Mais tráfego para o blog: Como atrair mais acessos?

Mais tráfego para o blog: Como atrair mais acessos?

Como atrair mais tráfego para o blog? Depois de aprender como criar um blog e como fazê-lo, vamos tratar de trazer audiência para ler os seus posts.

Esse é mais um dos posts que faz parte dos meus bastidores, como escritora e administradora desse blog aqui. A minha intenção é compartilhar essas informações com quem quer colocar o seu projeto no ar, por isso você está encontrando posts desse tipo.

Então vamos tratar de como trazer mais acessos, estratégias e redes para você usar e conseguir atrair mais tráfego.

Como atrair mais tráfego para o blog?

Você já está trabalhando em conteúdos para o seu blog, portanto agora precisamos de pessoas que possam ler e apreciar, certo?

Existem várias maneiras de fazer isso na internet, a intenção é que você possa trazer um público qualificado e trazer mais tráfego para o blog.

Vou mostrar aqui as redes que eu uso, muitas dessas redes você deve conhecer e inclusive fazer parte. Isso facilita, já que pode atrair novos leitores e fazer crescer o seu blog.

O mais importante antes de você começar é ter uma estratégia traçada, você pode atrair tráfego para o blog, mas precisa saber quais são seus objetivos em ter tantos leitores.

Com os objetivos em mente tudo fica mais fácil, a sua estratégia com o seu negócio digital vai nortear as suas diretrizes. Então, tenha em mente que você precisa de uma estratégia, depois disso usufrua dessas incríveis ferramentas de divulgação que você vai encontrar nesse post para colocar em prática.

 

Instagram

O Instagram é uma rede que tem diversas ferramentas que você pode trabalhar a divulgação do seu conteúdo de viagens. Começando pelo famoso feed, onde postamos nossas fotos e capturas de viagens. Segue lá o @daparaviajar 🙂

Usando o feed você pode construir uma memória de tudo oque tem produzido, e com isso atrair os seus leitores para buscar mais informações no seu blog. Já foi o tempo que oque mais se valorizava no feed eram fotos harmônicas e sincronizadas, hoje o mais importante é o conteúdo que você entrega.

Mais uma ferramenta de muito sucesso no Instagram é o story, nesse espaço você tem até 15 segundos em um story para falar mais das suas viagens. Se você tem acima de 10 mil seguidores, você ainda tem a opção de colocar link nos seus stories e assim atrair mais leitores para o blog.

Outro recurso recente é o IGTV, onde você pode colocar vídeos maiores para se conectar com a sua audiência. Dessa forma você pode produzir vídeos sobre os lugares que esteve, e também direcionar ao seu blog.

Uma maneira de atrair mais tráfego para o blog é com o uso de links, porém o Instagram é um pouco limitado nesse quesito. Caso você não possua 10 mil seguidores, a única opção que resta é deixar o link na bio – mais conhecida como descrição do seu perfil.

Facebook

Rede social Facebook

Mais antigo e as vezes deixado de lado, o Facebook é uma importante rede no quesito levar mais tráfego para o blog. Isso porque ele tem a opção de link, diferente do Instagram, oque te possibilita divulgar seus posts com tranquilidade.

Uma situação ruim, principalmente para FanPages, é o alcance limitado da rede. Por mais que você tenha muitos seguidores na sua rede, boa parte deles não vão receber o seu conteúdo, oque te obriga a impulsionar para alcançá-los.

Muita gente viu isso como algo negativo, afinal, pagar para ser alcançado por seus próprio seguidores é contraditório. Mas no quesito alcance, há uma solução por mais que paliativa. O grande sucesso do Facebook são seus grupos e o conceito de comunidade.

Por isso recomendo que você faça parte de grupos de viagem, e lá possa trocar suas experiências com outros viajantes. Para pessoas mais interessadas no seu roteiro, você pode encaminhar o post do seu blog com as informações completas para ajudar aquele viajante.

Eu uso a página do Facebook, mas vinculada a página do Instagram, dessa maneira eu consigo fazer um post para duas redes. Essa não é a melhor maneira, confesso, mas a falta de tempo me deixa persistir nesse erro. O ideal é ter conteúdos que dialoguem com os públicos específicos de cada rede.

Pinterest

Não tão explorada (não como deveria) a rede Pinterest é excelente para atrair mais tráfego para o blog. Isso porque essa rede social te dá a possibilidade de inserir imagens com opções de link para o seu site.

Afinal, como funciona o Pinterest? Você ao criar  sua conta adiciona uma imagem na rede social, essa imagem se chama Pin. Você pode inserir o tema do seu Pin, descrição, link, hashtags… Com isso o seu pin fica mais rico, consegue alcançar mais pessoas interessadas.

Essas pessoas interessadas serão leitores qualificados no seu blog, a melhor maneira de usar o Pinterest é com imagens bem produzidas e atraentes. A sua intenção é poder trazer aquele usuário para o seu site, e proporcionar informações de qualidade para o leitor.

Eu tenho usado mais o Pinterest recentemente, a capacidade de atrair tráfego orgânico é muito boa. Depois segue lá para acompanhar minhas estratégias.

Youtube

Rede social youtube

De todas as estratégias, essa é a que eu menos exploro. E não faço por falta de tempo, e por receio de toda a demanda de trabalho. Meu esposo é youtuber, então acompanho de perto o tanto de trabalho que um canal no Youtube dá.

Mas não é só trabalho, é uma rede que bem trabalhada dá muito resultado e eu recomendo que vocês criem uma conta para divulgar. Isso ainda está nos meus planos, com uma estratégia diferente, e na intenção de poder atrair mais tráfego para o blog.

Fazer vídeos falando de destinos, trazendo informações relevantes e linkando para um post completo no blog. Assim, quem realmente estiver interessado naquele destino vai poder consultar informações no site e acessar meu conteúdo.

Como eu disse, isso ainda está nos planos, mas não poderia deixar de recomendar aqui para vocês. De início, crie o seu canal e vá alimentando de acordo com a sua estratégia.

Mailing

Como atrair visitantes no seu blog com o email

Depois de falar das principais redes sociais, vamos a uma estratégia “tão anos 90”. O e-mail funciona muito bem obrigado, grandes nomes do marketing digital acumulam uma grande base de dados de leads.

Os leads nada mais são que pessoas interessadas no seu conteúdo, que te fornecem um e-mail para ter esse espaço de contato com você. Pelo fato de ser uma pessoa claramente interessada no seu conteúdo, ela está muito propensa a abrir o seu email e clicar nos links que você dispor.

Por isso, você pode usar esse meio de comunicação para trazer novos posts e atualizações do seu blog. E assim atrair os seus leitores para novidades, dicas, informações, divulgação de serviços.

SEO - Search Engine Optimization

Como atrair mais tráfego para o blog com SEO

De todas as estratégias, essa é a que mais gosto no blog. O SEO nada mais é que a otimização do seu conteúdo para mecanismos de busca. Mecanismos de busca podem ser o Bing,Yahoo, Google entre outros. De todos os buscadores, o Google sem dúvidas é o mais famoso e cobiçado.

Criar um conteúdo otimizado para SEO vem com a prática, estudando e aprendendo mais desse universo incrível. Quem vê de fora pode achar muito difícil, mas o SEO nada mais é você escrever um conteúdo que o buscador possa entender do que se trata.

Os mecanismos de busca vão indexar e varrer o seu conteúdo, e se ele estiver otimizado vão conseguir identificar o assunto e disponibilizar nos resultados. Quanto mais otimizado ele estiver, as melhores posições ele vai ocupar nas páginas de resultado de busca.

Quanto mais posts do seu blog você tiver nas primeiras páginas do Google, mais tráfego para o seu blog. O melhor de tudo é você poder ranquear bem suas páginas, e atrair tráfego de maneira orgânica e que não vai exigir o seu esforço de usar outras redes e ferramentas para atrair acessos.

O SEO é um conjunto de fatores do seu site que fazem ele estar na primeira página. O primeiro de tudo é o seu conteúdo, mas existem inúmeros fatores que podem decidir a sua posição e a do seu concorrente. Nunca tive contato anterior com SEO ou cursos, tudo oque aprendi foi de maneira auto didata na internet.

De início (ainda mais por conta própria) pode parecer muito difícil, e não vou negar que se eu tivesse um curso ou um acompanhamento no início esse caminho seria muito mais rápido. Mas animem, nada é impossível e com tempo e dedicação todo mundo chega lá! 

Uma coisa importante é lembrar que não basta “chegar lá”, mas também se manter. Isso porque as atualizações são constantes e se você não se reciclar pode ficar para trás em muitos quesitos.

Clique aqui para saber mais!

Mais tráfego para o blog - Conclusão

Essa postagem de como atrair mais tráfego para o  blog de viagens é a terceira  de uma sequência que farei para ajudar você a tirar o seu projeto do papel.

Espero que essas postagens possam estar te ajudando, e que os conhecimentos repassados aqui sejam colocados em prática. O blog é um investimento de médio prazo, mas quem sem dúvidas ele dá resultado.

As sugestões que fiz aqui nesse post são com base nos meus aprendizados, tanto como uma profissional com desenvolvimento na tecnologia, quanto como uma blogueira de viagens e produtora de conteúdo desse tipo.

Então vamos fazer um panorama do que você vai precisar para atrair mais tráfego para o blog? 

1 Tenha uma estratégia traçada para o seu blog e objetivos específicos para atingir. As redes sociais não farão milagres, mas serão uma excelente ferramenta para te ajudar a atrair leitores.

2 Instagram – Use todo o ferramentário que a rede possui para alcançar os seus leitores 

3 Facebook – A rede anda muito bem obrigado, saiba explorar o potencial de grupos e o conceito de comunidade.

4 Pinterest – Essa rede é uma queridinha para atrair tráfego orgânico, com o Pinterest você consegue atrair muitos leitores para o seu blog.

5 Youtube – Um canal bem trabalhado consegue atrair muito tráfego orgânico ao seu blog, e ainda gerar mais renda.

6 Mailing – Estratégia amplamente divulgada para consolidar leitores e divulgar atualizações e novos posts

7 SEO – Essa é a minha preferida, atrair tráfego orgânico sem precisar ficar sempre divulgando em espaços. Quem se interessar pelo seu conteúdo vai encontrá-lo por conta própria ao buscar no Google.

8 [Bônus] – Compilado de estratégias para você aplicar nas suas redes sociais

Essas foram algumas das dicas de como trazer leitores para o seu blog de viagens, se surgirem dúvidas não esqueçam de comentar por aqui, ein?

[Bônus] Mais tráfego para o blog com 31 estratégias para redes sociais

Estratégias avançadas para mídias sociais

Eu não manjo muito da administração de redes como Facebook e Instagram, acho mais certo lidar com os algoritmos do Google do que dessas redes sociais.

Mas isso não quer dizer que não precisamos buscar mais conhecimentos para atrair tráfego, certo? Por isso sempre pesquiso na internet e estudo sobre o assunto de mídias sociais para aprender mais do assunto.

Um desses materiais que gostei muito vou deixar a indicação aqui, é o E-book gratuito da RD Station: “31 estratégias avançadas de mídias sociais“. Você pode acessar esse link aqui e baixar gratuitamente para estudar mais sobre esse tema, e aprimorar os seus conhecimentos também.

Como atrair mais tráfego para o blog? - Salve no Pinterest!
Como atrair mais tráfego para o blog? - Salve no Pinterest!
Seu site online! http://siteonlinesimples.com.br/
Clique e saiba mais!

Tags:

Quer mais dicas para planejar sua viagem?

Venha fazer parte da minha lista de e-mail com dicas exclusivas!

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Isa
Isa

Eu sou a Isa! Escrevo esse blog com muito carinho, compartilho informações e experiências que mostram que viajar com pouco é possível!

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *