O que fazer em Belo Horizonte: Veja 25 opções incríveis

O que fazer em Belo Horizonte: Veja 25 opções incríveis

Se você está planejando sua viagem para a capital mineira, esse post vai te ajudar bastante! Confira aqui aqui 25 opções de o que fazer em Belo Horizonte, dicas e atrações imperdíveis para você planejar sua viagem.

 

Como chegar em Belo Horizonte Mg

Antes de tudo é importante você ter uma boa noção de como chegar até Belo Horizonte, por se tratar de uma capital você vai ver que tem boas opções de transporte e isso facilita bastante a sua chegada na cidade.

DE AVIÃO: O principal aeroporto é de Confins – Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, tem uma boa frequência de vôos e a melhor opção para chegar na capital via aérea.

DE TREM: Muita gente pode não saber, mas Minas e o Espírito Santo têm um linha de trem que liga os dois Estados saindo da Capital Belo Horizonte até a capital Vitória. O trajeto dura 13h e você pode encontrar mais sobre essa aventura no site da Vale.

DE ÔNIBUS: Das vezes que fui para BH estava morando pelo sudeste do Brasil, então sempre fui de ônibus que foi bem mais em conta para mim e ao fazer o trajeto noturno ainda consigo pernoitar no busão.

O que fazer em Belo Horizonte 25 opções

Agora que já como chegar a cidade, conheça aqui as 25 opções de o que fazer em Belo Horizonte, vou contar um pouco para vocês sobre cada uma das atrações (cuja grande maioria já visitei), para você decidir melhor o seu roteiro.

1- Praça da Liberdade

A praça da liberdade fica no coração da cidade, e cercada do que é chamado de circuito da liberdade com vários museus e atrações culturais da cidade.

A praça em si é bem aconchegante, nas vezes que fui esta muito bem cuidada, tem cantinhos bem fotogênicos e ótimos para registros. Além desse chafariz da foto, tem também uma via de palmeiras imperiais que dão todo charme a paisagem.

2- Centro Cultural do Banco do Brasil

O que fazer em Belo Horizonte

O Centro Cultural do Banco do Brasil de Belo Horizonte é um prédio lindo com muitas atrações e sempre têm novidades! Além de poder conhecer mais da cultura do Brasil como um todo (muitas vezes exposições de fora também), tem exposições de artistas locais.

As atrações e exposições na maioria das vezes são gratuitas, então é uma oportunidade de passeio 0800 que vale muito colocar no roteiro. Ele funciona de quarta a domingo, das 10h as 22h então dá para aproveitar bastante a programação disponível.

3- Memorial Minas Gerais Vale

O que fazer em Belo Horizonte

Para conhecer mais profundamente não só a história da capital mineira, mas de todo o Estado de Minas Gerais, esse museu é essencial. A curadoria desse museu é excelente, e as exposições são muito lúdicas e fáceis de entender.

Lá dentro vários temas são abordados, e você consegue conhecer mais da história do Estado e da sua formação. Vale muito a pena e é para todas as idades! 

4- Espaço do conhecimento UFMG

O que fazer em Belo Horizonte

Ainda no circuito cultural, contrastando com os prédios de arquitetura mais antiga você pode ver esse prédio espelhado com a placa tímida entre as plantas: Espaço do conhecimento UFMG. A entrada é gratuita e a visita é super recomendada.

Para quem gosta de astronomia, história do universo, evolução e culturas esse é o espeço dedicado a esses conhecimentos e muito mais. O prédio é mantido pela universidade federal de Minas, e além das exposições o espaço é usado para pesquisas e estudos também.

5- Casa Fiat

O que fazer em Belo Horizonte

A Casa Fiat de cultura é um espaço dedicado a arte e cultura que traz grandes e relevantes exposições artísticas de diferentes épocas e estilos literários.

Na minha ida em janeiro de 2022 o museu ainda estava experimentando a reabertura aos poucos, os protocolos de cuidados contra a covid estavam bem rigorosos para manter a segurança. Confira a programação da Casa acessando aqui.

6- Basílica Nossa Senhora de Lourdes

Basílica Nossa Senhora de Lourdes em belo Horizonte

Ao passar pelas ruas do centro de BH você vai se deparar com essa linda basílica, que é uma jóia no coração da cidade. A igreja é uma homenagem a outra igreja de mesmo nome localizada na França, dentro do templo você pode ver inclusive as fotos comparando.

Sem dúvidas é muito bonita, tanto por dentro quanto por fora. A visitação é gratuita, e lá acontecem missas e casamentos (disputadíssimos na cidade).

7- Museu Mineiro

Você sabia que antes de Belo Horizonte Minas Gerais já teve outras duas cidades como capital? Algumas dessas curiosidades e registros da história de Minas você vai ver no museu mineiro.

A composição do Estado, as artes e estéticas usadas em épocas anteriores estão expostas nesse museu que conta mais da história mineira. Conheça o Museu Mineiro, sua entrada é gratuita e a programação está disponível no site.

8- Museu da Moda

Museu da Moda em Belo Horizonte

Faz todo sentido um prédio bonito assim para tratar do assunto moda, você não acha? Esse é o antigo prédio da câmara de vereadores da cidade, e atualmente traz exposições de artes aplicadas a moda.

Ele é o primeiro museu público voltado para moda do Brasil, a entrada do museu é gratuita e o seu funcionamento é de quarta-feira a sábado, das 11h às 18h.

9- Vila Werneck

Vila Werneck, Belo Horizonte

Bem no centro do BH, em meio aos grandes prédios da cidade você vai encontrar a resistente Vila Werneck, com 12 casinhas que resiste a urbanização vertical da cidade.

É um pequeno respiro e um local bem bacana para visitar e ver o contraste. Na minha ida fui almoçar em um restaurante bem bacana localizado na vila e ainda aproveitei para conhecer esse lugar icônico na cidade, que fica em plena rua guajajaras. 

10- Mirante das Mangabeiras

No Mirante você tem uma bela vista da cidade e dos grandes prédios, de lá você pode também apreciar um belo pôr do sol e desfrutar da estrutura e do verde do mirante.

É um bom lugar para ir seja com amigos, família ou sozinho também. A estrutura  de decks e brinquedos torna o lugar bem aconchegante e sua entrada é gratuita.

11- Tirolesa BH

A tirolesa do vídeo fica justamente no mirante das Mangabeiras e é uma aventura e tanto para quem quer uma dose de adrenalina na viagem! Fora a vista lá do alto que é imperdível.

Essa é a maior tirolesa em extensão do Estado de Minas Gerais, e essa visita que fiz foi no ano de 2019, e depois com a pandemia vi que a Tirolesa está fechada temporariamente. Esperamos que em breve ela reabra, pois é mais uma excelente opção para quem está buscando o que fazer em Belo Horizonte.

13- Savassi

Savassi, Belo Horizonte

O bairro da Savassi é o lugar bem conhecido pelos seus bares e agitos, uma ruazinha inteira com bares e restaurantes e com as mesinhas no meio da rua. Isso tudo combinado com música ao vivo e muita gente bonita.

Para quem está buscando o que fazer em Belo Horizonte a noite, a Savassi é uma opção que você pode colocar na sua lista!

14- Mercado Central de Belo Horizonte

Belo Horizonte, Mercado Central

O Mercado Central é o lugar ideal para você não só ver, mas provar uma das maiores iguarias mineiras: A gastronomia. Não é segredo para ninguém que a comida mineira é muito famosa por suas delícias.

E no mercado é o melhor lugar para você encontrar de tudo e ainda pexinxar uns bons preços nas suas compras. O mercado é bem grande, e você encontra muitas opções lá, além de comidas típicas, queijos, doce de leites, cachaças e tudo mais…

15- Feira Hippie

Feira Hippie em Belo Horizonte

Esse é um encontro tradicional de domingo para muitos mineiros e também turistas na cidade, a feira hippie fica pertinho do parque municipal e oferece atrações para todos os gostos.

Você vai achar artesanatos, comidas típicas e muitas atrações artesãos locais que produzem e vendem na feira. Se você estiver domingo na cidade, já programa sua ida e depois dá uma esticada no Parque Municipal, é uma ótima programação de domingo.

16- Lagoa da Pampulha

Lagoa da Pampulha em Belo Horizonte

A represa da Pampulha se tornou a famosa lagoa da Pampulha que faz parte de um complexo de monumentos arquitetônicos concebidos por Oscar Niemeyer.

A região atrai muitas pessoas para passar o dia em volta da Lagoa e das atrações que estão ali no complexo. Além de estar cercada de monumentos culturais também é um ótimo espaço para lazer e esportes.

17- Viaduto Santa Tereza

O que fazer em Belo Horizonte

O viaduto que liga os bairros de Floresta e Santa Tereza ao centro da cidade foi tombado como patrimônio cultural do município. E por mais que seja uma região de passagem, o viaduto bem uma vista dessa ligação da cidade que vale conferir.

18- Praça da Estação

Mais conhecida como praça da Estação, a na verdade se chama Praça Rui Barbosa. O nome se dá porque ali ficava a antiga estação Central do Brasil, que hoje abriga o Museu de Artes e Ofícios no prédio.

19- Parque Municipal

O que fazer em Belo Horizonte

O Parque municipal é o parque principal da cidade e com 180.000m² reserva atrações para apreciar uma tarda incrível com os amigos ou em família. Dentro do parque você vai encontrar lagos, parques, brinquedos e atrações para passar um dia inteiro curtindo o local.

Atualmente por questões de controle e prevenção frente a covid, está sendo necessário agendamento para visitar o local. Acesse aqui e saiba mais.

20- Ludo Café

O que fazer em Belo Horizonte

Mais uma indicação de lugar que conheci e adorei passar uma tarde ali, em dias chuvosos é uma opção certeira de o que fazer em Belo Horizonte.

O Ludo Café é um espaço lúdico com uma verdadeira biblioteca de jogos com uma grande variedade para você brincar com seus amigos. O bom é que além desse entretenimento, também possuem um cardápio com refeições e petiscos para você apreciar enquanto aproveita a tarde.

21- Museu Casa Kubitschek

O espaço foi construído para ser a residência de finais de semana do prefeito Juscelino Kubitschek, foi projetada pelo famoso arquiteto Oscar Niemeyer e o jardim planejado pelo paisagista Roberto Burle Marx.

Inaugurado como museu em 2013 é um espaço de arte arquitetura que reflete sobre a ocupação da Pampulha e modos de morar.

22- Capela Curial de São Francisco de Assis

Igrejinha da Pampulha em Belo Horizonte

A igreja feita com as curvas que são a marca registrada de Oscar Niemeyer, é um espaço privilegiado que na sua arquitetura você já consegue identificar a assinatura do seu idealizador. 

Localizado na Lagoa da Pampulha e mais uma obra incrível que compõe o complexo arquitetônico que embeleza mais ainda a paisagem.

23- Museu de Arte da Pampulha (MAP)

Hoje o prédio funciona como Museu de Arte, e tem em seu acervo obras da arte contemporânea brasileira em exposição. Mas na verdade o espaço foi criado para ser um cassino, o Cassino da Pampulha.

O Cassino inaugurado em 1943 foi o primeiro da cidade e atraía jogadores de vários lugares para aproveitar os jogos e espaço impecável. Em 1946 os cassinos foram proibidos no Brasil, então em 1957 o espaço se tornou o MAP.

24- Passeio de bike na orla na Pampulha

Além do complexo arquitetônico e cultural a região da Pampulha atrai muitas pessoas para praticar esportes, principalmente ciclistas. É uma atração e uma boa opção de o que fazer em Belo Horizonte alugar um bike e dar uma volta pela Lagoa apreciando o local.

25- Estádio Mineirão

Para quem gosta de futebol e de esportes vale colocar no seu roteiro conhecer o estádio mineirão, palco das paixões e rivalidades dos times mineiros (que são bem acirradas).

Você pode visitar em um dia de jogo normal e conhecer por dentro, ou se preferir o estádio faz visitas guiadas também, com valores a partir de R$40. Para se programar para um tour no estádio, acesse aqui.

Como economizar em Belo Horizonte

Prime Gourmet vale a pena?

Quem gosta de economizar e curtir o máximo dos destinos, fica aqui uma dica que usei bastante na minha última ida a BH: Prime Gourmet Clube.

O Prime é um aplicativo de descontos, que recentemente inaugurou uma região em Belo Horizonte e região com descontos para usar na viagem. Tem opções de hospedagem, restaurantes e entretenimento.

Os descontos funcionam assim: Ao comprar 1 prato/serviço/ingresso você ganha outro de graça! Com os descontos do Prime aproveitei para comer bem e economizando bastante. Para conhecer mais do aplicativo acesse aqui: “Prime Gourmet vale a pena? Entenda como funciona!

O que fazer em Belo Horizonte - Salve no Pinterest!
O que fazer em Belo Horizonte - Salve no Pinterest!

Tags:

Quer mais dicas para planejar sua viagem?

Venha fazer parte da minha lista de e-mail com dicas exclusivas!

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Isa
Isa

Eu sou a Isa! Escrevo esse blog com muito carinho, compartilho informações e experiências que mostram que viajar com pouco é possível!

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.