Precisando de ajuda na hora de escolher sua bagagem de viagem? Aqui trago duas opções para levar a bordo com você no avião (sem precisar despachar) e com prós e contras de cada escolha.
Dependendo da viagem é mais vantagem escolher um tipo específico de bagagem para levar como bagagem de mão. Assim você consegue deixar sua viagem mais prática e otimizada.
Bagagens de viagem para levar a bordo
Desde 2017 as companhias aéreas são autorizadas a cobrar pelas malas despachadas. Na época, as empresas alegavam que a cobrança permitiria baratear as passagens, oque hoje vemos que não foi bem assim.
Mas desde então a procura por malas de mão aumentou muito, visto que despachar bagagem a partir de então seria pago a parte, deixando a viagem mais cara. E para te ajudar nisso, separei aqui duas bagagens que tenho e uso de maneira estratégica em diferentes viagens, sempre levando-as comigo a bordo do avição.
Mala de Mão até 10kg
Depois de muito usar mochilas e mochilões, resolvi comprar uma mala de rodinhas para alternar o uso em viagens que fazem sentido de levar.
Essa eu comprei pela internet esperando uma boa promoção eu comprei na LePostiche. A entrega foi bem rápida, em menos de uma semana já estava aqui em casa.
A marca é da Strada, ela tem giro de 360 graus, divisor interno e já vem com cadeado de senha no lado de fora. A cor como vocês podem ver, é um coral bem chamativo, isso porque caso seja despachada eu possa identificá-la com facilidade na esteira.
O material é bem resistente, consigo inclusive deixar outra bolsa em cima, e as rodinhas deslizam muito bem, ou se quiser posso só puxar pela alça.
Mochilão até 40l
Essa aquisição aqui já faz um ano, comprei no comecinho de 2021 e já namorava esse mochilão fazia um tempão, só não tinha comprado ainda porque o preço ainda não cabia nas parcelas do meu cartão haha
Isso porque é um investimento alto, mas um bom mochilão vai requerer um bom investimento também, e considero que vale muito a pena o valor pago. Esse é o Travel 100 40l da Forclaz também comprei online, só que nesse caso foi na Decathlon, que é uma loja especializada em itens para esportistas.
Aqui no blog eu fiz um review super completo sobre a mochila, os compartimentos, os diferenciais e as mil e uma utilidades. Se você está procurando a dica de um mochilão específico, vale a pena ler esse post e considerá-lo na sua lista de opções: Mochilão de viagem: Review
Bagagem de viagem: Prós e contras
Depois de te apresentar um pouquinho sobre as bagagens de viagem que estou comparando, vamos trazer os prós e contras de cada um, para que você possa usá-los de acordo com a melhor ocasião de viagem.
Se não houver espaço, leve embaixo do assento
O primeiro ponto positivo aqui se aplica para o mochilão, haja visto que muitas pessoas têm levado suas bagagens de mão no avião, fica muito difícil um vôo não estar com a cabine cheia de malas.
A questão é que existe um limite físico e de peso que pode ser levado na cabine, e nesse caso se o limite for excedido você vai acabar precisando despachar.
No caso do mochilão que eu uso isso não se aplica, porque você pode colocá-lo abaixo do assento a sua frente.
Corre o risco de despachar
Levando a mala esse é um risco que você corre, visto a situação do tópico anterior. Para você ter uma noção, antes do próprio embarque as comissárias já têm pedido para despachar a bagagem de maneira voluntária e gratuita.
Nesse caso quem está com malas de rodinhas geralmente já é quase que coagido a despachar, se você está de mochila geralmente não importunam.
Se a sua intenção é de fato despachar a bagagem de viagem, pode ser ótimo. Só lembre de levar uma bolsa de colo como item pessoal, e coloque ali itens básicos. Caso sua mala seja extraviada você não fica na mão.
Menos peso nas costas
Um ponto positivo para a mala de rodinhas sem dúvidas é a comodidade, e que principalmente você não precisa levar peso nas costas, e pode até colocar sua bolsa em cima da mala.
No caso da minha mala, eu acho super eficiente, ela tem giro 360 e super resistente. A facilidade de só empurrar a mala e não levar peso é ótima, minha coluna agradece.
Vale destacar que eu geralmente levo a mala em viagens mais tranquilas e que serão menos corridas. Assim caso seja despachada eu tenho tempo de esperar, e retirar depois tudo com calma.
Mais mobilidade ao sair do vôo
No meu estilo de viagem a mochila ganha um ponto aqui, porque com a minha mochila já nas costas ao sair do avião já posso ir cotando o Uber e me direcionando para a saída. Sem precisar esperar para pegar a mala na esteira.
Essa mobilidade é ótima em viagens de mochilão, principalmente as que eu tenho outros deslocamentos no mesmo destino. Isso me faz ganhar tempo em meio a correria.
Mãos livres
Mais uma questão que se aplica as viagens que são mais corridas, andando no aeroporto ou em qualquer ponto eu consigo estar com as mãos livres.
Isso me ajuda muito porque posso usar o celular ou comer, já que tenho as duas mãos livres com o mochilão.
Pendurar coisas extras com mosquetão
Com o mochilão eu posso comprar um mosquetão (aqueles ganchos de mochila) para pendurar coisas extras, garrafas, tênis ou outros penduricalhos.
Então mesmo sem exceder o tamanho da bagagem, consigo levar mais coisas na “bagagem”.
Dicas para organizar sua bagagem de viagem
Já são muitos anos planejando e viajando por aí, geralmente no modo mais econômico. E com isso fui acumulando algumas experiências no assunto.
Depois de muito errar e acertar criei minha própria maneira de arrumar as coisas na mala, e com o tempo vou aperfeiçoando para organizar a bagagem de viagem. E aqui no blog tem algumas informações que acredito que serão muito úteis para você, independente de viajar com mochilão ou mala de rodinhas.
Já confere essas dicas e salva para usar depois, quando for viajar:
Comentários