Entenda o que são milhas aéreas e como viajar de graça

Entenda o que são milhas aéreas e como viajar de graça

Você sempre se pergunta o que são milhas aéreas? Eu também me perguntava a mesma coisa, e achava que quem conseguir essas proezas tinha uma renda mensal muito alta pra conseguir juntar milhas.

No último ano eu me dediquei muito para aprender mais sobre milhas, afinal, estou sempre buscando maneiras de viajar mais barato. E mais recentemente investi realmente em um aprendizado que me rendeu uma visão mais estratégica desse universo das milhas.

E vou compartilhar aqui nesse post os aprendizados que tive, afinal com as passagens de avião caríssimas como estão não tem muita saída pra gente continuar viajando né? Então acumular milhas é uma excelente opção de viajar sem gastar uma fortuna.

O que são milhas aéreas?

As milhas nada mais são que a “moeda” que algumas companhias aéreas adotam para a pontuação que você vai acumulando na empresa.

Ao usar os serviços da companhia você vai acumulando milhas que futuramente você pode trocar por benefícios, inclusive viagens. Milha é o nome dessa pontuação, mas tem empresas que chamam de pontos mesmo, depende da cia.

O que são programas de pontos?

Como juntar milhas para viajar mais?

Os pontos são as pontuações que você vai acumulando no Programa de Fidelidade que você faz parte, seja de banco, de combustível ou claro de cia aérea.

Existem vários programas de pontos que você pode participar, inclusive de cadastro aberto. Ao entender a diferença entre cada um deles, você vai conseguir discernir melhor como usar cada uma delas estrategicamente.

Qual a diferença entre milhas e pontos?

Há quem diga que são a mesma coisa, na verdade eu também entendia dessa forma. Até entender que milhas são os pontos finais acumulados nas cias aéreas, e pontos você pode acumular em outros programas de fidelidade.

A questão é que os pontos que você acumula em programas de fidelidade você pode transferir e transformar em milhas para usar, já as milhas você não consegue fazer o inverso.

Na prática são pontuações que você vai acumulando na cia aérea para usar depois essas moedas de troca em benefícios. Levando em conta esse pequeno detalhe da transferência que faz toda diferença.

O que são programas de fidelidade e como funcionam?

Os programas de fidelidade são instrumentos para fidelizar os seus clientes em continuar sempre usando os seus serviços. Os programas proporcionam benefícios e recompensas para fazer que o cliente possa preferir usar os seus serviços.

Nos programas de fidelidade você pontua sempre que usa os serviços dos seus parceiros (por exemplo: vôos, aluguel de carros, hotéis e tantos outros), assim você acumula pontos ou milhas.

Cada serviço que você usa você acumula uma pontuação (em pontos ou milhas) para trocar futuramente. Vamos a alguns exemplos?

  • Ao comprar sua passagem aérea, quando você voa pela cia você recebe os pontos pelo trecho realizado
  • Quando você reserva sua hospedagem pela indicação do programa você acumula pontos
  • Ao usar serviços como Uber você também ganha pontos
  • E ao comprar itens para sua casa, utilidades ou cosméticos em sites parceiros você acumula pontos por cada real gasto!

Agora que você entende melhor como funcionam esses programas, vamos falar de alguns, os principais do mercado que você pode participar e começar a acumular pontos ou milhas já

Quais são os principais programas de fidelidade e como escolher?

Os programas de fidelidade são oportunidades de juntar seus pontos para transformar em viagens lá na frente. Aqui vou te mostrar 3 programas de categorias diferentes para você acumular: De cias aéreas, de bancos e de postos de combustível.

Programas de fidelidade de cia áerea

Falando de programa de fidelidade de cias aéreas você precisa ver quais as companhias que vão te atender melhor. Separei aqui os 3 principais do Brasil:

Latam PASS é o nome do programa da Latam, antigamente ela se chamava Multiplus. O programa de benefícios deles incluem vários parceiros para você acumular pontos e poder trocar por vantagens.

Tudo Azul é o programa da Azul Linhas aéreas, eles também usam a nomenclatura de pontos ao invés de milhas. Você pode ganhar descontos exclusivos ao comprar passagens da companhia.

Smiles é o programa de benefícios da Gol linhas aéreas, essa empresa usa a nomenclatura de milhas ao invés de pontos. Na prática não tem diferença nesses nomes não, viu?

Todos os programas são gratuitos e com cadastro aberto, ou seja, é só você acessar o site e depois do cadastro já pode começar a acumular pontuação. 

Estrategicamente falando é bom você eleger um como principal, aquele que você mais vai usar e dar preferência a acumular nele. Mas esteja sempre atento aos benefícios de cada uma para aproveitar as oportunidades.

Programas de fidelidade de bancos

Esses programas de fidelidade são bons para juntar pontos e só depois transferir para as cias aéreas. Alguns dos principais para vocês conhecer:

Esfera: Este programa é pertencente ao Santander, e para participar você deve ter uma conta ativa. Se você é cliente do banco, já pode começar a acumular pontos!

Coopera: Este é um programa de pontos do Sicoob; para participar, você deve ter um cadastrado como cooperado no site.

Livelo: A livelo é uma parceria entre dois bancos, Bradesco e Banco do Brasil. Esse é um programa de cadastro aberto, você não precisa de uma conta bancária ou cartão de crédito para fazer parte, tudo que você precisa fazer é se registrar e aproveitar!

Iupp: Este é o Programa de Pontos do Itaú, antes conhecido como Sempre Presente. Ele também é aberto ao público, o que significa que mesmo que você não seja um correntista, pode participar.

Programas de fidelidade de postos de combustível

Essa é uma maneira de pontuar no seu dia a dia e garantir suas viagens futuras fazendo uso de serviços que você já iria fazer normalmente.

Aqui vou citar os principais para você conhecer melhor e começar a pontuar desde já:

  • Km de vantagem (Postos Ipiranga)
  • Premia (Postos Petrobras)
  • Shell Box (Postos Shell)

10 hacks para juntar milhas e viajar mais

Como juntar milhas para viajar mais?

Vendo de fora eu sempre achei muito complicado juntar milhas para viajar, mas depois de estar sempre estudando e aprendendo (principalmente no curso do Natã), consegui ter uma visão mais ampla das maneiras de acumular.

Separei 10 hacks que fazem parte das minhas estratégias de acúmulo, e que principalmente facilitam muito mais que eu aplique no meu dia a dia e consiga economizar nas viagens.

 

Como acumular milhas com o cartão de crédito e ganhar mais

Eu demorei pra aprender essas informações, mas quando comecei a colocar em prática vi a diferença! Pra muita gente o cartão de crédito é um vilão, pra mim também era e esse era um impecílio na hora de acumular milhas.

O primeiro de tudo é se organizar financeiramente, conseguir controlar e planilhar os gastos que você faz pelo cartão de crédito. Além de uma planilha você pode acompanhar pelo próprio app do cartão, essa organização é essencial para você não cair em ciladas e se endividar.

Nessa organização eu incluo todos os gastos que podem ser pagos com o cartão de crédito, desde o cafezinho até as compras do mês. Vamos direcionando todos os gastos em um só cartão, assim temos mais acúmulo e uma melhor organização na hora de pagar a fatura.

Então comece já, mesmo que não seja o melhor cartão do mundo ou oque pontue mais. Peça o seu cartão no banco, cadastre no programa de fidelidade e se organize para usá-lo. Aos poucos você vai progredindo para cartões melhores e pontuando mais.

Quais os melhores cartões de crédito do mercado?

Existem vários fatores para definir bons cartões de crédito, uns levam em conta anuidade zero, outros benefícios de sala VIP…Nesse caso aqui do post a prioridade é pensar no acúmulo de milhas, por isso você deve ficar atendo do quanto acumula por real gasto na sua fatura.

A grande maioria dos cartões de crédito acumulam pontos de acordo com valor gasto por dólar. Você pode acumular 1, 2 ou 3 pontos a cada dólar gasto na sua fatura. Essa pontuação vai depender do seu cartão, qual o nível dele e tudo mais…

Tem uma lista bem completa dos Melhores Destinos apontando um ranking com os melhores cartões de crédito, vale a pena conferir e entender mais. O importante é ter em mente que o tipo de cartão e sua pontuação vai depender da sua relação com o banco e seus ganhos mensais.

O cartão que eu uso atualmente é o Pão de Açúcar Platinum, que considero o melhor no quesito acúmulo de pontos. Isso porque ele acumula 1 ponto a cada real gasto, em momentos do dólar super valorizado, esse cartão faz toda a diferença.

Como comprar passagem aérea com milhas?

Essa é a melhor parte, afinal, depois de muito aprender e conseguir juntas as suas milhas/pontos é hora de aproveitar!

Para comprar a passagem você precisa acessar o site do programa de benefícios, no meu caso é o da Latam PASS. Você vai inserir suas datas de viagem normalmente, e o resultado da busca será o valor da sua passagem em pontos.

Aí é só escolher o seu vôo e fazer o login no seu programa de pontos! Você vai precisar pagar as taxas de embarque, e sua passagem estará garantida! Aqui abaixo tem outra foto para visualizarem esse processo.

Aprenda tudo sobre milhas com quem sabe muito!

Curso para aprender a juntar milhas

Eu venho tentado aprender sobre milhas já faz um tempo, aos poucos vou conseguindo acumular e fazendo algumas viagens. Esse retorno foi me dando ânimo para poder estudar mais e continuar viajando basicamente de graça!

E por falando em estudar, o meu último investimento foi o curso de Milhas que me proporcionou uma visão mais estratégica desse universo. Poder aproveitar cada oportunidade de acumular pontos e eles se tornarem viagens incríveis é uma sensação muito boa.

Por isso fica a minha indicação caso você esteja começando do zero e queira aprender como acumular milhas. A didática do Natã é ótima, e o curso tem muito conteúdo, sem contar os conteúdos gratuitos do canal dele no Youtube que foram fundamentais para mim.

Esse é um dos cursos mais baratos do mercado, e entrega demais! Além do conteúdo tem vários grupos de suporte e promoções de milhas pra gente estar sempre por dentro e aproveitar as ofertas. Se estiver interessado, depois confere o curso Viver de Milhas e aproveite.

Como juntar milhas para viajar mais? - Salve no Pinterest!

Tags:

Quer mais dicas para planejar sua viagem?

Venha fazer parte da minha lista de e-mail com dicas exclusivas!

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Isa
Isa

Eu sou a Isa! Escrevo esse blog com muito carinho, compartilho informações e experiências que mostram que viajar com pouco é possível!

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.