A obrigatoriedade de visto para viagens entre Brasil e Japão com duração de até 90 dias foi abolida. A medida faz parte de um acordo entre os governantes dos dois países e entra em vigor a partir de setembro de 2023.

Serão beneficiados pela novidade os brasileiros ou japoneses que possuam o passaporte comum e que planejam uma viagem de até 3 meses. 

Inicialmente, a isenção recíproca de visto entre os dois países durará por 3 anos, podendo se estender futuramente. Portanto, até setembro de 2026 não haverá obrigatoriedade de visto entre Brasil e Japão

Acordo político visa estreitar laços entre Brasil e Japão

O acordo faz parte de uma estratégia para aumentar o intercâmbio humano entre os países, facilitando a circulação entre eles e aumentando o fluxo turístico.

A isenção é um dos desdobramentos das negociações feitas entre o primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida, e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Japão durante a cúpula do G7.

Alguns dos objetivos do estreitamento de laços entre os países são a facilitação do comércio bilateral e as negociação de medidas de combate às mudanças climáticas. Contudo, a isenção de visto incentiva à curto prazo os setores de turismo e educação, uma vez que a não obrigatoriedade de visto diminui a burocratização para estudantes que visam o intercâmbio.

Publicado em: 10/08– Redação DPV

Categorizado em: