A reabertura do turismo na América do Sul está acontecendo de maneira gradual, e em alguns casos nem está acontecendo ainda. Em tempos de pandemia e a emergência sanitária, os países têm tentado ao máximo controlar o número de mortes e contaminações antes de reabrir.
Vou trazer um panorama com detalhes de cada um desses países, assim você pode acompanhar em um só lugar a evolução (ou não) de cada reabertura por aqui pela América do Sul, dos seguintes países: Argentina, Bolívia, Chile, Paraguai, Peru e Uruguai.
Reabertura do turismo na América do Sul: Novas regras
Com a pandemia do Coronavírus tudo ficou mais difícil, e as viagens precisam ser repensadas, principalmente as internacionais. Então, enquanto as fronteiras ainda reabrem, a vacina é aplicada e o cotidiano é retomado, é importante observarmos essas regras e a evolução dos protocolos.
As novas regras de modo geral são para evitar a disseminação do vírus, tomar todos os cuidados e precauções para que isso não aconteça. Mas é importante saber da responsabilidade ao viajar, porque o risco é constante e não podemos nos descuidar.
Vou mostrar as regras de reabertura do turismo na América do Sul em cada país que citei anteriormente. Mas a regra geral de biossegurança se aplica a todos: Uso de máscaras, Distância física, Higiene, limpeza e desinfecção.
Turismo na América do Sul
A América do Sul têm muitas possibilidades de turismo, uma grande variedade de paisagens e passeios verdadeiramente inesquecíveis. Ainda estamos em um processo gradual no que tange a reabertura do turismo na América do Sul, mas acompanhando o evoluir da situação poderemos planejar viagens futuras.
Aqui no blog tem alguns roteiros de viagem para você acessar e se inspirar para futuras viagens, vou deixar listado aqui para você conferir:
Reabertura do Chile
O Chile reabriu para o turismo no dia 23 de novembro, na data só poderíamos entrar no país após uma quarentena de 14 dias. A partir de dia 7 de dezembro essa regra já foi flexibilizada, ou seja, a partir dessa data você não precisa mais de quarentena obrigatória no país.
Por enquanto a entrada no Chile só pode ser feita pelo Aeroporto de Santiago, e os chilenos seguem um plano passo a passo de retomada das atividades no país. Para o turista, são necessários alguns requisitos para ingressar no Chile:
- Teste RT-PCR negativo feito até 72 horas antes do embarque
- Preencher a Declaración Jurada Para Viajeros Para Prevenir Enfermedades Por Coronavirus (COVID-19) até 48h antes do embarque
- Seguro viagem com tratamento à COVID-19 e cobertura mínima de U$$30.000 cote o seu aqui
- Durante os primeiros 14 dias após a entrada no país, um formulário de acompanhamento será aplicado, diariamente.
Essas informações foram retiradas do site de turismo chileno, você pode conferir as informações aqui.
Reabertura da Argentina
A Argentina reabre num primeiro momento aos vizinhos mais próximos da América do Sul: Brasil, Chile, Uruguai, Paraguai e Bolívia. Exceto aos vizinhos uruguaios que podem ingressar no país por via marítima, o restante só pode ingressar via aérea pelos aeroportos da capital Buenos Aires.
Vamos as regras para entrar na Argentina, segundo o site oficial de turismo:
- Preencher a Declaração Juramentada Eletrônica (DDJJ) em até 48 horas antes do embarque
- Teste PCR negativo com no máximo 72 horas.
- Seguro médico que inclui hospitalização e isolamento para COVID-19. Cote o seu seguro viagem aqui
- Na chegada ao aeroporto realizar um teste de COVID que será pago pelo próprio turista
A Argentina tem tomado todos os cuidados e precauções necessárias para evitar ao máximo o contágio com os turistas na cidade e recentemente recebeu o selo de destino seguro da WWTC.
PS: Logo aqui abaixo um vídeo super rápido e explicativo das principais regras da reabertura da Argentina.https://www.youtube.com/watch?v=zcepWUVjfdo&feature=emb_logo
Reabertura do Paraguai
No site oficial do governo da secretaria de turismo não encontrei informações específicas e pontuais, assim como nos países anteriores. Mas, de acordo com a imagem abaixo que encontrei no site do governo o turismo já reabriu sim e tem trazido esperanças de reanimar a economia.
Sem mais informações oficiais dos veículos de governo, encontrei no portal do G1 o conjunto de informações na reabertura da Fronteira na região de Foz do Iguaçu, que foram as seguintes:
- Fronteira aberta ao Brasil desde o dia 15 de outubro.
- Será possível passar pela Ponte da Amizade das 5h às 14h. Depois desse horário, a fronteira será fechada.
- A saída do país será livre em qualquer horário.
- Brasileiros poderão circular em Cidade do Leste por um raio de 30 quilômetros da fronteira. A passagem só será possível após a pessoa se registrar na migração, passar por quarentena e comprovar que tem seguro de saúde que cobre internação por Covid-19. Cote o seu seguro aqui
- Paraguai afirmou que montará barreiras sanitárias nas saídas de Cidade do Leste.
Para conferir as informações na íntegra, acesse aqui. Caso você tenha informações de site oficiais do governo, comente aqui no post…Será muito útil e com certeza ajudará a outros viajantes!
Reabertura da Bolívia
No site da empresa Boliviana de turismo que é a responsável pelo turismo no país, não encontrei menção a visitantes internacionais e quais seriam os seus protocolos.
Em um primeiro momento está acontecendo um investimento pesado no turismo interno, entre os próprios bolivianos. Encontrei uma cartilha inclusive, com orientações à turistas.
Por conta dessa incerteza, fui consulta o WhatsApp oficial do Bolivia Turismo, que me confirmou que turistas estrangeiros podem ingressar no país apresentando o teste de negativo ao coronavírus com até 72h do embarque. Quem me atendeu foi a Jhonanna, você pode entrar em contato pelo mesmo número: +591 77430246
As informações que recebi e compartilho com vocês, foram dadas pela atendente, que inclusive me enviou essa imagem da cia Aérea principal da Bolívia, com os requisitos de ingresso.
Reabertura do Peru
De acordo com o Sunday Cooks, o Peru já reabriu ao turismo internacional e está recebendo brasileiros. Os requisitos para entrada no país são:
- RT-PCR Coronavírus COVID-19 emitido até 72 horas
- Declaração de saúde disponível no site oficial do governo peruano.
Sobre a reabertura do Peru, tem outros sites que noticiam a volta do turismo, mas em sites oficiais não encontrei menções específicas de regras e tudo mais sobre o turista estrangeiro no país.
Reabertura do Uruguai
O Uruguai ainda não reabriu para o turismo e também não tem previsão de datas, no site oficial do ministério do turismo fica o convite para “viajar para o Uruguai de casa” através das telas e das publicações disponíveis no site.
Ao que tudo indica o Uruguai só deve reabrir para o turismo quando a vacina estiver pronta e a situação mais controlada, até lá seguimos aguardando novidades.
Opções de seguro viagem para COVID-19: Precaução e segurança na reabertura do turismo na América do Sul
Você deve ter percebido que muitos países estão pedindo obrigatoriamente o seguro viagem, e este deve cobrir especificamente a COVID-19 e o seu tratamento.
Essa é uma questão importante, porque antes da pandemia não era obrigatório o seguro viagem para visitar esses países, mas em tempos de coronavírus esse é um requisito muito importante na viagem!
Tem países como o Chile que estabelecem inclusive um valor mínimo da cobertura do seguro contratado. Então fique atento a esses detalhes, e compare as opções disponíveis no mercado, visando uma melhor cobertura e também um bom preço.
Se você está na dúvida de como fazer isso, o post abaixo vai te ajudar muito! Só clicar e ler: “Opções de seguro viagem para COVID-19: Qual aderir?”
Comentários