Como fazer um blog de viagens?

Como fazer um blog de viagens?

Como fazer um blog de viagens? Esse post tem a intenção de te responder isso, e tirar suas dúvidas de como fazer acontecer um projeto que você já criou.

Se por acaso você ainda não criou o seu blog e não tem o seu projeto online, você pode começar por esse post aqui: “Como criar um blog de viagens“. Esse post tem o conteúdo do zero de como você criar o seu blog, e todas as orientações iniciais para o seu projeto estar finalmente online.

E este post é mais um que faz parte dos bastidores da criação deste blog aqui, para justamente auxiliar outras pessoas que queiram colocar o seu projeto em prática. 

Como fazer um blog de viagens? - Introdução

Vamos falar de como fazer um blog de viagens, isso inclui a estruturação do site assim que ele já está hospedado em um bom servidor.

Então vamos tratar nesse post as ações seguintes que vão dar início ao fazer do seu blog. Vamos falar de conteúdo, assuntos, calendário, layout e construtor de conteúdo.

São tópicos importantes e fundamentais para quem vai começar, e são experiências de acordo com a minha vivência nesses anos de blog. 

Defina o conteúdo que vai oferecer

Como fazer um blog de viagens

O conteúdo é chave nesse processo, tudo oque motiva você a estar nesse processo é justamente poder compartilhar os seus conhecimentos. 

Eu iniciei esse blog na intenção de compartilhar tantos aprendizados que eu estava acumulando sobre viagem. Quem ainda está começando precisa ter a clareza dos assuntos que vai abordar no seu blog.

A clareza é importante para ter um norte do tipo de assunto que vai abordar. Se vai falar só de viagem, se quer trazer assuntos de lifestyle ou ter uma mistura de assuntos no blog. Nenhum problema em falar de muitas coisas, a questão é ter isso claro ao seu leitor e para você também.

Definindo o seu conteúdo, você fica mais focado em colocar em prática o como fazer o seu blog. Isso porque você já estará na fase de fazer, e precisa de uma diretetriz para começar a colocar em prática.

Classificar assuntos

Como fazer um blog de viagens?

Quando você pensa no assunto que vai tratar no seu blog, é importante você classificar os assuntos que serão abordados nele. Isso é importante por diversos fatores, e eu vou elencar os principais para você: Organização de conteúdos, facilidade de encontrar o seu conteúdo e seguir as categorias dos seus posts.

Cada uma desses fatores, vou elencar aqui abaixo para você entender com mais clareza. Mas saiba que esse é um fator muito importante nesta etapa de como fazer um blog de viagens. 

O fazer inclui muita organização, isso porque hoje você pode controlar bem os seus conteúdos quando são só 10 ou 20 posts. Mas na medida que os seus posts aumentam, quando mais organizados os seus conteúdos mais fácil fica para controlar e acessar.

Organização dos conteúdos

Ao categorizar os conteúdos do seu site, eles ficarão mais organizados e em contraponto mais acessíveis aos seus usuários. Isso porque ao analisar o seu site, o usuário pode procurar assuntos através do seu menu e este organizado facilita o usuário de encontrar.

Portanto, deixar os conteúdos separados por categorias específicas, torna os seus temas mais fáceis de ser entendidos e encontrados pelos leitores. Pois ao acessarem o seu site, eles podem buscar dentro das categorias. 

Além disso, através dessas mesmas categorias eles podem interpretar o assunto principal do seu site. Se o nome do seu projeto não for evidente, caso ele veja um menu com categorias de “viagens nacionais”ou “roteiros de viagem”, ele vai ter a certeza que o seu site se trata de viagem.

Facilidade de encontrar o seu conteúdo

Ao deixar suas categorias explicitadas, você e o seu leitor pode recuperar um tipo de conteúdo que estará dentro de uma categoria específica com apenas um clique.

Por exemplo, digamos que você tenha uma categoria de “roteiros”, então toda publicação sua que for um roteiro de viagem estará lá. Caso queira filtrar todos os seus roteiros, é só acessar essa única categoria para encontrar.

Desta maneira o seu site fica organizado, e mesmo que você tenha 500 postagens ainda assim consegue identificar seus conteúdos de maneira mais rápida.

Seguir as categorias dos seus posts

Além de todas as questões de organização e acesso, você também tem uma diretriz para seguir com relação aos seus posts. Isso porque ao escrever um post no blog, você vai associar a sua postagem a uma categoria.

Desta maneira fica mais fácil seguir os limites de assunto ao criar os seus posts, afinal, cada postagem sua precisa estar dentro de uma categoria definida.

Calendário editorial para os seus posts

Calendário editorial

Volta e meia eu falo sobre calendário o editorial nos stories do meu instagram, isso porque por vezes estou lutando para colocar em prática. Eu defini atualmente como objetivo semanal, postar 2 vezes em dias da semana específicos.

Essa constância tem por objetivo mostrar aos buscadores, que o meu site tem atualização constante de conteúdo. Que meu site é ativo e ainda produz postagens recentes.

Esse calendário também me ajuda a disciplinar e agendar os conteúdos que vou criar. Assim, preciso de uma listagem prévia e organizar tópicos dos assuntos que estarei abordando futuramente. Mais um ponto de disciplina e organização profissional para você blogueiro.

Com isso, quem acompanha o blog pode ver os conteúdos mais recentes produzidos. E com isso entender que não é um site “fantasma” ou abandonado, muito pelo contrário, que é um site atualizado.

Essa é uma parte importante do como fazer um blog de viagens, pois com a organização, disciplina e frequência você vai conseguir construir credibilidade com os buscadores e seus leitores.

Encontre um layout para o seu blog

Templates responsivos para blog

O layout do seu blog, é o seu cartão de visitas. Ao visitar o seu blog, o leitor tem a sua primeira impressão com base no design do seu site.

Essa é uma preocupação grande de quem está começando, primeiro pelas dúvidas sobre qual template escolher. Como eu disse antes, sobre cartão de visitas, porque o seu design mostra profissionalismo na sua execução.

A decisão de um layout é importante, mas não é permanente. Portanto não fique com receio de escolher, caso você não goste ou não se adapte a ele é só mudar.

Ao escolher o seu, verifique se o template é responsivo, ou seja, que ele se adapta em diferentes telas. Levando em conta que muitas pessoas acessam em diferentes dispositivos e o seu conteúdo precisa ser entregue bem em todos eles.

Vou deixar aqui a sugestão de dois templates que usei, um era gratuito e o outro pago. Ambos você pode usar o WorPress, oque diferencia são os layouts e também a performance de cada um.

Balanced Blog

Esse foi o primeiro tema que usei, na verdade não muito pelo poder de escolha. Isso porque o tema é gratuito e eu quando comecei no blog já estava bem sem grana.

A performance do template não é tão boa, mas para começar foi um design que serviu bem. Tem as funcionalidades de páginas e posts e consegue dar conta do recado, mesmo sendo gratuito.

Por isso se você está começando agora, e precisa de um layout gratuito eu sugiro esse que eu usei durante um ano e meio de blog. Você pode encontrar esse tema dentro do próprio WordPress, é só baixar e ativar.

Balanced Blog pode ser uma boa opção para você tirar o projeto do papel, e colocar em prática o como fazer um blog de viagens. Então é só acessar o link para conferir o layout desse template.

Wolf WP

Depois de um tempo usando o tema anterior, o template mais pesado e menos otimizado já estava me gerando problemas de velocidade. Por isso resolvi mudar o template do meu site.

Essa mudança levou um tempo, onde eu buscava uma combinação de: Bom preço, boa performance e design bonito. Fiquei um tempo procurando porque essas estruturas costumam ser caras, e pior: pagas em dólar!

Então depois de muito procurar encontrei o template atual do blog, o WOLF WP. Esse é um tema altamente conversível e de qualidade, que surpreendentemente tem todas as qualidade que eu estava buscando: Bom preço, boa performance e design bonito.

Por ser um design customizável, você pode alterar cores e padrões dele, isso é bom para dar um deferencial no seu layout. Essa mudança foi a melhor escolha(depois da hospedagem) que fiz e não me arrependo no blog!

As melhorias foram significativas, além de todos os bônus que a compra da licença me ofereceu. Se você está interessado no tema também, é só acessar aqui e conferir todo o custo benefício: lp.wolfwp.com.br.

Construtor de conteúdo

construtor de conteúdo Elementor

O construtor de conteúdo é um grande facilitador para quem cria conteúdo em blog. Você perde muito menos tempo em tentar resolver códigos ou coisas técnicas, e concentra seus esforços em produzir conteúdo de qualidade.

Um construtor vai tornar todo o design de criação de posts e páginas em um simples clique e arrasta. E o construtor de conteúdo que eu uso é o Elementor, e sinceramente gosto muito.

É com ele que estou fazendo esse post, fica tudo muito mais fácil. Eu clico, arrasto e monto toda a estrutura do post, com textos, tópicos, títulos, imagens, formulários, galeria de imagens, contadores, trecho de html, botão, classificação, barra de progresso, e inúmeras possibilidades.

As possibilidades são muitas mesmo, vão além desses exemplos que dei, mas são as que te dão mais agilidade ao produzir conteúdo. São inúmeros os motivos que me motivam a usá-lo e recomendar aqui também, claro. Você pode usar instalando o plugin e usufruir da versão gratuita ou paga.

Como fazer um blog de viagens? - Conclusão

Esta postagem de como fazer o seu blog de viagens é a segunda publicação de uma série de posts dos bastidores desse blog.

Se você já leu o post anterior, então está sabendo muito bem como aplicar todo esse planejamento que foi fornecido aqui. 

Lembrando que essas sugestões são com base em anos e anos com experiência em desenvolvimento web e na curadoria de blogs. 

Então vamos fazer um panorama de tudo oque vimos nesse post aqui?

1 Defina o conteúdo, ele é a chave do seu sucesso é vai definir sua trajetória.

2 Classifique assuntos do seu blog, estabeleça e organize os conteúdos para facilitar a recuperação e encontrabilidade

3 Use um calendário editorial, e mantenha uma regularidade de posts e conteúdos.

4 Encontre um layout com boa performance nos navegadores, um design atraente e fácil de usar.

5 O construtor de conteúdo vai poupar muito o seu tempo. Foco na qualidade de conteúdo, e sem perder tempo com questões mais técnicas.

Essas foram as dicas de como fazer um blog de viagens, se surgirem dúvidas não esqueçam de comentar aqui, ein!

Tags:

Quer mais dicas para planejar sua viagem?

Venha fazer parte da minha lista de e-mail com dicas exclusivas!

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Isa
Isa

Eu sou a Isa! Escrevo esse blog com muito carinho, compartilho informações e experiências que mostram que viajar com pouco é possível!

    0 Comentários

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *