas só tinham 4 camas e o banheiro era privativo do quarto. Tinha café da manhã incluso, mas não tinha cozinha compartilhada 🙁
Sobre a hospedagem em si não foi lá essas coisas, o bom foi que conhecemos duas canadenses e arriscamos umas conversas lá. Fora isso não nos serviram o café da manhã no primeiro dia e nos trancaram no quarto (sem querer, mas foi tenso).
Por mais que não ofereça luxos ou privacidade, eu particularmente não faço questão, mas escolhemos essa hospedagem principalmente pelo preço e localização. Por estar bem localizada, conseguimos andar à pé e economizar com transporte em nosso roteiro em Roma.
Roteiro em Roma modo econômico
O nosso roteiro em Roma foi bem criterioso, o nosso critério principal era o orçamento financeiro para a viagem. Então escolhemos passeios gratuitos, procuramos datas de gratuidades da cidade (como Coliseu e Foro Palatino) e por fim selecionamos à dedo os lugares pagos.
As escolhas foram feitas com base no que poderíamos pagar, e também oque conseguiríamos aproveitar. Mas só de andar pelas ruas de Roma já é uma atração à parte, a cidade muitas histórias e ruínas em toda parte.
Roma é muito grande, uma cidade que tem muitas opções para conhecer, histórias em cada esquina. Ficamos 5 dias na cidade, mas precisaríamos de muito mais para conhecer tudo oque o local tem para oferecer.
Coliseu
Coliseu Romano: Lugar magnífico! Construído no ano 70 depois de Cristo, o Coliseu Romano é o maior e mais famoso símbolo do Império Romano. O anfiteatro já foi palco de muitas apresentações na idade antiga, para os amantes do cinema que já assistiram O Gladiador irão se sentir no filme lá dentro. No primeiro domingo do mês, todos entram gratuitamente, mas fiquem atentos que a fila é enorme, então é bom chegar cedo. Lembrando que no verão Roma faz muito calor! Portanto se prepare e esteja bem confortável, não esqueça da água e do protetor solar!
Onde fica? Piazza del Colosseo, 1Quanto custou/custa? Gratuito no primeiro domingo do mês
Participe do grupo de Roma no WhatsApp!
Tem dicas, roteiros, informações, passeios e muito mais para você planejar sua viagem e tirar suas dúvidas comigo direto no WhatsApp! Clique aqui para acessar.
Palatino
Palatino: É uma região de ruínas que fica numa parte alta de Roma, o monte Palatino. A região é bem grande, o percurso é feito todo à pé observando os monumentos e as ruínas ao redor. São muitas histórias contidas ali, é bom ir com um guia, ou Googlando alguns monumentos para saber mais do local e as histórias que ele reserva
Onde fica? Monte Palatino
Quanto custou/custa? Gratuito no primeiro domingo do mês
Foro Romano
Foro: Era onde a vida acontecia no império romano, tinha de tudo por ali. Como o centro administrativo da cidade tinha muito prédios e construções no local. Hoje podemos observar as ruínas e ouvir um pouco das histórias e dos feitos no antigo império.
Onde fica? Via della Salara Vecchia, 5/6
Quanto custou/custa? Gratuito no primeiro domingo do mês
Piazza di Spagna
Piazza di Spagna: Fomos de metrô e descemos na estação Spagna, fizemos umpiquenique lá como as pessoas locais fazem. É uma escadaria enorme onde fica muito movimentado, cheio de gente jogando conversa fora com os amigos. Lugar lindo, super bem iluminado e com uma ótima pedida para o fim de tarde.
Onde fica? Praça da Espanha, s/n
Quanto custou/custa? Gratuito
Fontana di Trevi
Fontana di Trevi: É um dos maiores pontos turísticos de Roma, é sempre muito difícil e disputado conseguir tirar uma foto no local sem que tenham outras pessoas de fundo. É um lindo local, que precisa sem visto tanto de dia como de noite. Dizem que se você jogar. Não esqueça de levar sua moeda para jogar e fazer o pedido! Mas leve em real.. porque o euro está muito caro 🙂
Onde fica? Piazza di Trevi, s/n
Quanto custou/custa? Gratuito
Museus do Vaticano (Capela Sistina)
Museus do Vaticano: Os ingressos pela internet são mais caros, e optamos por comprá-los na bilheteria mesmo. Comprando lá sai por 21 euros, então optamos por esperar na fila kilometrica (o último domingo do mês a entrada é gratuita, porém chegamos na cidade depois).
Ao aguardar na fila, vários guias turísticos nos ofereciam passeios, mas eram muito mais caros, no preço que vimos pela internet no Brasil. Ficamos uns 25 minutos na fila e ela andou bem pouco, até que apareceu uma guia que ofereceu a entrada por 25 euros pra gente (sem fila nem nada!).
Eu fiquei pensativa e muito tentada em aceitar, mas porque tão barato? Acontece que faltava gente para completar o grupo de pessoas do passeio, então ela nos vendeu nesse preço para não ter prejuízo. Consideramos isso uma baita sorte, e decidimos aceitar e entramos com eles pulando toda a fila.
Onde fica? Viale Vaticano
Informações: www.museivaticani.va
Quanto custou/custa? 25 euros (sem fila!)
Praça de São Pedro
Praça de São Pedro: O local onde vive o maior símbolo da igreja católica – o papa – É enorme, e repleto de segurança mesmo sendo um dia comum. A praça que é cercada da belíssima construção uma das mais bonitas do mundo, é cercada de lindas e enormes construções.No fim da praça tem uma rua com comércios e restaurantes, tem lojinhas e souvenirs. No término da rua tem a ponte sobre o Rio Tibre, paisagem deslubrante.
Onde fica? Piazza San Pietro
Quanto custa? Gratuito
Monumento à Vittorio Emanuele
Altare della Patria: monumento à Vittorio Emanuele, o pai da pátria Italiana. O monumento é enorme, e o corpo de Vittorio está enterrado lá. Ficam duas tochas acesas e guardas armados também. Dentro do monumento funciona um museu do ministério da defesa e conta mais um pouquinho de história da Itália.
Onde fica? Piazza Venezia
Quanto custa? Gratuito
Villa Borghese
Jardins da Villa Borghese: É um lugar imperdível de Roma, um parque enorme cheio de verde e de atrações. Um local tranquilo com um ar bucólico, normalmente tem artistas de rua que tocam e contagiam o ambiente. Além das belezas naturais e deste lindo lago, também há um museu lá dentro: A galeria Borghese, esta é paga a parte, mas aos apreciadores de arte é uma ótima pedida.
Onde fica?Piazzale Napoleone I
Quanto custa?Entrada gratuita
[Bônus] Pizza
Nada tão clichê como ir à Itália e não comer pizza, não é mesmo? Portanto procuramos um restaurante bacana para comer uma pizza genuinamente italiana e provar um vinho.
O local que fomos eu não recordo o nome, mas esse tópico é só para lembrar que a pizza lá tem um preço razoável. Portanto, já insere essa experiência gastronômica no seu roteiro em Roma.
O tamanho da pizza é grande, não vale pedir só para uma pessoa. Pagamos 6 euros em cada pizza.
[Bônus] Água de graça
Na cidade de Roma você encontrará muitas fontes como esta em vários locais da cidade. Pode beber tranquilo, essas são fontes de água potável e gratuita que estão espalhadas pelas ruas da cidade.
No verão Roma faz muito calor, e com uma fonte fonte gratuita fica muito mais fácil economizar 🙂
Roma: Seguro Viagem obrigatório!
Uma informação bem importante para você montando o seu Roteiro em Roma!
O Seguro viagem é obrigatório, galera. Então se você chegar na imigração e não tiver um seguro para apresentar, você não vai conseguir entrar. Eu já fui barrada de entrar em um país é sei a tristeza que é 🙁
Se você não sabe oque é um seguro viagem, acessa um post que explica tudo aqui no blog “Seguro viagem internacional“.
Mas sem falar da obrigatoriedade, é muito importante viajar mais tranquilo. Com um seguro você tem a garantia de atendimento médico, odontológico… Na minha viagem à Bolívia eu passei um perrengue danado de saúde, recomendo pra ninguém.
Eu recomendo a Seguros Promo para a reserva de um seguro, eu já usei e aprovei! Portanto confere lá no site deles, os preços são ótimos e usando o código DAPARAVIAJAR5 você ainda ganha 5% de desconto!
E tem mais, pagando no boleto você ainda ganha mais 5% de desconto! Um total de 10% de desconto de economia 🙂
Gastos totais do roteiro em Roma
Roma sem dúvidas é uma cidade encantadora. Tem muitas histórias em cada esquina, muitos lugares para visitar e conhecer.
Sem contar a hospedagem (que foi a mais cara da trip que fizemos), Roma foi uma cidade bem barata. Nos compramos comida no mercado, e levamos nossos lanches nos passeios. Com isto conseguimos economizar bastante.
Nesta viagem gastamos para duas pessoas o valor de 168,20 euros durante o nosso roteiro em Roma, foram um total de 5 dias na cidade.
Além das nossas acomodações que reservamos pela Booking que saiu a 149 euros.
Gastos totais da viagem para duas pessoas foi 317,20.
Portanto com 158 euros Dá para viajar pra Roma!
Quer saber os detalhes dos gastos da viagem? Está tudo organizadinho na minha planilha, para receber é só clicar aqui e me mandar uma mensagem no WhatsApp que te envio por lá!
Comentários