Como levar pet no avião? Regras, quanto custa e mais…

Como levar pet no avião? Regras, quanto custa e mais…

Você sabe como levar pet no avião dentro da cabine com você no vôo? Existem duas maneiras de você transportar o seu animalzinho de estimação no vôo, aqui vamos falar principalmente dos requisitos de levar o animal na cabine em vôos nacionais.

Aqui nesta publicação vou falar sobre as regras, valores e como o pet é transportado no avião. Já tive duas experiências levando meus gatinhos, uma na cia Azul outra na cia Gol e aqui conto mais detalhes para auxiliar na sua viagem também.

Como o pet é transportado no avião?

como viajar com pet no avião

Para quem está pensando em viajar com o seu pet, ir de avião pode ser a opção mais rápida de translado até o destino final. As viagens com animais de estimação são feitas de duas formas geralmente: Na cabine e no bagageiro.

Pet na cabine

O serviço do pet na cabine é para que você possa levar o seu animalzinho durante todo o vôo com você. Assim você tem a segurança de estar monitorando ele todos os momentos desse trajeto.

Tem alguns requisitos e regras importantes para esse transporte, mas vamos entrar em mais detalhes ao decorrer do post.

Pet no bagageiro

A opção de levar o pet no bagageiro é para que você possa despachar o seu animalzinho em uma caixa de transporte adequada, e que ele vá junto as bagagens do vôo.

Essa maneira de transporte tem trazido polêmicas recentes, visto alguns acontecimentos que levaram a morte ou sumiço de alguns animais. Esse seria o modo menos recomendado, e por isso aqui nesse post vamos falar em mais detalhes do serviço pet na cabine que usei recentemente.

Como comprar passagem para pet (Gol e Azul)

Essas foram as duas cias aéreas que viajei com meus gatinhos, e posso dizer que o serviço delas de pet na cabine é bem parecido, começando pela compra da passagem. 

Para comprar, primeiro você deve adquirir a sua passagem aérea e depois solicitar o serviço pet na cabine. Nas duas cias eu não consegui comprar o serviço pela internet, a maneira de fazê-lo foi no próprio guichê com certa antecedência (pela Gol) e pelo telefone (no caso da Azul).

É importante você comprar o serviço logo que adquirir sua passagem, pois o serviço pet na cabine é limitado por vôos. Geralmente são até 4 animais por vôo permitido, por isso a importância de se adiantar na compra da passagem para pet.

Quanto custa levar pet no avião?

dicas para levar seu pet no avião

Em ambas as cias aéras (Gol e Azul) eu paguei R$250 pelo serviço pet na cabine. Esse valor corresponde ao trecho, ou seja, se eu fizer ida e volta são R$250 para cada trecho comprado.

Lembrando que cada adulto só pode levar um animalzinho de estimação no vôo, então caso você tenha mais de um pet e queira levar na cabine, vai precisar de mais um adulto viajando com você e que fique responsável pelo seu gato/cachorro.

Este serviço é para que você possa levar o animal na cabine, mas não inclui nada de especial. Você não recebe nenhum assento extra ou com conforto, você somente leva o seu animal na caixinha de transporte e coloca em baixo do assento que fica a sua frente.

Quais documentos são necessário para levar o animal de estimação na cabine

documentos para levar seu pet no avião

Tanto na Azul como na Gol, precisamos apresentar os seguintes documentos:

  • Carteira de vacinação
  • Comprovação da vacina anti-rábica
  • Atestado de saúde feito pelo veterinário em até 7 dias antes da viagem
Levamos esses documentos e apresentamos no checkin que é feito diretamente no aeroporto. Lá eles analisam a documentação e também pesam o animal.

E falando de peso, no caso da Azul pode pesar até 7kg e a Gol até 10kg para usar o serviço de pet na cabine. Esses valores é o peso do animal + a caixa de transporte especificada.

 

Quais requisitos da caixinha de transporte

como levar seu pet no avião

Requisitos da caixinha de transporte são bem parecidos, vou deixar aqui as medidas para você conferirem:

Na Azul
o container rígido ou a mala flexível. Com dimensões de no máximo, 43 cm comprimento X 31,5 cm de largura X 20 cm de altura.

Na Gol
Dimensões para o transporte flexível altura: 24cm largura: 32cm comprimento: 43cm, no caso do rígido a medida é a mesma só muda a altura que é de 22cm.

No meu caso, eu tenho uma mala flexível, dessas mesmas medidas da Gol. Consegui usar a mesma caixinha em ambos os vôos, serviram muito bem aos requisitos.

Dicas extras de como levar pet no avião

Reservei aqui algumas dicas de como levar pet no avião, são fruto dessas experiências que tive com meus gatinhos, e imagino que possam te ajudar bastante na hora de preparar a viagem.

Acostume o animal a caixinha de transporte

como viajar com pet no avião

Muito provavelmente você vai adquirir uma caixinha para poder levar o seu pet nas medidas exigidas pela cia aérea. Dias antes da viagem, deixe que ele tenha contato com a caixinha e possa reconhecê-la.

No dia da viagem já terão muitas coisas novas e ambientes diferentes, é importante que ele se sinta seguro e reconheça a caixinha

Deixe algum tecido com o cheirinho dele

Se não é uma caixa usada diariamente por ele, deixe um tecido que ele tenha contato e o cheirinho dele. Isso é importante para que ele se reconheça no espaço através do cheiro.

Compre uma caixinha com haste flexivel (e use em várias cias)

Como eu disse aqui em cima, consegui usar a caixinha de transporte em duas cias diferentes, isso porque a haste flexível dá para usar nesses casos. Assim você tem uma caixinha só e economiza caso faça esse trajeto outras vezes.

Compre os primeiros assentos (com espaço extra) assim você sai primeiro e fica mais confortável

Para ficar mais confortável e mais ágil a minha saída do avião, eu compro os primeiros assentos, com espaço extra. Assim tenho mais espaço para mim e pro gatinho, além de sair logo do vôo.

No caso de viajar com pet é obrigatório que o seu assento seja na janela, e no caso de reservar os primeiros assentos, fique atento pois a primeira fileira não pode ser reservada.

Não esqueça do tapete higiênico

dicas para levar seu pet no avião

Forre sua caixinha de transporte com tapete higiênico, assim mesmo que o seu animalzinho precise fazer suas necessidades durante o vôo, ele fará mesmo na caixa.

Leve guia e coleira para aproveitar a área pet de aeroportos

Muitos aeroportos têm o espaço pet para que você possa levar o seu bichinho e distraí-lo da tensão de voar. Leve coleiras ou guias adequadas e aproveite o espaço.

Leve pestiscos e uma pequena bacia para água

Em processos mais estressantes nem todo animal gosta de comer, para estimulá-lo leve petiscos que ele mais gosta para que caso ele sinta fome, possa beliscar algo.

Além de levar uma bacia na qual você possa colocar água para mantê-lo hidratado.

Como levar seu pet no avião? - Salve no Pinterest!
Como levar seu pet no avião? - Salve no Pinterest!

Tags:

Quer mais dicas para planejar sua viagem?

Venha fazer parte da minha lista de e-mail com dicas exclusivas!

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Isa
Isa

Eu sou a Isa! Escrevo esse blog com muito carinho, compartilho informações e experiências que mostram que viajar com pouco é possível!

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *