Coloca na lista mais uma festa junina para visitar, conheça o São João de João Pessoa, na capital da Paraíba.
É bem verdade que todo o Estado respira forró nesse período junino, morando na Paraíba pude ver isso de pertinho, muitos eventos grandes acontecendo em paralelo e competindo público com grandes atrações para festejar o São João.
Festas juninas no nordeste
Sem dúvidas o São João mais conhecido do Estado é o de Campina Grande, chamado de o Maior São João do Mundo! Atrai pessoas de vários lugares do Brasil para conhecer.
Mas essa festança se estende para todo o nordeste, tanto em festividades como em competições de quadrilhas juninas, que são muito disputadas e dignas de serem transmitidas para todo o Brasil.
No meu caso como estou morando na Paraíba, mais especificamente na capital João Pessoa, fui conhecer o São João e aproveitar essa festa que é gratuita e aberta a todos.
Onde acontece a festa
O local do evento é o famoso Parque Sólon de Lucena, e também chamado de Parque da Lagoa. O espaço é um lugar muito conhecido pelos locais, e muito frequentado quando o assunto é lazer e entretenimento.
Ele fica na região central da cidade, mesmo saindo da região litorânea é super fácil e rápido de chegar! Além de poder ir de Uber, também têm várias linhas de ônibus que passam por ali.
Quais as atrações no São João de João Pessoa
P São João Multicultural é apresentado por 2 figuras carismáticas de João Pessoa, que conheci primeiramente na competição de quadrilhas juninas do Estado da Paraíba: Selminha Camburão e Daniel Muniz. Eles apresentam o evento com muito humor e muita interação com o público.
As atrações vão sempre variar de acordo com o cronograma e agenda, mas no festival são convidadas bandas de forró e artistas da cena local e nacional.
Foram 4 dias de shows, em 2023 aconteceu de quinta a domingo com apresentações de vários artistas, como: Danieze Santiago, Berinho Lima, James Sousa, Walkyria Santos, Cavalo de Pau, Banda Encantus entre outros…
Para ficar de olho nas agendas e novidades, confira o site da Funjope, a Fundação Cultural de João Pessoa.
Opções de shows, apresentações e comidas típicas (estrutura do evento)
Claro que se comparado a outros eventos, o da capital ainda é pequeno, ainda mais em uma região tão tradicional com festas juninas.
Mas se você estiver de bobeira por ali, vale a pena conhecer e aproveitar os shows gratuitos e conhecer o Parque Sólon de Lucena. Por lá além do palco você vai encontrar opções de comidas de todo tipo, desde as típicas até as tradicionais como hambúrguer e cachorro quente.
Têm brinquedos e muito espaço para a criançada se divertir, isso sem contar o palco onde acontecem as apresentações, lembrando que o local não tem cobertura, então se as chuvas de inverno vierem no dia do evento, esteja preparado. O local é bem policiado e fica aberto ao público sem restrições de entrada.
Experiência no São João de João Pessoa
Eu tive uma boa experiência de modo geral no evento, conhecemos mais um espaço de manifestação cultural e aproveitamos o show de Beirinho Lima. Além de comer uma boa pamonha e visitar pela primeira vez do Parque da Lagoa.
O local tem bastante policiamento, mesmo que não tenha controle de entrada, ainda assim é bem seguro de maneira geral.
Tem muitas opções de comidas, mas senti falta de mais variedade de comidas típicas do período junino mesmo. A pamonha que comi, por exemplo, penei um pouco para achar em alguma barraquinha.
Os banheiros são químicos, e isso de um modo geral é desanimador. Pelo menos pra mim, então ficamos pouco tempo no evento principalmente por isso.
O local é super fácil de chegar, bem centralizado e têm condução sempre. Pelo menos foi bem fácil pra gene conseguir Uber tanto pra ir, como pra voltar, mesmo tarde.
Tem atrações bem legais de bandas e artistas, eu particularmente estava bema fim de assistir o show da Walkyria Santos, mas seria no dia seguinte…E nesse dia já estava com ingressos comprados para assistir o Fagner no São João de Campina Grande.
Comentários