Um acordo que visa compartilhar estratégias de incentivo no turismo brasileiro será assinado por representantes dos dois países. O objetivo é se espelhar nas práticas portuguesas, que garantiram o crescimento expressivo do setor em Portugal.

O atual presidente da Embratur (Marcelo Freixo) ressalta o sucesso econômico do Turismo em Portugal. Atualmente, o setor representa 10% do PIB do país e se tornou uma das principais formas de geração de emprego, estando incluso no Ministério da Economia português.

placeholder

Brasileiros e portugueses podem se beneficiar no acordo

O acordo bilateral pode ser benéfico tanto para a população brasileira, quanto para a portuguesa. Para a economia brasileira, novas estratégias de incentivo ao turismo podem repercutir em geração de empregos e aumento do fluxo financeiro. Uma vez que os planejamentos de marketing, sustentabilidade e inovação no setor sigam os moldes portugueses, o cenário previsto é otimista. 

Por outro lado, o estreitamento de laços com o Brasil pode ser vantajoso para os portugueses pelas facilitações no turismo feito pela população ao Brasil. Atualmente cerca de 150mil turistas (por ano) vindos de Portugal têm como destino o Brasil. O acordo propõe também a ampliação de roteiros turísticos para os portugueses no Brasil, por meio de estreitamento entre os laços dos empresários do setor em ambos países.

Ademais, o novo acordo sinaliza a facilitação do turismo de brasileiros em terras portuguesas, o que tende a beneficiar turistas de Brasil e Portugal, visto que cerca de 1 milhão de brasileiros selecionam Portugal como destino turístico ao ano. 

Publicado em: 22/04 – Redação DPV

Categorizado em: