“Conhecendo o Brasil” tem o objetivo de fornecer incentivo financeiro para indivíduos dispostos à viajar em território nacional. O incentivo funcionaria por meio de uma poupança em que os empregados e empregadores que aderissem ao projeto fariam depósitos, devolvendo até 15% do valor do salário para o funcionário gastar com turismo no Brasil.

O Projeto de Lei nº4537/21 sugerido pelo ex-deputado Otavio Leite  foi aprovado pela Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados, mas ainda está a caminho de ser analisado por outros setores. Se concluídas todas as etapas com sucesso, a proposta implementará uma poupança individual com o objetivo de incentivar o turismo em território nacional, o chamado turismo doméstico.

vale-turismo: entenda como funciona a poupança destinada ao turismo nacional

Quem pode ser beneficiado pelo vale-turismo

Embora a adesão ao projeto não seja obrigatória, trabalhadores que optarem por participar do projeto serão beneficiados. Uma parcela do vale-turismo é descontado em folha no salário do empregado, enquanto a outra parcela é advinda da empresa participante. Com isso, os funcionários criariam uma reserva destinada especificamente para suas viagens. 

Para além dos  trabalhadores viajantes, os empresários e prestadores do setor turísticos  também serão beneficiados, uma vez que o projeto seja aplicado. Com a verba destinada previamente para ser gasta em viagens nacionais, as chances do trabalhador optar por roteiros no território brasileiro aumentam, assim como a sua renda para as despesas turísticas. 

Publicado em: 13/05 – Redação DPV

Categorizado em: