Esse post vai ser bem útil para você que está planejando sua viagem para fora do Brasil, principalmente se for a primeira viagem internacional e você pode estar perdido nesse planejamento todo.
Aqui estão 9 dicas que você pode usar como checklist antes de escolher e embarcar para um destino ao exterior, então já salva essa publicação para consultar quando precisar para sua viagem.
Planeje sua viagem para fora do Brasil
O planejamento aqui separado em tópicos (como checklist) fazem parte das minhas experiências em minhas experiências de viagem para fora do Brasil. Espero que te ajude nas suas viagens ao exterior também.
Faça o seu passaporte
Para o viajante que quer viajar muitos destinos internacionais, esse é um documento obrigatório. Por mais que tenham destinos que você não vai precisar (falo mais disso no próximo tópico), para quase todos os países o documento é necessário.
Quando eu tirei o meu passaporte em 2018 deixei tudo registrado aqui no blog, e você pode acessar “Como tirar meu passaporte” e ver o passo a passo para fazer o seu também!
O destino precisa de visto?
O visto é uma autorização dada pelos países, que permite a entrada daquele visitante ao território. Existem vários tipos de visto, que permitem a estadia de vários dias/meses/anos, no caso aqui estamos tratando do visto de turista que permite uma estadia temporária definida.
Muitos países têm acordos diplomáticos e permitem a entrada de brasileiros, mas é importante sempre consultar antes de agendar viagem, até para se programar com antecedência caso esse processo seja mais burocrático.
Destinos do Mercosul só precisam do RG
Como eu tinha dito no tópico anterior têm países que você não precisa de passaporte para entrar, esse é o caso dos países que fazem parte do Mercosul (Mercado comum do sul). E nesse caso, apenas o seu RG válido já te permite ingressar nesses países.
Os países do Mercosul são os seguintes: Argentina, Paraguai, Uruguai, Venezuela, Peru, Equador e Colômbia.
Esteja com as vacinas em dia
Depois da COVID o tema de vacinas estão mais em alta, e por isso é importante que você esteja atento quais as outras vacinas que são obrigatórias para entrar em países.
Muitos lugares pedem o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia, que é um documento que comprova suas vacinas em território internacional e será muito necessário em viagens que exijam essa comprovação.
Providencie o seu seguro viagem
O seguro viagem é algo muito importante para você curtir o seu destino com mais segurança, mas também é um item obrigatório em muitos países. Então confira nas regras de entrada do país, caso seja obrigatório e você não tenha a apólice de seguro o seu visto é negado.
Para entender melhor sobre seguro viagem, e também entender como comprar e escolher o seu com um bom custo x benefício acesse aqui o post completo para entender e providenciar o seu.
Junte seu dinheiro no cartão multimoeda
Cada país tem sua própria moeda e para conseguir se virar por lá é importante ter o dinheiro local para comprar suas coisas. Claro que o dólar é uma moeda bem aceita (para pagamento e trocas) em alguns países, mas comprar na moeda local é o ideal.
Para isso a maneira mais prática de acumular o seu dinheiro na moeda do destino que vai visitar. Você pode usar a conta multimoeda do Wise para ir juntando dinheiro em peso argentino por exemplo, e chegando no país usar o seu cartão de débito para pagar na moeda local.
Tenha o seu chip de internet
Para viajar é importante estar ciente que o seu plano de internet do Brasil não vai funcionar em outros países, então é importante se planejar com relação a isso para você não ficar offline durante a viagem, porque estar conectado é fundamental, vai por mim.
Você pode ver com a sua operadora se ela tem cobertura em outros países e contratar o plano, você também pode deixar para comprar o chip no país ou já chegar conectado com um chip internacional (e inclusive usar em vários países na mesma viagem). Para entender melhor como funciona, acesse aqui.
Leve dinheiro em espécie também
Já falei aqui da conta multimoeda, mas é importante garantir alguma graninha em espécie também na sua viagem para fora do Brasil. Se não tiver como levar exatamente a moeda do país, o dólar é sempre uma moeda versátil e fácil de ser trocada em casas da câmbio.
Recomendo isso porque às vezes acontecem emergências, ou em cidades pequenas que não aceitam cartão…Então é sempre bom garantir uma quantia só de emergência mesmo.
Separe seus documentos (digital e/ou físico)
Aqui no post já tinha comentado sobre visto para entrar em outros países, e uma coisa importante para facilitar o visto ser concedido lá na hora da imigração é ter uma documentação que possa te embasar como um turista.
Na minha ida para Europa por exemplo, eu fiz questão de levar documentos como: comprovante de residência, vínculo da faculdade, férias do trabalho do meu esposo, declaração de renda…Além de coisas mais obrigatórias como passagem de volta, reservas de hotel, apólice de seguro, passaporte e tudo mais.
Ah, lembre de levar não só impresso, mas digital também. Pode ser bem útil e evitar imprevistos como por exemplo o seu celular ficar sem bateria.
Exigências sobre a COVID
Já falamos de vacinação no tópico anterior, mas a COVID ainda não tem regras fixas sobre a visitação dos países, tudo ainda é muito recente.
Mas é importante estar de olho qual o requisito do país, se só a vacinação completa já é suficiente, ou se precisa de PCR ou até de quarentena.
Salve essas dicas!
Essas são dicas para você que vai fazer uma viagem para fora do país, que eu reuni das minhas experiências internacionais. Recomendo que você salve esse post e use como checklist antes de viajar, pode te ajudar muito no seu novo destino.
Se você tem dicas bacanas para acrescentar nesse post, é só comentar aqui que vou adorar saber e divulgar para nossos amigos leitores!
Comentários