Para comemorar o aniversário de 150 anos de Santos Dumont, a Casa Museu dedicada ao pai da aviação presenteia os visitantes com reabertura do espaço, além de ingressos gratuitos na sexta (21) e meia-entrada para todos no final de semana (22 e 23 de julho).

A comemoração é uma iniciativa da Prefeitura de Petrópolis, cidade da serra fluminense em que Santos Dumont viveu. O Museu Casa de Santos Dumont reabre hoje (20) com uma festa em homenagem ao pai da aviação, que poderá ser assistida pelo Instagram oficial da prefeitura (@petropolis_pmp). 

Para completar a celebração, também será lançado o selo comemorativo pelos Correios e a moeda especial em homenagem aos 150 anos de nascimento de Santos Dumont pela Casa da Moeda do Brasil.

Conheça as mudanças na Casa Museu

O espaço que era a residência de verão de Santos Dumont hoje é a Casa Museu, que também recebe o nome de Encantada e funciona como um Centro Cultural petropolitano, abrigando invenções e pertences do pai da aviação. 

A casa foi projetada pelo próprio Santos Dumont e construída em 1918. Com mais de 1 século de existência, a residência já precisava de restaurações devido aos desgastes do tempo. 

Pensando em beneficiar os 10 mil visitantes que a Casa Museu recebe, a Prefeitura de Petrópolis decidiu fazer o investimento com a verba do próprio tesouro municipal para reformar o espaço. Remoção de mofo, cupins e infiltrações foram a prioridade na renovação que foi aprovada pelo Iphan. 

A reforma também focou em aumentar a acessibilidade no espaço, tornando a visita de turistas com limitações de mobilidade possível. Além dessas mudanças, também foram acrescentados alguns elementos novos, como a bandeira original de Santos Dumont, a carta para construção da casa e outros itens.

O passeio pela Casa Museu de Santos Dumont promete encantar turistas e provocar uma experiência imersiva na história de uma das figuras mais relevantes nacionais. O espaço funciona de terça à domingo, de 10h às 17h. 

Publicado em: 20/07 – Redação DPV

Categorizado em: