Companhia aérea Low Cost: O que é? Como funciona?

Companhia aérea Low Cost: O que é? Como funciona?

Companhia aérea Low Cost? Oque é e qual a sua diferença para as cias aéreas comuns? Essa era a minha maior dúvida, e por isso tinha até receio quanto aos vôos e se era algo menos rigoroso ou criterioso.

Até hoje fiz 5 trechos internacionais com companhias low cost e vi na prática qual a proposta desse tipo de empresa. Vou contar um pouco mais aqui sobre cada uma das empresas que usei os serviços e a minha impressão também.

Para quem está por usar o serviço de uma low cost e está procurando mais informações, quero falar do custo benefício desse serviço e dos cuidados importantes ao comprar sua passageml. 

O que é uma companhia aérea low cost?

Companhia Low Cost é uma cia aérea que tem baixo custo nas suas passagens. A palavra Low Cost quer dizer baixo custo, e isso já traduz muito da proposta dessas companhias: Transporte aéreo com menos custo e com baixo preço ao passageiro.

Estas companhias oferecem o mínimo ao passageiro, sem muitas regalias ou brindes. Na verdade até para fazer o seu checkin presencial você paga, mas por outro lado as passagens aéreas saem muito mais baratas do que o comum.

O importante é você ficar atento a esses detalhes, isso porque facilita a sua escolha em saber o melhor custo benefício. Se aquela passagem cheia de restrições vai atender a demanda da sua viagem, e principalmente se aquela economia vai valer a pena.

Vou trazer mais detalhes das minhas experiências, e contar sobre três das companhias que já usei: RyanairSKY JetSmart.

Cia aérea low cost Ryanair

cias aereas low cost

A Ryanair foi a minha primeira experiência com companhia aérea Low Cost, e confesso que fiquei receosa sobre a qualidade dos serviços, já que o preço da passagem foi tão baixo. Comprei dois trechos: Madri Roma e Roma x Paris.

O sistema de aviação é bem rigoroso, então por mais que as passagens sejam baratas, isso não quer dizer que um avião qualquer e não inspecionado vai decolar. Então, quanto a segurança fiquem tranquilos porque os requisitos de segurança são os mesmos de uma companhia comum.

Oque a Ryanair perde ao oferecer uma passagem econômica, ela compensa vendendo outros serviços: checkin, bagagem, embarque prioritário, marcação de lugar, lanches, água… Tudo é cobrado e é bem mais caro na verdade.

Companhia aérea low cost SKY

Companhia aérea Low cost

Usando os serviços da SKY Airlines foi para fazer o trajeto Rio de Janeiro x Santiago do Chile. Mais uma situação de passagem econômica, e nesse caso como não marcamos lugares fomos em assentos separados no vôo.

Nesse caso também tem uma preocupação que é a bagagem de mão, as empresas low cost costumam ser bem rigorosas com as bagagens que excedem as medidas estabelecidas. E quando isso acontece, o passageiro precisa despachar sua mala e pagar por esse serviço extra.

Cia aérea low cost JetSmart

Jet Smart

De todas, essa foi a experiência com companhia aérea low cost que fiquei mais nervosa. Eu e meu esposo fizemos uma viagem de 15 dias somente com uma mochila cada um, e o nosso objetivo era ter uma passagem econômica com a JetSmart e não pagar bagagem extra.

Essa é uma empresa bem rigorosa, e na verdade esse processo foi um desafio, afinal passamos por vários destinos com apenas uma mochila! Visitamos as seguintes cidades: Punta del EsteMontevideoColonia del Sacramento Buenos Aires. De Buenos Aires que pegamos o vôo com a JetSmart para Puerto Iguazu saindo do novíssimo aeroporto El Palomar.

Foi uma viagem tranquila e fizemos esse trajeto nos mesmo moldes das outras companhias. Tudo em modo econômico e com nenhuma regalia, tudo oque é oferecido no vôo é pago, exceto a ida ao banheiro é claro rs.

Como é voar com uma companhia aérea low cost?

Companhia aérea Low cost

Sendo bem realista é uma experiência comum de voar, a diferença está nos detalhes e nas cobranças extras. Mas a experiência de vôo em si seguem padrões internacionais de aviação.

Vou deixar aqui dicas importantes para você se atentar antes de comprar uma passagem com uma companhia aérea low cost, e assim te ajudar a decidir:

  • Faça o seu checkin online e leve o seu próprio cartão de embarque, assim você evita pagar taxas extras por fazer o seu checkin presencial;
  • Veja se a companhia aérea tem atendimento aqui no Brasil, ou pelo menos número de telefone Brasileiro que possa te atender. Já tive problemas de remarcação com a SKY porque os contatos disponíveis eram só internacionais;
  • Leve pouca bagagem e fique atento as medidas da bagagem de mão da companhia, esses tamanhos mudam de acordo com a empresa;
  • Para marcar o seu assento você precisa pagar a mais, quando você não paga o sistema escolhe o seu lugar de maneira aleatória no avião;
  • Leve água e lanches caso o seu vôo dure mais que três horas, isso porque no avião você não ganha nada do tipo. E sem contar que eles vendem serviço de bordo e geralmente é bem caro;
  • As poltronas (como você pode ver na foto abaixo) não são nada confortáveis ou espaçosas, então já vá preparada(o). Leve almofadinhas e travesseiros de pescoço para ajudar caso o seu vôo seja mais longo.

Vale a pena voar com uma companhia aérea low cost?

companhia aérea low cost

Antes de escolher voar com uma companhia aérea low cost, revise algumas dicas importantes desse post aqui. A intenção é que você possa comprar sua passagem consciente das regras dessas empresas, e sabendo disso calcular o custo benefício.

Eu que estou sempre procurando baratezas, sempre opto pela passagem mais barata. Ainda mais que em low costs os vôos não costumam ser demorados, então é um trecho pequeno por um excelente valor. 

Se você ainda tiver mais dúvidas sobre como é voar com uma empresa assim, comenta aqui que vou adorar te responder! E se tiver alguma sugestão, ou alo que não elenquei aqui, é só mandar que vai ajudar muitas outras pessoas também.

Companhia aérea low cost - Salve no Pinterest!

Tags:

Quer mais dicas para planejar sua viagem?

Venha fazer parte da minha lista de e-mail com dicas exclusivas!

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Isa
Isa

Eu sou a Isa! Escrevo esse blog com muito carinho, compartilho informações e experiências que mostram que viajar com pouco é possível!

    0 Comentários

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *