Vamos as opções de o que fazer em Porto Velho, mesmo que não seja uma cidade por ser conhecida como pólo turístico têm muitas atrações para conhecer e visitar.
Fiz essa viagem em outubro desse ano e o motivador principal para a ida foram 2: Curiosidade sobre o destino e também a super promoção que encontrei na 123Milhas de passagem aérea!
Aqui vou contar em detalhes para vocês dessa viagem, onde se hospedar, quanto custou e também as atrações que consegui visitar nessa curta estadia de 2 dias na cidade.
Porto Velho Rondônia Mapa
Porto Velho é a terceira cidade mais populosa da região Norte do país, localizado no Estado de Rondônia que fica entre o Acre, Manaus e Mato Grosso. Além de fazer fronteira internacional com a vizinha Bolívia.
Opções de hospedagem em Porto Velho
Nessa viagem à Porto Velho inclui também uma parada em Manaus, e por isso reservei 2 lugares diferentes para me hospedar na cidade: Uma na ida para Manaus e outra na volta.
Ambas as hospedagens com propostas econômicas e uma boa localização, deixei os detalhes dessas opções para hospedagem em Porto Velho aqui no blog, confiram em detalhes minha avaliação sobre a Pousada da Surya e o Hotel Ecos Classic.
O que fazer em Porto Velho
Inicialmente eu faria o meu roteiro em Porto Velho por conta própria, mas na cidade entrei em contato com alguns guias e me recomendaram o Izaías para fazer esse passeio.
Os pontos que visitei foram guiados por ele, e no final do post deixo mais detalhes e contatos para você ir à Porto Velho com um guia para te ajudar também.
As três caixas Dágua
As três caixas d’água são um símbolo importantíssimo para a cidade de Porto Velho, tanto que estampam a bandeira do município. Elas representam o começo de tudo, onde a cidade através da instalação da ferrovia madeira Mamoré começa a receber investimentos de infraestrutura.
A ferrovia é um dos grandes impulsionadores do Estado de Rondônia, e e se hoje as caixas já são enormes e imponentes, imagine no início do século XX quando a estrutura em ferro veio dos Estados Unidos e foi montada por lá.
Palácio Presidente Vargas
O Palácio atualmente funciona como o Museu da Memória Rondoniense e conta mais da história do Estado e de sua formação. O Palácio foi feito em homenagem a Getúlio Vargas, e o espaço funcionou como sede administrativa do governo até 2015.
O espaço é bem bonito, e fica no centrinho da cidade então é super fácil de chegar e combinar com outras atrações também. Para visitar internamente o espaço é só visitar de segunda a sexta das 9h as 13h.
Mercado Cultural
O Mercado Cultural é um espaço super vivo da cidade, eu adorei visitar e ver de pertinho a agitação, pois além de ser uma opção turística também é um lugar onde os locais vão aproveitar um lazer.
Além da estrutura interna do Mercado, também tem a estrutura na parte de fora com as mesinhas e cadeiras para curtir um bom fim de semana ou feriado com os amigos.
Universidade Federal de Rondônia
O prédio administrativo da universidade também fica no centrinho da cidade, especificamente em frente ao Palácio Presidente Vargas. O prédio tem uma grande importância histórica para a cidade, isso porque foi inaugurado em 1953 onde funcionava como Porto Velho Hotel.
Não têm visitas guiadas ou algo turístico aberto ao público, mas o prédio é um excelente convite para voltar no tempo e apreciar a arquitetura.
Centro Histórico
Esse quadrante com os itens citados acima tem prédios importantes e construções que guardam muito da cultura e história de Porto Velho. Na pracinha você pode visualizar também o Obelisco em homenagem a independência.
Memorial Rondon
Esse aqui é um museu de parada obrogatória para quem gosta de história e quer opções de o que fazer em Porto Velho que inclua muita informação e cultura local.
O Museu leva o nome do Marechal que delineou as fronteiras de muitos Estados, e que criou o Estado de Rondônia. O nome em si é uma homenagem a esse homem que fez muito pelo país e dedicou toda sua vida na missão do Brasil.
No museu você vai conhecer toda a história de Marechal Rondon, mas em paralelo a formação do Estado, já que ele foi o responsável por essa formação. Ao visitar o museu eu confesso que fiquei encantada com a história do Marechal, e acredito que deveria ser uma figura mais valorizada em âmbito nacional.
Lá você tem uma estrutura de vários cenários organizados por etapas e pode visualizar de maneira bem didática a história. Além disse o espaço é bem grande, você tem água a banheiros para usar, sem contar que a entrada é gratuita. Ele funciona de 10h as 16h de terça a domingo.
Palácio Rio Madeira
O Palácio Rio Madeira é o atual centro administrativo do governo do Estado de Rondônia, na verdade são vários prédios onde funcionam vários setores e secretarias.
Todos os prédios ficam em volta da praça central, que é um espaço muito bem cuidado e também usado como lazer.
Parque Natural
O Parque Natural tem trilhas, museu, sala de educação ambiental, playground, mesas e um gramado incrível para piquenique. Das trilhas tem a: trilha da caverna (mais difícil), trilha do Igarapé (dificuldade média) e trilha do Viveiro (dificuldade pequena).
A entrada no espaço é gratuita e funciona de terça-feira a domingo das 8h às 17h
Ponte Rondon Roosevelt
A ponte que fica sob o Rio Madeira que liga os estados de Rondônia e Amazonas, é um bom lugar para apreciar a vista da cidade e o pôr do sol do rio Madeira.
O nome da Ponte faz referência a Expedição Rondon-Roosevelt, liderada pelo Marechal Rondon e por Theodore Roosevelt (ex-presidente dos Estados Unidos), com o objetivo de explorar o curso do Rio da Dúvida. Uma importante aventura que em 2019 completou 100 anos.
Espaço Alternativo
Esse é um dos espaços mais famosos da cidade, o Complexo Espaço Alternativo de Porto Velho é cartão postal da capital e um local de lazer para os locais.
Lá tem opções de lazer onde as famílias aproveitam as estruturas. De dia geralmente não é tão atrativo por conta do calor da cidade, mas no entardecer começam a chegar os amigos e família para aproveitar o espaço.
Açaí de Rondônia
Dentro do roteiro estava inclusa uma parada para provar o açaí de Rondônia, o sabor característico da região Norte. Tudo é bem servido, e mesmo com os condimentos eles são bem generosos.
Porto Cai N’agua
O Porto em si não é o atrativo turístico, mas como os passeios de barco saem dali a região é um pouco mais movimentada e tem muitos locais que vão para aproveitar o espaço.
Passeio de barco Rio Madeira
Esse aqui é com certeza um passeio que você não pode deixar de fora no seu roteiro de o que fazer em Porto Velho. O passeio em si é delicioso, navegar sob as águas do Rio Madeira, ver mais de perto a extensão e rapidez do Rio.
Isso sem contar que é um rio com muita vida, e você pode ver ali os famosos botos, que por dão um show e chamam a atenção dos visitantes. Sem contar o pôr do sol encantador para apreciar, vale muito a pena.
Dicas para sua viagem a Porto Velho RO
Para quem está buscando o que fazer em Porto Velho, já anota essas dicas aqui que foram muito importantes na minha viagem e podem te ajudar bastante também:
- Para se locomover por lá, só usando o Urbano Norte mesmo, o app do Uber não funcionou na minha viagem;
- O fuso horário da cidade é 1h a menos do horários de Brasília;
- Porto Velho é uma cidade muito quente! Prepare o protetor solar e se mantenha bem hidratado;
- Uma dica extra para se refrescar no calor de lá é curtir um Balneário, tem várias opções e são um verdadeiro oásis nas altas temperaturas de Porto Velho;
- Para quem gosta de visita guiada nos destinos, anota o contato do Izaías! Um guia super experiente e bacana que me apresentou a cidade que foi nascido e criado +55 69 9238-1919
Quanto custou a viagem para Porto Velho – Rondônia
Quem é leitor a mais tempo aqui no blog já sabe, a planilha de gastos é um parâmetro importante para quem está planejando conhecer o mesmo destino e quer ter uma noção de valores…
E nesse caso, posso afirmar que foi uma viagem bem barata…Claro que tive uns gastos a mais de imprevisto, e por isso precisei compensar em outros passeios pra compensar. No fim foram R$1.181 por 2 dias e meio curtindo Porto Velho e conhecendo mais da sua história.
Digo que esse valor de viagem foi em conta, mas isso se deu principalmente pelo valor da passagem que paguei! Comprando pela 123Milhas saiu por R$468 a passagem de ida e volta e eu ainda parcelei em 2 vezes. Além das passagens esse valor inclui hospedagem, transporte e alimentação na cidade também.
Se você também gosta de aproveitar boas promoções, participa lá do nosso grupo de viajantes no WhatsApp, que sempre tem uma notificação bacana de promoções, dicas e roteiros de viagem…O link de convite é esse aqui.
E para baixar a planilha de gastos com todos os valores em detalhes, é só me mandar essa mensagem aqui pelo WhatsApp, você recebe o arquivo por lá automaticamente!