Anvisa anunciou em nota no dia 23 de maio que as medidas não serão mais necessárias. A decisão se baseou na declaração da OMS, que suspendeu o estado de emergência sanitária internacional.

A suspensão de obrigatoriedade do comprovante vacinal de Covid -19 e o teste da mesma doença é válida tanto para estrangeiros, quanto para brasileiros que desejam entrar no Brasil. A nova decisão da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) se estende para os portos, aeroportos e fronteiras terrestres. 

O que não muda com a decisão

Embora as medidas possibilitem a circulação de pessoas infectadas pelo vírus entre países, algumas normas são mantidas para evitar a contaminação da população. Entre elas está a comunicação à Anvisa sobre casos suspeitos ou confirmados de Covid 19 entre passageiros de meios de transportes em território nacional ou terminais brasileiros.

Anvisa anuncia queda da obrigatoriedade de teste de Covid e comprovante vacinal para turistas que desejam entrar no Brasil

Medidas anteriores já sinalizavam a liberação

Com o aumento do número de vacinados na população mundial e a diminuição dos casos de Covid 19, algumas medidas que suspendiam as restrições impostas no período de pandemia já indicavam a tendência otimista. 

Em março a Anvisa suspendeu a obrigatoriedade do uso de máscaras em aeroportos e aviões. Logo em seguida, foi suspensa também a apresentação obrigatória de comprovantes de vacina e testes de Covid 19 para passageiros de cruzeiros que navegassem em águas brasileiras. 

Publicado em: 07/06 – Redação DPV

Categorizado em: