Como é ter um blog de viagens? Coisas que não contam

Como é ter um blog de viagens? Coisas que não contam

Ter um blog de viagens pode ser o sonho de muita gente, e realmente escrever um blog com um assunto que você ama é incrível!

Essa é uma nova categoria aqui no site, se chama Bastidores. E é justamente isso que quero mostrar aqui para vocês, os bastidores de toda essa paixão por viajar e as proporções que ela têm.

Se você tem curiosidade sobre a vida de um blogueiro/criador de conteúdo/escritor que viaja, acompanhe aqui a sequência de postagens para te ajudar nesse processo e tirar muitas das suas curiosidades e dúvidas do assunto.

Os assuntos relacionados a blog de viagens são sem filtro, ok? Sempre a minha visão do assunto, da maneira mais franca possível. Eu sei que tem muita gente que tem o sonho de viver de viajar, que tal saber mais dessa realidade? E quem sabe um dia colocar em prática esse sonho também?

Leia mais: Como criar um blog de viagens? Por onde começar?

Como é ter um blog de viagens?

Amsterdam: Conhecendo um pouquinho da Holanda

Afinal, quem sou eu? Quem vós escreve é a Isabella, uma sonhadora que decidiu trabalhar com oque mais ama: Viagens. Para realizar sonhos a vida requer sacrifícios, fui refazendo minhas prioridades e deixei tudo com um propósito: Investir no meu sonho.

Todo mundo tem um sonho, mas para conseguir realizar, requer sacrifícios. E aqui estou eu colhendo o fruto disso, e podendo ter um blog de viagens e viver exclusivamente dele.

Essa é uma sensação incrível, saber que oque você está fazendo é útil e vai impactar a vida de outras pessoas. E nesse caso vai impactar de maneira positiva, você contribuindo para a realização de sonhos <3

Nesse post vou falar de algumas coisas que não te falam por aí sobre como é ter um blog de viagens. Se você tem interesse ou curiosidade sobre o tema, esse post vai ser muito útil para você. Mas caso não seja o seu objetivo, logo aviso: Esse post não tem dicas de viagem.

É bastidores mesmo galera, para dicas corre na categoria Dicas.

As pessoas acham que o seu trabalho não dá trabalho

Como montar um blog de viagens

Trabalhar conhecendo outros lugares, que sonho não? Como em qualquer outra profissão, as pessoas só vêem a pontinha do iceberg. Isso porque só nós sabemos da nossa dedicação e do esforço que fazemos para nossas conquistas.

Você pode estar num lugar incrível, mas se está produzindo conteúdo lá… Sinto te informar, mas você está trabalhando e não só curtindo. 

Quando as pessoas vêem só o resultado final, elas acham que é tudo um mar de rosas. E quem tá no meio já está careca de saber que não é bem assim, né?

Montar roteiro, planejar a viagem, planejar conteúdo, montar um calendário editorial, editar fotos, editar vídeos, planejar postagens nas redes…Isso tudo dá um trabalhão, mas quem vê de fora pode achar que não…

Você trabalha boa parte do tempo sozinho

Como montar um blog de viagens

Se você tem um blog, sabe muito bem que maior parte do tempo você precisa trabalhar sozinho. Sentar na cadeira e escrever seus conteúdos. 

Ás vezes é um trabalho solitário também, porque depende da sua exclusiva dedicação. E no caso de um blog pequeno você não tem grana de contratar uma equipe.

Mas é importante saber que não é só badalação, você precisa de dedicação e disciplina como em qualquer projeto. E isso inclui estar só você e o computador para relatar suas experiências

Leia mais: Como fazer um blog de viagens?

A sua mente não pára, mesmo em viagem

O que fazer em Blumenau

Quem disse que você consegue desligar a mente? Eu pelo menos não consigo hahah preciso me “programar para me desligar” durante uma viagem.

Isso porque em todo momento você está pensando na viagem, e em como você pode relatar posteriormente aquele apanhado de coisas que está descobrindo.

Para garantir, eu vou sempre tirando foto de tudo, principalmente de descobertas locais. Assim fica mais fácil ilustrar num post depois, com isso a mente não pára.

Administrar um blog de viagens vai além de um "meu querido diário"

Como montar um blog de viagens

Já foi o tempo que blog era um diário, onde você só contava como foi seu dia ou sua visão à respeito de algo. Blogs (de qualquer nicho), movimentam muita grana e tem se especializado cada vez mais para atender melhor os leitores.

Isso vale para blogs de viagens também, porque o leitor não quer uma informação de qualquer maneira. E para isso você precisa pensar e planejar o seu conteúdo antes de publicar.

Vão te pedir roteiros à todo momento

Reservar passeios

Sabe aquela piadinha da pessoa que trabalha com informática e a família toda pede: “Formata o meu pc?”. É essa a vibe da situação de quem tem um blog de viagens.

E eu particularmente sempre ajudo, e faço o máximo que posso nesses casos. Faço porque gosto mesmo, é um prazer poder ajudar um amigo ou familiar a realizar um sonho.

Claro que tudo envolve tempo e disponibilidade, mas poder ajudar é o mais recompensador para mim. Então se está planejando anunciar o seu blog para a família e amigos já sabe: Vai rolar chuva de pedidos de roteiro de viagem hahah

Você vai amar receber comentários nos posts do seu blog de viagens

OYO o que é?

Eu pelo menos amo! Hoje mesmo respondi dois comentários e fico tão feliz quando o leitor deixa um comentário no meu post. Seja para tirar dúvidas, agradecer ou criticar.

É bom ver que tem alguém do outro lado da tela lendo você, e que você de algum modo está impactando a rotina daquela pessoa.

Leia mais: Mais tráfego para o blog: Como conseguir mais acessos?

Quando alguém consegue usar uma dica do seu blog de viagens é impagável

Como montar um blog de viagens

Nem todos os leitores do blog dão feedback, mas quando você recebe uma mensagem de alguém agradecendo suas dicas…O coração explode de alegria!!!

É aquela sensação de que o seu esforço está valendo a pena, e que você está conseguindo ajudar pessoas que nem ao menos conhece.

Como eu falo de viagens baratas, sei que a maioria dos leitores do blog não são ricos, né? hahah Então vejo o quanto é recompensador ajudar pessoas que assim como eu não tem tanta grana, mas estão podendo realizar sonhos e viajar.

Exige dedicação e disciplina como qualquer outro trabalho

um café e um job em qualquer lugar

Não ache que você vai escrever só quando quer. Para fazer, vamos fazer direito não é?

Você precisa estudar conteúdos relacionados à criação de conteúdo, SEO, copy, noções de design, noções de desenvolvimento web, além de estudar os próprios destinos que vai conhecer. E é tudo constante, quem não se atualiza fica para trás.

Então saiba que se você quer um blog com um conteúdo bacana, que alcança leitores e consegue entregar valor… Você precisa se dedicar bastante!

Leia mais:Como escrever um blog de viagem?

É um trabalho sério, e muita gente ganha a vida com isso aqui(inclusive eu rs)

Café Tortoni em Buenos Aires

A terminologia “blogueirinha” já até ganhou conotação depreciativa… O porque disso eu não sei dizer. Mas esse exemplo é para te mostrar que nem sempre vão levar à sério o seu trabalho.

Digo que é trabalho, porque é realmente isso. Você administra uma empresa, tem metas, projetos, orçamento, objetivos… E precisa ter lucro também! Afinal todos nós trabalhamos para ter um resultado, não é mesmo?

Então, se você tem a intenção de criar um blog de viagens e viver disso…Saiba que quem menospreza o seu trabalho não faz ideia do quanto de dinheiro ele pode render por mês hahaha

Você vai conhecer muitas pessoas incríveis, mesmo que virtualmente

Nosso guia da experiência, Gabriel!

Uma das melhores partes é essa aqui: Conhecer pessoas incríveis! Muita gente me conhece no Instagram através do blog! Encontrou algum artigo meu aqui, leu, gostou, e quis saber mais de mim.

E assim vou conhecendo muitas pessoas e fazendo amizades (mesmo que virtuais rs). E é gratificante demais! Eu amo conhecer novas pessoas, por isso amo viajar. O mais incrível é que o blog me proporciona isso sem eu precisar sair de casa.

A produção de conteúdo é constante e não pode parar

Como montar um blog de viagens

Não se assuste com isso, mas se trata do meio que você está: O meio digital.

Na rede tudo muda muito rápido, as informações se perdem, se desatualizam… E você precisa estar sempre atento. Alimentando seu blog com conteúdos relevantes e de qualidade, e não esquecendo de atualizar os posts antigos!

Nem sempre vão entender o seu trabalho

Quarto duplo no Quality Hotel da Barra

Às vezes você precisa de uma foto específica daquele lugar, às vezes você precisa postar um story divulgando uma novidade, às vezes você vai precisar gravar um take de vídeo em um horário determinado… São tantas as coisas.

A questão é que quem não é do meio, ou não está acostumado com a produção de conteúdo não vai saber lidar. Vai achar bobagem ou serão impacientes.

É importante entender que aquelas pessoas não sabem da sua responsabilidade e do impacto da sua ação. E a dica que dou é: Eduque. Explique para as pessoas como funcionam as coisas, e que às vezes um story pode te render um dinheiro, e aquilo faz parte da sua profissão. Por mais que pareça bobeira, é coisa séria.

Leia mais: Como ganhar dinheiro com um blog de viagens?

Vão se inspirar em você, e tá tudo bem!

Como montar um blog de viagens

Já dizia algum filósofo moderno: “Na internet nada se cria, tudo se copia” rs

Brincadeiras à parte, sabemos que ninguém é dono de um destino. Se tratando de blog de viagens as pessoas se apegam as coisas bem sério, no sentido de reclamar porque fulano escreveu sobre como viajar para tal destino, assim como ele.

E gente, muita calma nessa hora! Se você escreveu sobre um destino tá ótimo, se fulano também escreveu sobre aquele mesmo destino melhor ainda. Isso é sinal que teremos mais informação na web sobre aquele destino.

Uma coisa é a pessoa copiar o seu texto de maneira literal no ctrl+c ctrl+v… Outra coisa é a pessoa se inspirar em você, ou até mesmo repetir o seu roteiro. Procure não se irritar com isso, é sinal de que você está fazendo um bom trabalho.

Seja por se inspirar em um conteúdo que você produziu, uma maneira de falar, ou um conteúdo seu. O que não vale é cópia, porque o nome disso é plágio e é crime. Mas fora isso, procure ajudar os seus pares, você sempre cresce assim.

Vão te criticar, se apegue aos seus princípios e seja forte

Passeio de trem em morretes

As críticas são importantes para construir um alguém melhor ou um blog melhor. Fique atento às críticas que não tem nada a agregar, e que principalmente tentam te denegrir e te desestimular.

Isso acontece sempre, por mais que você invista o seu tempo e dedicação em algo as pessoas não estão preocupadas com isso. Geralmente querem criticar sem ao menos saber mais sobre você ou o seu esforço.

Não importa o quanto se dedique ou faça algo de coração, não tem jeito..Sempre aparecem pessoas sem noção. Se apegue aos seus princípios e continue a executar o seu trabalho, muitas outras pessoas serão ajudadas pelo seu conteúdo! 

Eu por exemplo, tenho princípios sérios definidos: Eu só falo de experiências minhas, indicando ou não indicando coisas que testei. Existem milhares de produtos da internet, mas por seguir a minha diretriz eu simplesmente não indico algo que não uso, por mais que possam me oferecer benefícios.

Claro que no meio do caminho você vai errar, eu vou errar. O importante é ter sua diretriz definida, e saber pedir desculpas. Nem todo mundo acerta sempre, mas não se deixe abater por isso. Tenha sempre sua consciência tranquila e siga em frente fazendo o seu melhor.

Não é fácil escolher nomes para blog de viagem

Em La Paz na Bolívia fazendo Turismo!

Se você chegou até aqui, ou você tem um blog ou quer ter. E se quer ter é importante pensar em um nome não é? Acho que todo mundo deve ter uma história sobre o nome do seu.. Vou contar aqui a minha

Eu sempre quero viajar, isso aí é um fato. Mas nem sempre posso, as vezes planejo viagens que sei que não vou fazer tão cedo, nem no próximo ano, ou nem na próxima década hahah

Por isso eu realmente estou sempre me perguntando: Dá para viajar? E é justamente por isso que o blog tem esse nome! Talvez a fonética não seja boa, a forma de escrita, ou tenha muitas palavras pra um nome só… Mas a verdade é que ele traduz a minha rotina de sonhar com viagens.

Como montar um blog de viagens é gratificante

Grand Place em Bruxelas

É muito recompensador ver que o seu conhecimento não ficou ali preso só com você! Mas que outras pessoas de várias partes do Brasil (e do mundo), estão lendo o seu conteúdo!

Quer saber uma coisa que eu me amarro em fazer? Ficar olhando a minha tela de acessos no Analytics, ver a página que está sendo acessada, se é por celular ou computador, quanto tempo a pessoa está lendo… O melhor de tudo é ficar imaginando: Será que a pessoa está gostando? Que está sendo útil?

Essa á a minha diversão, e são momentos como esses e como os feedbacks que me fazem ver que o meu trabalho vale à pena!

Como montar um blog de viagens?

Gostou de saber mais sobre como é ter um blog de viagens? Na categoria bastidores você vai encontrar posts com conteúdo mais técnico de blog. E assim ajudar você a montar o seu blog de viagens também, que tal?

Então já comenta aqui pra mim contando do que achou desse post, e também para tirar suas dúvidas sobre o assunto! Eu sempre respondo, e como você já sabe eu fico muito feliz com os comentários <3

Eu sempre estudo muito e gosto de me atualizar para conseguir produzir bons conteúdos e proporcionar uma boa experiência para o leitor do blog. Se você está procurando estudar e se capacitar mais, eu super recomendo um kit gratuito com materiais super interessantes relacionados à criação de conteúdo!

Eu sempre acompanho os materiais da RD Station, e indico muito! Eles são feras no que diz respeito ao marketing! Se você quer investir no marketing de conteúdo e se profissionalizar, baixa lá um kit de marketing de conteúdo também!

Tags:

Quer mais dicas para planejar sua viagem?

Venha fazer parte da minha lista de e-mail com dicas exclusivas!

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Isa
Isa

Eu sou a Isa! Escrevo esse blog com muito carinho, compartilho informações e experiências que mostram que viajar com pouco é possível!

    2 Comentários

    1. Oi Isa, estou passando para parabenizar seu trabalho, contribuir com seu conhecimento e agregar valor as pessoas é sensacional.
      Desde que te conheci, te acompanho e vejo o quanto você se esforça para trazer conteúdos profissionais, muitas pessoas não dão o devido valor, mas na hora que vão viajar são em blogs como o seu que elas recorrem para ter um roteiro de qualidade.
      Vejo o quanto é trabalhoso, mas ao mesmo tempo recompensador quando começa a ganhar valor no que se faz.
      Parabéns e continue com esse trabalho, maravilhoso que é inspirar pessoas a viajar, tenho certeza que seu trabalho faz diferença na vida de muita gente que acompanha seu conteúdo.
      Beijos


    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *