Dicas para tirar foto de viagem: Poses e truques

Dicas para tirar foto de viagem: Poses e truques

Separei aqui algumas dicas para tirar foto de viagem que fui aprendendo ao decorrer desses anos de blog por aqui. Na verdade eu nunca fui muito fã de fotos, e principalmente não entendia muito das técnicas.

Mas depois de entender que além de lembranças, as fotos são registros bacanas para ajudar outros leitores aqui no blog. E com muitas viagens para registrar fui aprendendo e compartilho aqui com vocês algumas poses e truques para sua foto também.

Truques para tirar foto de viagem

Como tirar fotos incríveis na viagem

Separei aqui 9 truques para tirar foto de viagem, algumas podem ser óbvias mas fazem toda diferença na hora do clique.

Aproveite a luz natural

Fotos de viagem para registros incríveis

A iluminação é um fator muito importante na hora de tirar sua foto, ainda mais a colaboração da luz natural do ambiente.

Prefira a luz da manhã ou da tardinha, assim você elimina as sombras muito fortes e consegue aproveitar a iluminação natural de maneira favorável.

Use referências de fotos

Se inspirar e ter referências de outras fotografias é ótimo, isso te ajuda a pensar novas posas ou reproduzir algumas que você já viu e quer testar.

Nesse caso de inspiração, eu super recomendo que você use o Pinterest para ter suas referências e tirar suas fotos. Ao clicar nessa foto acima, você entra no perfil do @daparaviajar no Pinterest e consegue algumas referências, mas também tem muitos perfis especializados somente em fotos, confere.

Conheça a regra dos terços

Como tirar fotos de viagem : Quadro

Essa é uma regra que serve para todos os tipos de fotos, onde o quadro da câmera fica divido em um quadro com 9 quadrados. Você pode por exemplo ativar esse recurso na câmera do seu celular, assim você visuliza na tela os quadrados.

Mas falando sobre a foto, a dica é colocar o objeto principal da foto em qualquer um dos quatro pontos que a linha cruz, assim como na imagem acima, mantendo o objeto fora do centro.

Lembre de seguir as linhas

Você pode explorar as linhas verticais principalmente em foto de de rua com edifícios e construções verticais.

Use para dar ênfase, para ter drama numa fotografia horizontal ou também para causar impacto.

Nesse caso você pode fazer como o exemplo da foto, fotos verticais para ressaltar justamente essas linhas verticais dando ênfase a altura e criando drama na fotografia.

O impacto do contraste das cores na fotografia

Use contraste das cores

A cor é uma das partes mais importantes da imagem, ela causa impactos com emoções e interesses com as cores escolhidas de roupas e cenários.

No caso dessa foto aqui minha escolha foi uma cor contrastante para meu vestido, assim na fotografia o branco iria se destacar e sobressair na foto com o castelo escuro ao fundo.

Aproveite a golder hour

Como tirar fotos na viagem: algumas dicas para usar

Esse é um termo em inglês que que define a  “Hora de Ouro”. Os fotógrafos a definem como a melhor hora para tirar foto em ambientes externos. E realmente as fotos ficam mais bonitas e coradas, pela luminosidades do sol nesse período, mais alaranjado.

Geralmente a encontramos 30 minutos antes do sol nascer, e 30 minutos antes do sol se pôr.

Use filtros

Como tirar fotos de viagem: Use filtros para realçar as cores

Eu confesso que não sou muito fã de usar filtros, principalmente quando ficam muito forçados e distorcem a realidade. Mas em alguns casos, vale a pena investir em um realce do que já é bonito.

Nesse caso, você pode usar filtros de diversas ferramentas para fazer alterações nas fotos. Eu geralmente uso as do próprio celular, recurso do próprio android que altera automaticamente luminosidade e brilho.

Vire o celular de cabeça para baixo

Esse é um truque recente, que aprendi com a minha amiga Ana Isabel e que faz toda diferença na hora do clique.

Ao girar o celular de cabeça para baixo você muda o ângulo e perspectiva, dado ênfase e deixando a composição mais impactante. 

Sempre limpe a lente da sua câmera do celular

Como tirar fotos na viagem: algumas dicas para usar

Essa é a regra mais simples, e por isso a que geralmente é a mais ignorada, eu por exemplo nunca lembrava de fazer isso…Mas como o celular nós usamos não somente para fotos, mas também para muitas atividades no dia a dia, a lente pode acabar sempre sujinha ou manchada com nossos dedos. 

Então antes de fazer uma foto, lembre sempre de limpar, pode ser com o pano da blusa mesmo, o ideal é usar um limpa lentes e uma flanela de algodão, eu uso o Limpa lentes da Chilli Beans, que serve tanto para o meu óculos como também para as lentes da câmera.

7 equipamentos de fotografia para levar na viagem

Para fazer fotos bacanas, é sempre bom ter alguns equipamentos que ajudem na hora do registro. São fundamentais para que viaja sozinho por exemplo, e quer tirar fotos da viagem. 

Algumas indicações de ferramentas que podem te ajudar muito, não só para viagens sozinho, mas como viagens em casal e em família sem precisar interceptar nenhum desconhecido para fazer as fotos rs.

  1. Pau de selfie: O mais famoso da lista te ajuda com uma amplitude maior para tirar fotos, é perfeito para selfies
  2. Tripé: O tripé você pode tirar a foto sem precisar estar segurando algo, é importante usar um contador ou controle para fazer as fotos
  3. Gimbal: Para tirar fotos ou fazer vídeos que fiquem mais firmes e sem tremedeiras, esse recurso é perfeito
  4. Ringlight: Fotos em lugares fechados, ou que você vai precisar de iluminação o ringlight é ideal
  5. Dome: O dome é usado para fotos debaixo dágua que deixa um efeito incrível de metade na água
  6. Capa a prova dágua pra celular: Para registros em lugares de praia e em baixo dágua a capa é indispensável
  7. Lente para celular: Você pode inserir na sua câmera do celular uma lente que para fazer efeitos diferentes nas suas fotos mesmo sem aplicativos externos
Para ajudar vocês a reconhecerem os equipamentos, deixei os links deles acima assim podem ver exemplos de cada um deles e conhecer.

Dicas de poses para tirar foto

Pomerode o que fazer

As vezes estamos em paisagens bacanas, lugares fotogênicos mas travamos na hora de pensar na pose. Não sabemos quais fazer ou como agir, isso acontece muito comigo haha

Depois de entender alguns ângulos e posições que favorecem na foto, fica mais fácil fazer os registros e deixo aqui algumas dicas para vocês.

Aposte nos triângulos

a regra dos triângulos nunca falha...

Formar triângulos com o seu corpo ajuda a dar a sensação de emagrecimento na foto. Se você reparar esfazendo triângulos com os braços e a pose nas pernas.

Usar o corpo ao seu favor é justamente explorar poses nesse sentido que podem realçar e melhorar nossa postura.

Dê movimento as fotos

Como tirar fotos de viagem: Poses espontâneas

Uma foto com movimento deixa tudo mais vivo, essa acima por exemplo a intenção era justamente essa e ficou incrível!!

Você pode criar movimento com os cabelos, com o corpo ou também com acessórios e roupas.

Estique os pés

Estique os pés nas fotos

A pose esticando os pés ou também cruzando eles ajuda muito! Isso porque dá uma sensação de alongamento e ajuda a emagrecer seu corpo na foto.

No caso dessa foto acima, esticar meu pé direito deu toda diferença no registro.

Use acessórios de destaque (chapéus, óculos, vestidos/saias longas

Como tirar fotos de viagem : Dê movimento

Acessórios fazem a diferença, e no caso de mulheres uma saia ou vestido mais alongado ou rodado podem ajudar muito a dar a sensação de movimento.

Nessa foto a pose foi simples, segurar o vestido e deixá-lo cair, eu fiz a minha parte e a gravidade fez a dela! E o registro incrível na hora certa feito pela minha amiga rendeu esse fotão.

Use o foco da sua lente

Como tirar fotos incríveis na viagem

É importante usar recursos que o seu celular pode oferecer, geralmente a maioria do aparelhos tem o modo retrato para tirar fotos, ou até clicando na tela ele foca no ambiente que você quer destacar.

Aprenda a tirar fotos incríveis na viagem

Como tirar fotos incríveis na viagem

Não podia deixar de agradecer ao conteúdo do Lucas que me abriu muito os olhos para muitas técnicas de fotografia. Vários desses truques aprendi no e-book deles que é super rico!

Conteúdos muitos bons e bem explicados, com além da explicação exemplos de fotos e registros. Para quem precisa de uma mãozinha para fazer fotos incríveis na viagem, vale a pena acessar e conhecer o material deles: Viajando Mais.

Legendas para suas fotos de viagem

Legendas para fotos de viagem

Para acompanhar fotos incríveis, nada como legendas para esses registros quando você for postar em alguma rede social.

Eu separei 93 frases que fazem referência a viagem que eu gosto muito, e que vão se encaixar super bem como legendas! Dá uma conferida aqui: “Legendas para foto de viagem“.

Ah, e se tiver dicas de fotos, de legendas e tudo relacionado a fotografia que possa ajudar outras pessoas, comenta aqui no post que vai ser incrível essa colaboração <3

Como tirar fotos de viagem incríveis - Salve no Pinterest!
Como tirar fotos de viagem incríveis - Salve no Pinterest!

Tags:

Quer mais dicas para planejar sua viagem?

Venha fazer parte da minha lista de e-mail com dicas exclusivas!

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Isa
Isa

Eu sou a Isa! Escrevo esse blog com muito carinho, compartilho informações e experiências que mostram que viajar com pouco é possível!

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.