Viajar de avião na pandemia: Protocolos e cuidados

Viajar de avião na pandemia: Protocolos e cuidados

Viajar de avião na pandemia é uma opção segura? Se pensarmos em outros meios de condução, sim a a aviação é a opção mais segura até o momento. Com medidas e protocolos adotados e também as tecnologias disponíveis.

Mas a atividade de sair de casa em si, quando tem um vírus invisível circulando lá fora, se torna perigoso e todas as medidas necessárias para proteção precisam ser tomadas. 

Aqui nessa publicação, vou falar da minha experiência voando depois de mais de 7 meses em quarentena, e falar das novidades e cuidados que entrei em contato para te ajudar a se preparar para viajar de avião na pandemia.

Novas regras para viajar de avião na pandemia

Estamos em um novo momento e inusitado para todos nós: Tem um vírus circulando lá fora, que não podemos ver e ele é mortal. Isso implica diretamente na nossa saúde, então todo cuidado é sempre necessário quando falamos do Coronavírus.

Com muitas cidades controlando um pouco mais o vírus, e adotando procedimentos sanitários para dar continuidade as suas atividades cotidianas. Viajar não é uma atividade básica e essencial, mas muita das vezes precisamos viajar, seja para visitar um parente, para um trabalho ou também para recuperar a saúde mental e descansar.

Então, a aviação como todos os outros setores estão tomando providências e estabelecendo protocolos, para fazer da sua viagem (seja por qual motivo for) um momento mais seguro possível. Vamos aos principais protocolos que estão sendo adotados.

Novos protocolos adotados nos aeroportos e aviões

Faça o checkin online

A preferência é dada para o checkin online, isso para evitar o máximo de contato. Mas caso você precise despachar bagagem e fazer o seu checkin presencial, os guichês de atendimento têm agora uma divisória transparente para evitar o máximo a aproximação.

Evitem filas no embarque

Ao abrir os portões de embarque, os comissários logo avisam para não formarem grandes filas, e assim os passageiros ingressarem na fila apenas quando a fileira for solicitada.

Tem empresas mais tecnológicas como a Azul que estão usando uma projeção para fazer um tipo de “passarela de embarque”. Onde você embarca conforme o seu número é chamado na projeção.

Lanches entregues no fim do vôo

Os famosos lanchinhos (ao menos em vôos nacionais), não estão mais acontecendo. Os snacks são higienizados e entregues aos passageiros no desembarque, mais uma medida para segurança..

Ao desembarcar do avião, uma fileira por vez

No desembarque tradicional, assim que avião aterrissa os passageiros já começam a levantar para retirar suas bagagens e se aglomeram nos corredores. Essa prática não tem mais sido comum, os comissários instruem os passageiros a levantar uma fileira por vez para sair. É verdade que por isso o desembarque pode ser mais demorado, porém sem aglomerações e muito mais organizado.

Álcool em Gel disponível no avião

Álcool em gel fica disponível no avião para você usar sempre que precisar, sem contar que você pode levar o seu vidrinho também. O álcool líquido não é permitido no avião, somente o em gel, fique atento.

E o distanciamento entre poltronas?

Esse é um protocolo que não está fazendo parte, muitos vôos saem cheios, e sim muito provavelmente terão pessoas ao seu lado. Seria o ideal que as cias aéreas não vendessem o assento do meio para ajudar na questão do distanciamento, mas não é oque acontece na prática. 

Por isso, leve sua máscara, seu álcool em gel e se possível uma faceshild. Assim por mais que você esteja ao lado de um desconhecido no avião, será mais seguro, reforce sua proteção.

Minha experiência voando pela primeira vez depois desde o isolamento

Viajar de avião na pandemia

No início de 2020 eu planejei uma viagem dos sonhos: Visitar a ilha de Fernando de Noronha. Isso porque eu consegui uma passagem aérea em promoção pagando apenas R$685 ida e volta para Noronha saindo do Rio de Janeiro, e aí começou toda a minha saga. 

O vôo já foi remarcado algumas vezes, cancelado também, quando remarquei a data passei a viagem para o fim de outubro na expectativa que esse quadro de pandemia tivesse amenizado. Mas outubro chegou e as incertezas só aumentaram.

No fim das contas a viagem aconteceu, e isso exigiu diversos planejamentos para que a viagem fosse possível. Os detalhes desse roteiro estão disponíveis no post: Fernando de Noronha o que fazer e quanto custa viajar?

Até certo ponto os procedimentos estão normais, mas os aeroportos eu achei bem vazios. Você encontra totens de álcool em gel, e placas de instrução em todo o aeroporto. Os elevadores e áreas comuns tem limitação de pessoas, e as praças de alimentação por exemplo tem as cadeiras mais espaçadas.

Ao entrar no avião, tinha também um comissário com álcool em gel para passarmos nas mãos. Sem contar que não temos mais serviço de bordo no avião, exceto água que podemos pedir as aeromoças…Ficar de máscara durante todo o vôo é um pouco incômodo mas necessário. E o avião segue sendo o transporte mais seguro, mesmo em meio a uma pandemia.

É seguro viajar de avião na pandemia?

Viajar de avião é seguro?

Nesse momento incerto, o cenário mais seguro é estarmos em casa, mas no mundo real não dá para ficar sempre no conforto do lar. Sair sempre vai ser um fator de risco frente ao coronavírus, oque ameniza são os cuidados que tomamos, e também os cuidados que são feitos nos estabelecimentos.

Alguns desses cuidados por exemplo são os protocolos que estão sendo adotados, que especifiquei acima. 

 

E falando de avião, tem uma grande vantagem que se chama Filtros HEPA, com eles há uma filtragem frequente do ar que inativa o vírus da COVID. Então se você tomar os cuidados necessários, será mais seguro viajar de avião na pandemia.

Viajar de avião na pandemia: Protocolos e cuidados
Viajar de avião na pandemia: Protocolos e cuidados - Salve no Pinterest!

Tags:

Quer mais dicas para planejar sua viagem?

Venha fazer parte da minha lista de e-mail com dicas exclusivas!

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Isa
Isa

Eu sou a Isa! Escrevo esse blog com muito carinho, compartilho informações e experiências que mostram que viajar com pouco é possível!

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *