Como juntar milhas para viajar: Guia para começar

Como juntar milhas para viajar: Guia para começar

Você sempre se pergunta como juntar milhas para viajar? Eu também me perguntava a mesma coisa, e achava que quem conseguir essas proezas tinha uma renda mensal muito alta pra conseguir juntar milhas.

No último ano eu me dediquei muito para aprender mais sobre milhas, afinal, estou sempre buscando maneiras de viajar mais barato.

E vou compartilhar aqui nesse post os aprendizados que tive, eu não comprei nenhum curso para isso. A intenção (como sempre) é compartilhar conhecimento e ajudar com esse conhecimento básico para você começar no mundo das milhas.

O que são milhas aéreas?

As milhas nada mais são que a “moeda” das companhias aéreas para a pontuação que você vai acumulando na empresa.

Ao usar os serviços da companhia você vai acumulando milhas que futuramente você pode trocar por benefícios, inclusive viagens.

Milha é o nome dessa pontuação, mas tem empresas que chamam de pontos mesmo, fica mais fácil de entender?

O que são programas de pontos?

Como juntar milhas para viajar mais?

Os pontos são as pontuações que você vai acumulando na companhia aérea para usar os benefícios posteriormente. Na prática ela funciona como as milhas aéreas, só muda o nome.

Qual a diferença entre milhas e pontos?

Na prática ambas são a mesma coisa, são pontuações que você vai acumulando na cia aérea para usar depois essas moedas de troca em benefícios.

Pense que essa é só a nomenclatura que a empresa decidiu adotar, se chama de ponto ou de milha. 

O que são programas de fidelidade de cias aéreas?

Os programas de fidelidade são instrumentos para fidelizar os seus clientes em continuar sempre usando os seus serviços. As cias aéreas proporcionam benefícios e recompensas para fazer que o cliente possa preferir usar os seus serviços.

Nos programas de fidelidade você pontua sempre que usa os serviços da cia aérea e seus parceiros (por exemplo: vôos, aluguel de carros, hotéis e tantos outros). Assim você acumula pontos ou milhas (depende de como a empresa prefere chamar, lembra?).

Cada serviço que você usa você acumula uma pontuação (em pontos ou milhas) para trocar futuramente. Vamos a alguns exemplos?

  • Ao comprar sua passagem aérea, quando você voa pela cia você recebe os pontos pelo trecho realizado
  • Quando você reserva sua hospedagem pela indicação do programa você acumula pontos
  • Ao usar serviços como Uber você também ganha pontos
  • E ao comprar itens para sua casa, utilidades ou cosméticos em sites parceiros você acumula pontos por cada real gasto!

Para fazer parte desses programas das cias aéreas você não precisa pagar nada, mas também tem a opção de fazer parte de clubes mais “exclusivos” e com isso ganhar bonificações. Pra isso precisa ver se é vantagem para você.

Quais são os principais programas de fidelidade e como escolher?

Falando de programa de fidelidade de cias aéreas você precisa ver quais as companhias que vão te atender melhor. Eu por exemplo escolhi o Latam PASS, mas outros também importantes são Tudo Azul e Smiles.

Latam PASS é o nome do programa da Latam, antigamente ela se chamava Multiplus. O programa de benefícios deles incluem vários parceiros para você acumular pontos e poder trocar por vantagens.

Tudo Azul é o programa da Azul Linhas aéreas, eles também usam a nomenclatura de pontos ao invés de milhas. Você pode ganhar descontos exclusivos ao comprar passagens da companhia.

Smiles é o programa de benefícios da Gol linhas aéreas, essa empresa usa a nomenclatura de milhas ao invés de pontos. Na prática não tem diferença nesses nomes não, viu?

Esses são os principais programas que pensei em aderir antes de escolher o da Latam. Essa escolha é bem pessoal, você precisa ver quais as cias que oferecem os destinos que você pretende visitar. 

Para escolher o meu eu vi quais os destinos que a Latam fazia, quais as médias de preços em pontos. Assim poderia ter uma estimativa dos lugares que tenho vontade de visitar e que de fato eu conseguiria juntar pontos no programa e usá-los.

Como juntar milhas para viajar? 4 maneiras que faço

Como juntar milhas para viajar mais?

Vendo de fora eu sempre achei muito complicado juntar milhas para viajar, mas depois de muito errar eu aprendi a melhor maneira para mim.

Vou falar de cada uma maneiras que eu uso e que facilitaram muito o meu aprendizado e potencializaram o meu acúmulo.

Cartão de crédito

Você pode juntar pontos através de seu cartão de crédito, precisa só entrar em contato com o seu gerente para cadastrar o seu cartão em um programa de fidelidade do seu banco. O meu banco é o Itaú e concentramos os nossos gastos no cartão de crédito do meu esposo.

Com todas as despesas nesse cartão, conseguimos pontuar 1,8 por dólar gasto na fatura. Então se a fatura do mês der R$800 e o dólar do dia estiver U$$4 vou acumular 200 pontos ao pagar a fatura. Essa tem sido uma das melhores maneiras pra gente acumular.

Isso porque concentramos a maioria dos nossos gastos em cartão de crédito. Então os gastos que já teríamos de qualquer jeito vai se tornar pontos para viajarmos mais. Esses pontos que você acumular, pode transferir para a cia aérea que preferir e comprar suas passagens de graça 🙂

Marcas parceiras

Como eu tinha explicado antes, você pode comprar por marcas parceiras e acumular pontos no seu programa de benefícios. Isso é ótimo porque você pode ganhar 2 vezes sua pontuação, vou te explicar como eu faço.

No começo do ano passado eu precisei comprar um sofá e uma tv para minha casa, para acumular pontos eu usei o programa de benefícios da Latam para comprar na empresa parceira Shoptime. Dessa forma eu acumulei 2 pontos por real gasto e também acumulei os pontos que vieram na fatura do meu cartão de crédito (e ainda parcelei).

Só comprando na empresa parceira eu ganhei quase 4 mil pontos no programa Latam pass, e depois ainda acumulei os pontos no meu cartão de crédito. Era um produto que eu já precisaria comprar, e ainda me rendeu pontos para viajar futuramente.

Volta e meia tem promoções bem interessantes nas marcas parceiras, você pode ganhar 10, 12, 15 pontos por real gasto! Então se programe e acompanhe as promoções para aproveitar!

Transferências do cartão

Toda a pontuação que fica no seu cartão de crédito você pode transferir para as cias aéreas e conseguir trocar por passagens aéreas. Essa informação eu sabia, mas oque mudou todo o jogo foi saber que posso simplesmente multiplicar esses pontos ao fazer transferências.

Direto na sua plataforma do cartão de crédito, onde você consulta os seus pontos, você pode usar os pontos transferir também. Então ao acumular no cartão de crédito, você vai transferir futuramente para a cia aérea da sua preferência.

Vôos realizados

Ao voar com a companhia aérea você já acumula pontos/milhas, sabia?

Ao comprar a sua passagem aérea você vê o quanto que aquele trecho vai pontuar. Depois de realizar o vôo você recebe aquela pontuação no seu programa de benefícios da companhia.

Como juntar milhas para viajar com o cartão de crédito

Eu demorei pra aprender essas informações, mas quando comecei a colocar em prática vi a diferença! Pra muita gente o cartão de crédito é um vilão, pra mim também era e esse era um impecílio na hora de acumular milhas.

O primeiro de tudo é se organizar financeiramente, conseguir controlar e planilhar os gastos que você faz pelo cartão de crédito. Além de uma planilha você pode acompanhar pelo próprio app do cartão, essa organização é essencial para você não cair em ciladas e se endividar.

Nessa organização eu incluo todos os gastos que podem ser pagos com o cartão de crédito, desde o cafezinho até as compras do mês. Vamos direcionando todos os gastos em um só cartão, assim temos mais acúmulo e uma melhor organização na hora de pagar a fatura.

Então comece já, mesmo que não seja o melhor cartão do mundo ou oque pontue mais. Peça o seu cartão no banco, cadastre no programa de fidelidade e se organize para usá-lo. Aos poucos você vai progredindo para cartões melhores e pontuando mais.

Multiplicando a sua pontuação com transferências do cartão

Como eu disse aqui em cima transferir pontos do cartão para a cia aérea é uma das maneiras que eu faço para viajar mais. Só que existem oportunidades para você multiplicar os seus pontos ao transferir.

As companhias sempre fazem promoções para essas transferências de cartão de crédito. Você precisa só estar atento e aproveitar para conseguir mais pontos/milhas para sua viagem.

Nessas oportunidades você pode conseguir mais pontos para acumular o bastante para fazer muitas viagens! As promoções geralmente são bem generosas, por exemplo, ao transferir pontos você 30% de bônus em cima do valor transferido.

Já vi promoções com até 110% de bônus na transferência, por isso o importante é estar atento e com um bom valor acumulado no seu cartão de crédito.

Como comprar passagem aérea com milhas?

Essa é a melhor parte, afinal, depois de muito aprender e conseguir juntas as suas milhas/pontos é hora de aproveitar!

Para comprar a passagem você precisa acessar o site do programa de benefícios, no meu caso é o da Latam PASS. Você vai inserir suas datas de viagem normalmente, e o resultado da busca será o valor da sua passagem em pontos.

Aí é só escolher o seu vôo e fazer o login no seu programa de pontos! Você vai precisar pagar as taxas de embarque, e sua passagem estará garantida! Aqui abaixo tem outra foto para visualizarem esse processo.

Viagem ao nordeste comprada com milhas para economizar

O que fazer em Maragogi?

Em novembro de 2020 eu fiz uma viagem de 15 dias pelo nordeste, viajei pelos Estados de Alagoas, PernambucoParaíba e Rio Grande do Norte.
Foi uma viagem bem econômica, e oque deixou mais barato ainda foi poder emitir minhas passagens por pontos que acumulei.

A única coisa que pagamos foram as taxas de embarque, e na ida e volta do meu esposo conseguimos fazer um milagre com 25 mil pontos! Fizemos uma transferência de pontos que multiplicou esses números e nos possibilitou a compra dessas passagens.

O roteiro completo dessa viagem de 15 dias mais a minha planilha de gastos estará disponível aqui no blog na semana que vem! Vocês vão ver o quanto foi uma vigem econômica, principalmente por conta das milhas.

Então resolvi fazer esse post para compartilhar essas informações com vocês, porque sempre recebia dúvidas mas nunca tinha muita experiência para poder ajudar. Mas agora que consegui estudar um pouco e colocar em prática espero que a minha experiência possa te ajudar e incentivar a acumular milhas e viajar mais barato.

Como juntar milhas para viajar mais? - Salve no Pinterest!

Tags:

Quer mais dicas para planejar sua viagem?

Venha fazer parte da minha lista de e-mail com dicas exclusivas!

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Isa
Isa

Eu sou a Isa! Escrevo esse blog com muito carinho, compartilho informações e experiências que mostram que viajar com pouco é possível!

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *