Compras em Ciudad del Este, vale a pena? Como chegar? Quais cuidados preciso ter?
Essa e outras perguntas eu vou responder aqui, para você que quer ir à cidade fazer umas comprinhas.
Estive lá com minha mãe e avó para fazer umas compras, e partimos de Foz do Iguaçu.
Essa foi uma viagem em que conhecemos também Puerto Iguazu e Assunção no mesmo combo! Se quiser saber os gastos totais dessa viagem, acompanha aqui que em breve tem post novo! 🙂
Como chegar em Ciudad del Este de Foz do Iguaçu
Como vocês podem ver no mapa, Ciudad del Este fica bem pertinho de Foz do Iguaçu e é a cidade fronteira com o Brasil.
Vou apresentar aqui algumas opções de chegada em Foz do Iguaçu:
Ir de Uber:
O Uber não atravessa a fronteira para outro país, portanto caso você opte por ir desta maneira saiba que precisará descer na fronteira e ir caminhando pela ponte da Amizade.
Ir de ônibus:
Essa foi a opção que adotamos, a mais prática e barata na minha opinião.
Pegamos o ônibus no centro de Foz do Iguaçu, no ponto de ônibus em frente ao TTU (Terminal de Transportes Urbanos). O ônibus passa de 30 em 30 minutos e custa R$7,00. Dá para pagar em real, peso e guaranis kkk
Ir de táxi:
O táxi diferente do Uber pode atravessar a fronteira. O problema é que ele é mais caro mesmo… Mas para você ter uma noção, na nossa voltamos pegamos um táxi e deu R$40!
Ciudad del este compras
Ciudad del este não é só uma cidade de compras, mas esse na maioria das vezes é o maior atrativo para os turistas.
Essa é uma das maiores zonas de livre comércio do mundo, têm muitos shoppings, lojas, barracas, ambulantes…
Os preços praticados para compras em Ciudad del Este são bons devido a isenção de alguns impostos, principalmente para nós turistas somos isentos do imposto IVA.
Tem muitas opções de compras, porém antes de partir para o abraço eu vou deixar dicas importantes aqui nesse post!
Cuidados e dicas para compras em Ciudad del Este
Para compras em Ciudad del Este, você precisa ter alguns cuidados e estar bem atento.
Eu vou deixar aqui listado alguns cuidados para que você tenha ao transitar nas ruas.
Então já salva esse post aqui, para quando você estiver fazendo compras em Ciudad del Este colocar em prática.
> Não fale com pessoas estranhas: Isso pode ser clichê, do tipo de coisa que ouvimos desde crianças. Mas tive um amigo que foi à cidade e caiu numa baita cilada por dar assunto. Isso me leva ao segundo ponto.
> Não acompanhe pessoas estranhas: Muita gente vai tentar te abordar nas ruas querendo te levar para lojas específicas.
Não acompanhe essas pessoas, muitas delas ganham comissões por essas indicações, mas você nunca sabe onde a pessoa vai te levar.
> Vá em lojas conhecidas: Pesquise o tipo de produto que quer comprar antes de sair do Brasil, e principalmente busque indicações de lojas.
Já vi caso de “loja de fachada”, onde atrás ficava escondida uma loja de armas, tenho relato de perrengues bem tensos.
> Evite cartões: Pagando no cartão de crédito você tem um acréscimo de 7% no valor final, e pagando no cartão de débito o acréscimo é de 6%.
Se a sua intenção é justamente economizar, leve dinheiro em espécie para evitar os acréscimos.
> Pague em real: Não precisa cambiar moedas para poder usar lá. Todos os estabelecimentos ali no centro aceitam real, muitos dos preços já ficam em real também. No caixa você tem a opção de pagar em: rela, guarani ou dólar.
> Dê preferência por shoppings: Como sabemos, tem muitos produtos falsificados. Para ter a garantia de um produto original, compre em shoppings mais conhecidos e que atestem essa garantia.
> Teste seus produtos: A maioria das lojas tem opção para você testar e conferir o produto na hora, tanto para não cair em golpes como para não levar um produto defeituoso.
> Vá conectada(o): Nem todos os produtos têm preços tão atrativos, se você está buscando comprar um produto por lá que seja mais barato que no Brasil é importante comprar! Lembre-se que o seu chip nacional não vai funcionar no Paraguay, então esteja preparada(o) com um chip internacional e pesquise os preços dos produtos em tempo real para comprar oque realmente vale a pena.
> Tenha o seu documento por perto: Para ter a isenção dos impostos, você precisa estar com um documento, assim você comprova que é estrangeiro.
> Esteja preparada(o): Os ambulantes são muito invasivos, ainda mais se for mulher. Então evite ao máximo o contato, caso você veja que a pessoa tem más intenções.
> Uma multidão: Esse alerta aqui minha mãe sofreu na pele. Uma moça ofereceu umas cuecas para ela comprar, minha mãe deu atenção e resolveu levar umas.
Derrepente um mar de ambulantes vieram tudo pra cima da minha mãe, todos oferecendo tudo ao mesmo tempo pra ela.
A coitada ficou foi confusa, não tinha nem paz kkkkk Essa é mais um relato para reforçar a questão de evitar comprar na rua.
> Fique atenta(o): Esse é o mais importante de tudo, e serve para qualquer lugar do mundo não é mesmo?
Tem muita gente circulando nas ruas, muita gente falando, muito movimento… Não se distraia! Esteja sempre atento com os seus pertences.
Ah, e se possível leve uma doleira, guarde parte do seu dinheiro lá e seus documentos também.
Vale a pena comprar no Paraguay? Lojas
Tem muita coisa boa para você fazer compras em Ciudad del Este, mas não vá achando que lá é um paraíso.
Leve o seu celular com internet, e vá pesquisando os preços em tempo real para ver se ali vale a pena mesmo.
No caso de importados e eletrônicos achei preços muito bons nas lojas! Fotografei alguns preços e deixei em destaque no story Ciudad del Este, lá no meu Instagram confere lá!
As lojas que vistamos foram os shoppings mais conhecidos: MegaShopping, Monalisa, Shopping Ciudad del Este e CellShopping.
De todos os que mais gostei foi o CellShopping, tinha muuuita variedade, bons preços e sem regras malucas para entrar na loja!
O que menos gostei foi o MegaShopping, achei as regras muito loucas e a segurança muito paranóica. Presta atenção na situação:
Ao entrar no shopping lacramos nossas bolsas, até aí tudo normal. Depois fomos ao segundo andar da loja, eu fui gravar um story e veio um segurança bem rude dizendo que não poderia gravar no interior da loja(nem fotografar, nem nada)! 😮
Depois eu quis ir no banheiro, o segurança disse para eu deixar a bolsa (que estava lacrada!) com alguém para que eu pudesse entrar. E pasme, depois que eu sai do banheiro, ele entrou lá para “vistoriar”. Foi um lugar bem estranho, nem comprei nada pelo constrangimento.
Depois desse shopping, fomos em outros e não aconteceu nada parecido! Então, se forem no Megashopping, preparem o psicológico hahaha
Eu comprei poucas coisas, porque não ando priorizando compras, ou também porque eu não fui fazer a viagem nesse intuito.
Mas é claro que comprei algumas coisinhas, bem poucas mesmo rs
No fim do post tem a planilha de gastos nesse passeio, inclui os produtos que comprei e também o preço do almoço a kilo na cidade.
Se quiser ver os produtos que adquiri, tem um vídeo no IGTV também, onde mostro tudo! Só clicar aqui para assistir 🙂
Minhas impressões
Compras em Ciudad del Este é uma excelente opção para compra de importados. Isso porque lá não temos a carga de impostos do Brasil, e mesmo com a alta do dólar conseguimos economizar.
Como eu venho da cidade do Rio de Janeiro, já estou acostumada com muvuca e em estar sempre atenta. Então não foi nada complicado hahah
Mas deixo esses alertas aqui, para que você possa se precaver e ter uma viagem mais tranquila. Então, salva esse post para aproveitar as dicas quando estiver no Paraguay!
Para baixar a planilha, é só clicar aqui e me mandar uma mensagem no WhatsApp que te envio por lá!
Comentários