Como escrever um blog de viagem?

Como escrever um blog de viagem?

Como escrever um blog de viagem? Viajar e conhecer novos destinos é mais uma etapa no processo de compartilhar os seus conhecimentos de viagem.

É importante saber que gerar valor para o seu leitor é muito mais do que simplesmente fazer um “diário de viagem”. As informações e experiências das suas viagens precisam estar organizadas e compreensíveis para quem lê.

Para isso vamos tratar importantes tópicos relacionados à criação de conteúdo no blog. Se você está chegando por aqui agora, saiba que essa é uma categoria especial, onde falo dos bastidores do meu blog. A intenção é poder ajudar a quem queira tirar o seu projeto do papel também.

Se está começando do zero, recomendo que comece sua leitura pelos seguintes posts: Como criar um blog de viagens? Por onde começar? E também esse post aqui: Como fazer um blog de viagens?

Como escrever um blog de viagem: Introdução

A pergunta como escrever um blog de viagem é recorrente para quem está com seu projeto em andamento, porém ainda um pouco perdido do caminho que você vai trilhar.

Na hora de escrever você deve levar várias questões em conta, antes de começar a publicar os seus artigos. Tenha em mente que você está escrevendo para uma pessoa que está com uma dúvida ou curiosidade, portanto deixar o conteúdo acessível e encontrável ajuda a mais pessoas terem acesso ao seu material.

Vamos aos pontos que eu aplico no meu blog, e recomendo muito que você possa fazer no seu também. São minhas “regras de escrita” e procuro sempre seguir como um manual.

 

Ajude a resolver o problema do seu usuário

Resolva problemas

Essa é a parte mais importante do seu blog, você precisa ter em mente que esse é o seu objetivo: Conseguir responder a dúvida do seu usuário através do seu relato. E se tratando de um blog de viagem você sabe que o usuário tem muitas dúvidas, afinal é um destino que ele ainda não conhece.

Você será o guia ao repassar suas experiências(positivas e negativas) para aquele leitor. Suas informações e visão de um viajante vão agregar e muito para o quem está lendo o texto e ansioso para sua próxima viagem.

Então ao produzir o conteúdo, não foque em particularidades que não vão agregar ao leitor. Entregue um material completo que possa sanar a dúvida de quem quer visitar a cidade de São Paulo, por exemplo. Ao buscar oque fazer na cidade, o leitor pode encontrar um roteiro e informações valiosas para uma viagem mais tranquila.

Use imagens e exemplos

Se estamos falando de como escrever um blog de viagem, você deve concordar comigo que as fotos são muito importantes. Isso porque as pessoas querem conhecer um novo destino, e as fotos são essenciais para planejar os passeios que ela prefere fazer ou não.

Com as fotos ela pode fazer uma pequena viagem através do seu blog, com as imagens que você captou. Assim vai proporcionar uma prévia a partir das suas lentes, e ter uma noção do que a aguarda naquele destino.

Sem contar que muitas das vezes nos encantamos muito mais pela foto do que pela descrição. Tem um velho ditado que diz: Uma imagem diz mais do que mil palavras, e isso é bem verdade. Você pode ter um roteiro super completo, com diversas informações, mas uma bela captura pode convencer alguém a visitar aquele destino sem usar ao menos uma palavra.

Além disso as imagens deixam o seu texto mais lúdico, e menos monótono. Você pode exemplificar através de fotos oque está explicando em seu texto.

Assuntos fáceis de encontrar

Como escrever um blog de viagem

Você precisa saber que nem sempre a leitura do seu usuário será uniforme, ou seja, ele vai ler o seu texto do início ao fim tópico por tópico. E você precisa que o seu conteúdo esteja pronto para esse leitor mais dinâmico.

Por isso deixe os seus assuntos do texto de maneira mais fácil de ser visualizado, para isso use tópicos e divida o seu conteúdo em assuntos. Dessa maneira fica mais fácil encontrar um tópico específico que o seu leitor está procurando.

Quando falamos de viagem abordamos vários assuntos: Hospedagem, transporte, passeios, alimentação, documentos…Enfim, uma série de informações. Se o seu leitor encontra o post sobre: “O que fazer em Curitiba”, mas ele só precisa de informações de alimentação na cidade, com assuntos separados em tópicos tudo fica mais fácil.

Portanto leve em conta ao definir assuntos do seu post, estruture e organize o seu conteúdo. Essa é uma etapa importante de como escrever um blog de viagem.

Acessibilidade

A Acessibilidade é um assunto importante, pois ele traz inclusão de mais pessoas ao seu blog. Isso é bom para você produtor de conteúdo que pode alcançar mais leitores, tanto para os seus leitores que tem a oportunidade de consumir o seu conteúdo independente da sua especificidade.

Ao escolher a sua fonte e tamanho por exemplo, pense no tamanho para que ele fique legível independente dos muitos formatos de tela que acessamos. Ao inserir suas imagens, coloque descrição para que pessoas com deficiência visual possam saber a descrição daquela imagem no seu texto.

São fatores específicos de acessibilidade que fazem toda a diferença, que são bons tanto para você como para o seu leitor.

Performance e otimização

Performance do seu site

A performance não diz respeito diretamente a como escrever um blog de viagem, mas está muito relacionada a esse ponto. Isso porque não adianta que você tenha um blog com um excelente conteúdo, mas que demora mais de 10 segundos para carregar o post.

Segundo o Google o ideal é que sua página carregue em até 3 segundos, a Resultados Digitais fala muito mais sobre essas questões de velocidade no carregamento do seu site. Quando sua página tem uma performance ruim e demora a carregar, o usuário se cansa e desiste daquele acesso.

Por isso trabalhar a performance do seu site é tão importante, o tempo do usuário é precioso e ele não quer esperar muito para ver o seu conteúdo.Por isso eu resolvi mudar de template e consegui ter um site muito mais rápido usando o tema WOLF WP.

Para você analisar a performance do seu site, aconselho que acesse ele agora e conte quantos segundos a página leva para carregar completamente. A média dos sites que estão na internet é de 6 segundos, então fique atento para não estar acima desse tempo.

Evite templates pesados, porque eles fazer que o seu site demore muito para carregar a página. Ao subir imagens para ilustrar o seu post, dê preferência para formatos jpg e em tamanhos menores para não pesar muito no carregamento. Sem contar a quantidade de lixo que fica armazenado no cache do seu site.

Usabilidade

Experiência do Usuário

Eu estudo muito a Experiência do Usuário, é uma área dentro da Interação Humano Computador que eu mais me identifico. Isso porque quando falamos e projetamos algo que tem como fim um ser humano, aquele ser é o objeto de estudo para construir um produto funcional e que seja fácil de usar.

Quando falamos de computador, e no nosso caso de blogs é importante criar o conteúdo pensando justamente na experiência do usuário. O formato do site, layout, cores, botões, ordem dos conteúdos, imagens, anúncios, links…São inúmeras questões que ao produzirmos devemos pensar no usuário.

Para isso é importante que você conheça o seu público, só assim você vai construir um espaço que agrade a ele. E aí não estou focando em como escrever um blog de viagem, mas no espaço que vai armazenar toda a escrita. 

O layout é cansativo? As cores são muito contrastantes e confusas? A arquitetura da informação do seu site não permite que o usuário encontre um conteúdo? Ele consegue acessar a mesma página de diferentes dispositivos(tablet, celular, computador)? São diversas as perguntas que você precisa fazer.

E a resposta estará sempre naquele que é o centro de todo o projeto: O seu usuário.

Como escrever um blog de viagem: Conclusão

Como escrever um blog de viagem não é um grande mistério, o mais importante é você pensar no seu leitor e organizar o seu conteúdo de forma que possa atender a necessidade dele.

Isso é muito importante também por outro fator: Criar uma relação de confiança com o seu leitor. Se você mostrar de maneira clara o seu conteúdo, ao planejar um próximo destino ele já vai saber onde consultar mais informações! 

Proporcione uma boa experiência para o seu usuário em todos os aspectos, e experimente o resultado do seu árduo trabalho para entregar um conteúdo de qualidade.

Como escrever um blog de viagem
Como escrever um blog de viagem - Salve no Pinterest!
Seu site online! http://siteonlinesimples.com.br/
Clique e saiba mais!

Tags:

Quer mais dicas para planejar sua viagem?

Venha fazer parte da minha lista de e-mail com dicas exclusivas!

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Isa
Isa

Eu sou a Isa! Escrevo esse blog com muito carinho, compartilho informações e experiências que mostram que viajar com pouco é possível!

    0 Comentários

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *