Viajar só com bagagem de mão: TUTORIAL + 5 DICAS!

Viajar só com bagagem de mão: TUTORIAL + 5 DICAS!

Viajar só com bagagem de mão pode ser um desafio para muita gente, afinal, você precisa viajar com o mínimo e necessário. Não pode deixar de levar o essencial, mas precisa abrir mão de alguns apetrechos e ter itens coringa!

De uns tempos para cá viajar só com bagagem de mão virou regra, isso porque as passagens econômicas não estão mais proporcionando o despacho gratuito da bagagem. Essa é uma publicação para viagens de 7 dias ou mais, se estiver procurando algo para menos dias de viagem, confere esse post aqui.

Aqui nessa publicação tem um passo a passo de como você montar sua bagagem de mão, e 5 dicas super práticas para você aplicar também. Todas fruto das minhas experiências viajando só com o básico e essencial, espero que essas informações sejam úteis para você também.

Viajar só com bagagem de mão: 5 dicas práticas!

Reuni aqui 5 dicas práticas que você pode aplicar com facilidade, e com essas mudanças você já consegue ótimos bizus para viajar só com bagagem de mão.

Troque os cosméticos líquidos pelos sólidos

O shampoo e condicionador sólido facilitam muito na hora de viajar

Essa é uma das minhas descobertas mais recentes, e tem feito uma grande diferença. Tenho usado três cosméticos sólidos: ShampooCondicionador e Desodorante

O preço final pode ser mais caro, mas no fim das contas compensa: Rende muito mais que o produto líquido, é menos lixo no planeta e rende muito menos preocupações ao embarcar no raio-x do aeroporto.

Ambos me trazem uma facilidade danada ao montar a mala, primeiro porque ocupam menos espaço e segundo porque não preciso me preocupar com as embalagens líquidas e a quantidade permitida nos aeroportos do mundo.

O shampoo e condicionador da foto são da empresa Ares de Mato a qualidade e cheirinho são muito bons, tenho gostado muito de usar.

Leve um visto.bio para reutilizar suas roupas

Novas embalagens do visto.bio

Esse mês faz um ano que comprei o meu primeiro visto.bio, e eu confesso que esse produto foi um achado para mim. Se trata de um líquido que mantém sua roupa limpa por mais tempo, sem cheiro de suor.

Isso facilita demais na viagem, porque você pode reutilizar sua roupa várias vezes na viagem e não precisa lavar. Assim você leva menos roupa e gasta menos tempo (e dinheiro) lavando suas roupas no percurso. 

E vamos combinar que só o fato de não precisar despachar bagagem em uma viagem internacional por exemplo, você já economiza demais! Eu já usei em outros destinos, e tem um relato de experiência completo falando sobre ele no post: Visto bio funciona? Vale a pena usar na viagem?

Use embalagens de líquido até 100ml

Se você precisa levar líquidos na bagagem de mão, saiba que em aeroportos internacionais o permitido é até 100ml. Então se não der para substituir o líquido, compre uma embalagem menor que não ultrapasse as 100ml.

Essa regra se aplica a aeroportos nacionais, portanto em vôos nacionais essa restrição não existe. No meu caso, eu gosto de deixar um modelo de bagagem genérica para vôos nacionais ou internacionais e estar sempre pronta 🙂

Organize seus pertences em necessaires

Essa é uma dica batida, mas que vale a pena reforçar porque ela é de fato muito importante. Ao organizar sua mala, setorize os espaços e organize dentro de necessaires ou bolsinhas mesmo.

Além da mala ficar mais organizada você ganha mais espaço, sem contar que você sabe exatamente onde cada coisa está guardada. Assim facilita sua vida nas revistas rotineiras em aeroportos, ou precisando mostrar o conteúdo da mala ao passar no raio-x.

Otimize espaço com um saco à vácuo

Como organizar minha mochila para viagem?

Essa aqui é regra na hora de viajar só com bagagem de mão, uso sempre e não vivo sem: Usar saco à vácuo. Os benefícios são conseguir ter mais espaço na sua mala, isso porque ele comprime o ar deixando o espaço mais otimizado.

Assim você leva mais roupas na mala/mochila de viagem e ganha um baita espaço. Eu uso o modelo que não precisa de bomba de sucção, faço a pressão com as próprias mãos e poupo o espaço que essa bombinha ocuparia na minha bagagem.

Bagagem de mão especificações

Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) cada passageiro tem o direito de levar uma bagagem de até 10kg na cabine da aeronave sem qualquer custo extra.

Porém não especifica medidas, e deixa em aberto falando sobre as regras sofrerem alterações que variam de companhia para companhia. Na prática a cia aérea vai delimitar as medidas da sua bagagem de mão, por isso você precisa ficar atento.

No caso de viagens internacionais, as medidas e tamanho variam muito, tudo depende do país, do tipo de passagem e da cia aérea. Pensando em vôos nacionais, trouxe as dimensões das três principais cias que temos operando: LATAMAzul e Gol ambas seguem as mesmas regras:

A bagagem não pode ultrapassar o limite de 10kg e precisa ter até as seguintes dimensões:  55cm x 35cm x 25cm. 

A sua bagagem de mão pode ser uma mala ou mochila, desde que esteja dentro das especificações mencionadas.

É possível viajar só com bagagem de mão em viagens nacionais e internacionais?

5 países para viajar na américa do sul

É tão possível que só viajo assim, minhas viagens internacionais que você pode acompanhar aqui no blog foram todas só com bagagem de mão: EurotripChileBolíviaUruguaiArgentina e Paraguai.

As passagens econômicas que compro só permitem a bagagem de mão, e em alguns casos é também estratégico ir só com uma mochila. Explico a estratégia: Poder usar cias low cost locais, e fazer um transporte entre cidades/países muito mais barato.

Lembrando que as regras de bagagem podem mudar de país para país e de companhia aérea para companhia aérea. Por isso é muito importante ler as regras da sua passagem antes de comprar, principalmente se tratando de empresas estrangeiras.

Como arrumar bagagem de mão: Passo a passo

Como viajar só com bagagem de mão?

Vamos ao meu passo a passo para arrumar minha bagagem de mão, essa é uma mochila para mais de 7 dias de viagem. Dependendo do seu destino você deve incluir mais roupas de frio ou calor. 

Nesse caso o destino é de calor, então tem calça e casaco mas não é maior parte das roupas da mochila. Leve em conta que o seu casaco mais grosso deve ser levado na mão, e não dentro da mochila para ganhar espaço. Lembre de viajar com uma combinação de roupa/calçados coringa, que possam ser usados ao decorrer da viagem.

Vamos ao tutorial com fotos?

Separe roupas que combinem entre si

Separe suas roupas e organize-as em saco a vácuo e necssaires para ganhar espaço

Separe roupas que você possa combinar entre si, assim pode montar looks diferentes com as mesmas peças. Contando que você vai levar o seu visto.bio na viagem, vai poder reutilizá-las várias vezes! E não esqueça do saco à vácuo para ganhar mais espaço.

As peças que selecionei e estão na foto:

3 shorts
2 bermudas
1 calça
2 vestidos
1 casaco fino
1 jaqueta
4 camisas
5 calcinhas
1 top
1 par de meias
1 biquini
10 protetores de calcinha

Guarde os seus cosméticos e itens de higiene

Itens de higiene: Práticos e compactos

Como eu tinha falado antes, gosto de deixar as coisas organizadas e para isso uso uma necessaire. Não precisa ser de nenhum modelo específico, apenas que caiba os itens que você precisa levar. 

Com a quantidade de itens que estão expostos na foto, eu consigo passar mais de uma semana viajando tranquilamente, são eles:

2 pentes

1 pote de creme de cabelo

1 shampoo sólido

1 condicionador sólido

1 barra de sabonete

1 protetor solar

1 repelente

1 talco para pés

1 depilador elétrico

1escova de dente

1pasta de dente

1 visto bio

1 desodorante

1 hidratante

1 protetor labial

1 base para unha

1 fio dental 1 cartela de enxaguante bucal em cápsulas

Separe acessórios estratégicos

Como viajar só com bagagem de mão?

Temos que levar o mínimo e o essencial na viagem, lembra? Então só leve itens coringa, e que de fato você vai precisar na viagem e usar bem. Os meus itens escolhidos sãos os seguintes, e explico os motivos para vocês:

  • 1 toalha de microfibra: Uma toalha compacta e super eficiente! Uso sempre nas praias.
  • 1 mochila ultracompacta de 10litros:Requer pouco espaço na bagagem, e quando chego no destino tenho uma mochila menor para levar carteira, celular, água e afins.
  • 1 carregador de celular: Não precisa nem falar, né? rs
  • 1 mini prancha de cabelo bivolt: Independente do destino, vou conseguir usar por conta da voltagem ser compatível tanto com 110v ou 220v.
  • 1 bateria portátil: Indispensável para quem passeia muito e precisa do celular carregado.
  • 1 estojo com óculos de sol: Com proteção UVA/UVB
  • 1 par de chinelos: Super importante numa viagem praiana.
  • 1 almofada pequena: Um coringa para momentos de desconforto no aeroporto e avião.

Leve o seu casaco do lado de fora da mochila

Já tinha falado antes e não custa reforçar: O seu casaco de frio leve do lado de fora da bolsa. Você pode amarrar na cintura ou pendurar na alça da mochila. Você garante um bom agasalho e poupa espaço na mala.

E por falar em levar coisas do lado de fora…Eu tenho alguns ganchos onde posso pendurar coisas por fora da mochila. Assim eu posso levar garrafas de água e travesseirinho de viagem por exemplo!

Conclusão: Como eu faço para viajar só com bagagem de mão

Essas foram as dicas que eu uso nas minhas viagens, e essa uma mochila para uma viagem próxima com os itens que eu levarei. A intenção é poder mostrar na prática um exemplo meu de como faço para viajar só com bagagem de mão.

Espero que essas informações possam ser úteis para você! Caso tenha sugestões e dicas para economizar espaço na bagagem, conta aqui nos comentários que vai ser um prazer responder.

Viajar só com bagagem de mão

Tags:

Quer mais dicas para planejar sua viagem?

Venha fazer parte da minha lista de e-mail com dicas exclusivas!

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Isa
Isa

Eu sou a Isa! Escrevo esse blog com muito carinho, compartilho informações e experiências que mostram que viajar com pouco é possível!

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *